Guardar dinheiro para fazer aquela trip dos sonhos ou o intercâmbio que você tanto deseja é um dos grandes problemas para quem deseja conhecer o mundo. É preciso muita disciplina e força de vontade, porque deixar de gastar não é tão fácil quanto parece. O legal é que mesmo você não tendo um salário muito alto, se houver força de vontade, é possível ter uma meta e conseguir alcançá-la. Às vezes em mais, às vezes em menos tempo.  

A primeira dica é a mais importante: corte as despesas desnecessárias. Mas o que seria desnecessário? Você pode, por exemplo, abandonar o hábito de pedir delivery e de sair para comer. Sabemos que não é fácil economizar quando o assunto alimentação, mas você pode fazer uma listinha com produtos e ingredientes que irá utilizar para preparar a comida da semana, por exemplo, em vez de chegar no supermercado e ir pegando o que dá vontade. Sem falar que melhora os seus dotes culinários.

Fazer tudo isso fica muito mais fácil com aplicativos que ajudam a economizar. O Billguard é super indicado, porque ele é completo e organiza seus gastos em tipo, mês e localização. Tem também o Dollarbird que é um tipo de calendário onde você tem a opção de registrar seus gastos realizados e os que estão para acontecer. O melhor de tudo é que a maioria deles são gratuitos.

Outro ponto importante para um bom economizador é abrir uma conta num banco e colocar lá o dinheiro exclusivo para viagens. Só não pode cair na tentação, hein? Lembre-se que essa conta só deve ser usada para gastos de viagens, como passagens, passeios e restaurante. Com uma conta separada da sua regular, por exemplo, você diminui os riscos de gastar as suas reservas para viagens. Isso impede que você gaste o dinheiro da viagem com aquela roupa que te chamou atenção no shopping.

É muito importante também ter uma meta e segui-la à risca. As tentações para gastar o dinheiro guardado vão aparecer, mas é preciso ter foco. Pense sempre no quanto vai ser sensacional realizar a viagem ou o intercâmbio planejado e não desista!