O Reino Unido é formado pela Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia, e juntos, esses países tornam a cultura do Reino Unido tradicional e marcante.

E se você vai visitar ou fazer intercâmbio em qualquer um desses países, conhecer a cultura do Reino Unido é importante para já se ambientar com o lugar.

Isso porque existem muitas diferenças entre a cultura brasileira e a cultura do Reino Unido, mas é uma cultura rica e milenar, que encanta muitos turistas e intercambistas.

Não é à toa que a Inglaterra é um dos países mais escolhidos como destino de intercâmbio.

Por isso, continue com a leitura para entender mais sobre a cultura do Reino Unido, além de algumas curiosidades do Reino Unido. Vamos lá?

Como é a cultura do Reino Unido?

Cultura do Reino Unido

A cultura do Reino Unido têm influência de diversos países da Europa, podemos dizer que, principalmente da cultura celta. 

Com o tempo, o Reino Unido e os países que fazem parte dele foram desenvolvendo seus próprios costumes e tradições, porém, muito semelhantes entre si, como por exemplo:

  1. Pontualidade;
  2. Respeito pela família real;
  3. Educação da população;
  4. Cultura dos pubs;
  5. Humor britânico;
  6. Arte e música;
  7. Chá da tarde;
  8. Futebol;
  9. Natal da Inglaterra;
  10. Cultura das filas.


Vamos conhecer mais abaixo, um pouco sobre cada parte da cultura do Reino Unido.

Pontualidade

A pontualidade faz parte da cultura do Reino Unido, incluindo a cultura da Inglaterra, da Escócia e dos demais países que foram o Reino Unido. 

Sendo assim, uma pessoa impontual pode ser considerada mal educada por lá.

Ser pontual é uma característica marcante nos costumes do Reino Unido e eles valorizam muito o próprio tempo e o tempo de outras pessoas. 

Por isso, eles quase nunca se atrasam, e se por acaso houver algum imprevisto, eles rapidamente avisam para que o outro não perca seu tempo.

Então, se você marcou um compromisso com um britânico, evite os atrasos ao máximo para não soar como falta de respeito ou falta de educação.

Respeito pela família real

O respeito pela família real também faz parte das tradições do Reino Unido e é uma tradição milenar, que adentra a história dos países.

Para ficar claro a dimensão da importância que a família real tem para a cultura do Reino Unido, aproximadamente 2 bilhões de pessoas assistiram ao casamento do príncipe Harry. 

Além disso, 4 bilhões de pessoas acompanharam de alguma forma o funeral da Rainha Elizabeth II, sendo a maior audiência da história.

E por falar em família real, o palácio de Buckingham, casa da família real britânica, faz parte dos pontos turísticos na Inglaterra que vale a pena visitar.

Quando a família real sai de férias, é possível conhecer algumas partes do palácio durante 2 horas de visita.

Educação da população

Os ingleses de fato são super educados, e além de educados, respeitar o espaço pessoal das pessoas faz parte da cultura do Reino Unido.

Sendo assim, falar tocando na pessoa, ou falar muito perto pode soar um pouco como falta de educação (ou de senso). 

Mas isso não quer dizer, de forma nenhuma, que os ingleses não gostam de conversar e de conhecer novas pessoas. 

Pelo contrário, a Inglaterra é um país multicultural, faz parte da cultura da Inglaterra, e os ingleses estão mais do que acostumados a conhecer pessoas de diferentes países e culturas. 

Cultura dos Pubs

Os Pubs são como os “barzinhos”, mas na Inglaterra, principalmente em Londres, você pode encontrar um pub em cada esquina!

Como vimos acima, os ingleses gostam, e muito, de confraternizar, conversar, beber cerveja com os amigos, principalmente depois de um dia de trabalho, faz parte dos costumes do Reino Unido.

Sendo assim, é muito comum encontrar os pubs cheios entre as 18hs e 20hs.

Apesar de não fazer parte do Reino Unido, a cultura dos pubs também é muito comum na Irlanda.

O país também é conhecido por ter muitos pubs espalhados pelas cidades, principalmente em Dublin e Cork, que é uma cidade universitária.

Dessa forma, os pubs são literalmente o lugar para socializar dos ingleses, irlandeses, além da Escócia e do País de Gales.

Humor Britânico

Já ouviu a expressão “humor britânico” ? É uma expressão usada para dizer que alguém foi irônico ou sarcástico, que são literalmente as características do humor dos ingleses.

Isso quer dizer que os britânicos veem graça e fazem piada com tudo e também faz parte da cultura do Reino Unido, principalmente dentro da cultura de Londres.

Uma outra característica do humor britânico é rir e fazer piadas de si mesmo com coisas simples do dia-a-dia, como:

“Nossa, eu sou tão “bom” na cozinha que eu poderia queimar uma panela com água!”

Talvez seja uma característica bem parecida com o Brasil, então já estamos acostumados a rir de tudo e fazer piada nas piores situações.

Arte e música

Na música, temos muitas referências que fazem parte da cultura do Reino Unido, como:

  • Rolling Stones;
  • Beatles, 
  • Led Zeppelin;
  • Elton John;
  • Pink Floyd;
  • Queen;
  • Phil Collins;
  • Iron Maiden.

Entre as referências mais recentes, temos Adele, Arctic Monkeys, Amy Winehouse, Coldplay, entre outros. 

Sendo recente ou das antigas, a música na cultura do Reino Unido é respeitada como arte e como tradição.

Ainda falando sobre arte, em Londres, por exemplo, existem aproximadamente 139 museus, e muitos deles gratuitos, como:

  1. British Museum;
  2. Natural and History Museum;
  3. Science Museum;
  4. Victoria and Albert Museum;
  5. Museum of London;
  6. The National Gallery.


A arte para os britânicos realmente é levada a sério como uma das tradições do Reino Unido e toda a população tem acesso. 

Chá da tarde

O chá da tarde é um dos costumes do Reino Unido que começou em 1840, porém é reproduzido até hoje, também conhecido como chá das 5.

Antes, era literalmente apenas um chá da tarde com amigos em casa mesmo, mas hoje, virou um evento para socializar em um café, ou até mesmo em um pub. 

É válido saber que não é todo mundo que faz uma pausa para o chá da tarde, mas ainda sim faz parte da cultura do Reino Unido.

Além disso, o chá é a segunda bebida mais consumida na Inglaterra, perdendo apenas para o famoso café.

E um dos costumes do Reino Unido, é tomar chá com leite, assim como os brasileiros tomam o café com leite.

Parece estranho, não é? Mas é um hábito para eles e faz parte da cultura do Reino Unido.

Futebol

A Inglaterra é a casa dos times mais antigos de futebol e foi o país onde foi criada a primeira liga de futebol em 1888. 

Se você achava que o Brasil foi o país que introduziu o futebol no mundo, saiba que a Inglaterra é considerada a pioneira nesse esporte que envolve o mundo inteiro. 

Sendo assim, sem dúvida, o futebol faz parte da cultura do Reino Unido e é um ponto forte no país.

O time mais antigo do mundo é o Sheffield Football Club, fundado em 1857 na cidade de Sheffield, na Inglaterra. 

Além disso, outros times famosos também são considerados uns dos mais antigos, criados pouco depois do Sheffield Football Club, como o Manchester, Everton e Aston Villa. 

E já que a Inglaterra é um país que ama o futebol, uma dica é conhecer alguns dos principais estádios e assistir um jogo, como o estádio do Manchester City e do Liverpool. 

Natal da Inglaterra

Ainda que o natal inglês tenha semelhanças com o natal americano, existem algumas peculiaridades na cultura do Reino Unido que tornam a comemoração natalina um pouco diferente. 

Em primeiro lugar, a família real britânica sempre faz um pronunciamento, falando um pouco sobre como foi o ano e como estão as expectativas para o ano que virá.

Como vimos, a família real é de extrema importância na cultura da Inglaterra, então faz parte das tradições do Reino Unido assistir ao discurso da realeza.

Já em relação às comidas de Natal, é muito comum ter Christmas Pudding, que é um bolo com frutas e temperos, além de tortinhas doces recheadas com frutas. 

Além disso, no Natal, é de costume ter o wassail, o famoso vinho quente.

Cultura das filas

Os britânicos formam filas para tudo, e isso já é um dos costumes do Reino Unido que é enraizado, principalmente dentro dos costumes da Inglaterra.

As filas no geral são comuns em qualquer lugar do mundo, principalmente em bancos, filas de ônibus e entre outras. 

Mas o que caracteriza as filas que fazem parte da cultura do Reino Unido, é a paciência que eles realmente têm em esperar o tempo que for necessário até chegar a sua vez.

Sendo assim, se você avistar alguém furando alguma fila, seja na Inglaterra ou nos outros países do Reino Unido, pode ter certeza que essa pessoa não é britânica. 

Além disso, essa característica conversa muito com a cultura da educação britânica que vimos anteriormente, que também é muito forte dentro dos costumes do Reino Unido.

Comidas típicas da Inglaterra

Cultura da Inglaterra

Assim como temos feijoada, acarajé e entre outras comidas tradicionais brasileiras, a cultura do Reino Unido tem pratos que valem a pena experimentar

As comidas típicas que fazem parte da cultura do Reino tem diversas origens e influências europeias. Sendo assim, vamos falar das principais e mais tradicionais.

  1. Fish and Chips;
  2. English Breakfast;
  3. Scones;
  4. Wellington Beef;
  5. Cornish pasty;
  6. Yorkshire pudding;
  7. Shepherd ‘s pie.

Fish and chips

O fish and chips é um prato clássico inglês e está enraizado na cultura da Inglaterra, que na verdade é peixe frito com batata frita.

Esse prato é tão clássico que você pode encontrar fish and chips em todo lugar nas cidades inglesas, principalmente em Londres. 

Ele é servido em barraquinhas de rua, restaurantes, pubs e é muito consumido tanto pelos ingleses quanto pelos turistas.

É um prato rápido para comer na correria do dia-a-dia, e por isso se tornou tão popular, fazendo parte da cultura do Reino Unido. 

English Breakfast

O English Breakfast é o café da manhã inglês e é um pouco diferente do café da manhã do brasileiro e até mesmo do café da manhã americano. 

É claro que esse prato é a refeição clássica, assim como a nossa feijoada por exemplo, é um prato típico, mas não quer dizer que comemos feijoada todo dia no almoço. 

Confira os ingredientes que fazem parte do prato:

  • Torradas;
  • Feijão assado com molho de tomate;
  • Tomates grelhados;
  • Bacon frito;
  • Chouriço;
  • Cogumelos refogados;
  • Ovos fritos.

Essa refeição pode ser servida muitas vezes como um “brunch”, que é a junção das palavras breakfast e lunch, que é uma refeição feita já no final da manhã.

Normalmente, o brunch é mais reforçado, e é feito por quem acorda um pouco mais tarde, em um horário entre o café da manhã e o almoço.

O English Breakfast é uma refeição muito característica da cultura do Reino Unido, e vale a pena experimentar em algum restaurante ou em hotéis pelas cidades.

Scones

Os Scones, também conhecidos como quick bread, são pães de preparo rápido, que não levam fermento biológico em sua receita. 

Esses pãezinhos são muito consumidos junto com o chá das 5, e os acompanhamentos podem ser geléia de morango ou clotted cream, que é um creme de nata, parecido com manteiga. 

Não se sabe ao certo qual país criou os primeiros scones, há indícios de que foi na Escócia, alguns relatos dizem que foi na Irlanda.

Mas uma coisa é fato: os scones estão na cultura do Reino Unido junto com o chá da tarde desde 1840, sendo uma das tradições do Reino Unido que seguiram até os dias de hoje.

Wellington Beef

O Wellington Beef também é um prato tradicional e é basicamente filé mignon com uma camada de foie gras, envoltos em massa folhada.

Normalmente, o Wellington Beef é servido mal passado, além disso, algumas pessoas podem preferir preparar o prato substituindo o foie gras por presunto de parma.

Conta a história, que o prato foi criado em homenagem ao Arthur Wellesley, primeiro duque de Wellington, após a vitória de sua batalha em junho de 1815, se tornando herança da cultura do Reino Unido.

Normalmente, é servido no jantar das famílias britânicas como prato principal, mas você também encontra em restaurantes.

Cornish pasty

Também conhecido como british pasty ou pastie, o prato faz lembrar muito uma empanada argentina, ou até mesmo uma pastel de forno brasileiro. 

O prato leva esse nome pois a receita é original da Cornualha, região que tem praias lindas na Inglaterra.

Normalmente, é recheado com carne, batata e swed, que é um tipo de nabo encontrado na Inglaterra.

Originalmente, era a principal refeição de trabalhadores de antigas minas na região da Cornualha, por ser uma refeição prática e que sustentava por um bom período de tempo.

Depois de um tempo, se popularizou pelo país e passou a fazer parte das comidas típicas.

Yorkshire pudding

Apesar de ter “pudding” como nome, o yorkshire pudding não se parece em nada com um pudim, ele é um acompanhamento para um prato principal.

São pãezinhos com a massa leve e tradicionalmente, são servidos com o sunday roast, outro prato típico da culinária britânica, que é um assado de carne. 

Porém, com o tempo, o yorkshire pudding foi se popularizando na cultura do Reino Unido e deixou de ser servido apenas aos domingos, podendo acompanhar outras refeições também. 

Shepherd’s Pie

 A Shepherd ‘s Pie se parece com o escondidinho brasileiro, porém, ao invés de carne bovina, é feita com carne de cordeiro moída, coberta com purê de batata e queijo. 

É um prato mais comum durante o inverno na Inglaterra ou dias frios, mas no geral, é um prato para comer durante todo o ano.

Também existe a versão com carne bovina, mas aí ela deixa de ser o prato tradicional com cordeiro que pertence a cultura da Inglaterra.

Curiosidades do Reino Unido

1

Se tem algo que torna uma viagem ainda mais emocionante, são as curiosidades locais que nos fazem mergulhar mais fundo na cultura e na história do lugar.

No caso do Reino Unido, terra de castelos, da monarquia e que carrega histórias milenares, as curiosidades sobre a cultura da Inglaterra e dos outros países são ainda mais interessantes.

Sendo assim, vamos explorar algumas dessas curiosidades do Reino Unido que você precisa conhecer antes de visitar ou antes de fazer intercâmbio.

O inglês nem sempre foi a língua oficial da Inglaterra

Muitos não sabem, porém, há muito tempo, entre os anos de 1066 e 1362, um povo vindo do norte da França invadiu a Inglaterra, fazendo do francês a língua oficial do país. 

Por isso, a Inglaterra ainda mantém muitas palavras em seu vocabulário que tem origem francesa, como mousse, garage, déjà-vu, buffet, entre outras. 

Todos os cisnes, golfinhos e baleias pertencem à realeza britânica

Vamos começar explicando sobre os cisnes. Considerados aves de penas nobres, todos os cisnes que nadam sobre águas abertas são propriedade da realeza. 

Além disso, todos os anos ocorre o Swan Upping, uma das tradições do Reino Unido desde o século 12, que é basicamente a contagem de todos os cisnes no rio Tâmisa. 

Essa tradição na verdade foi imposta para colaborar com a preservação dos cisnes. Legal, não é?

E mais, os golfinhos, baleias, botos, além dos esturjões também pertencem à realeza, isso porque são considerados animais com qualidades superiores e são chamados de fish royal.

Quem governa não é a realeza

Apesar do Reino Unido ser conhecido pela família real, quem governa de fato não é a realeza.

Atualmente, o Rei Charles III é o chefe de estado, porém, ele não possui poderes legislativos e executivos. Quem cuida dessa parte é o parlamento. 

O rei e sua família tem papel fundamental para Reino Unido, porém, é mais voltado para funções cerimoniais e diplomáticas, como negociações e representação do país no exterior.

A rainha Elizabeth não foi a pessoa mais rica da Inglaterra

Apesar de ter tido uma fortuna estimada em mais de £330 milhões, existem outras pessoas com fortunas ainda maiores na Inglaterra.

Na verdade, já havia tempo que ela não saía nas notícias entre as pessoas mais ricas do Reino Unido.

O rei ou rainha é chefe de estado de outros países

Uma das curiosidades do Reino Unido, é que o rei ou rainha não é chefe de estado apenas da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, mas também de outros 14 países:

  1. Antígua e Barbuda;
  2. Granada;
  3. Nova Zelândia;
  4. Austrália;
  5. Bahamas;
  6. Belize;
  7. Canadá;
  8. Jamaica;
  9. Papua Nova Guiné;
  10. Ilhas Salomão;
  11. Santa Lúcia;
  12. São Cristóvão e Névis;
  13. São Vicente e Granadinas;
  14. Tuvalu.

A melhor universidade do mundo fica na Inglaterra

A Inglaterra é conhecida por oferecer educação de qualidade, e como prova disso, a melhor universidade do mundo fica no país, a Oxford University.

Fundada em 1096, é a universidade mais antiga do Reino Unido e a segunda mais antiga do mundo. 

E para quem vai conhecer a cidade de Oxford, a universidade fica aberta para visitas turísticas. 

Confira abaixo alguns famosos que já estudaram por lá:

  • Emma Watson – atriz
  • Stephen Hawking – astrofísico
  • Oscar Wilde – escritor
  • Hugh Grant – ator
  • J.R.R Tolkien – autor de “O senhor dos anéis”

A Inglaterra não exige visto para estudantes

Uma das curiosidades do Reino Unido que vale a pena conhecer, é sobre o processo de intercâmbio. 

A Inglaterra é um dos principais países quando o assunto é intercâmbio. É um país multicultural, receptivo e que possui ótimas escolas de inglês. 

E para facilitar todo o processo, a Inglaterra não exige visto para estudantes que vão ficar no país por até 6 meses

Falando em burocracia, é uma etapa a menos no planejamento do intercâmbio, o que pode ser uma vantagem em relação a outros países. 

Sendo assim, você pode estudar inglês em diversas cidades como: 

  • Londres;
  • Oxford;
  • Liverpool;
  • Manchester;
  • Brighton;
  • Bournemouth;
  • Bath.

Existe Carnaval na Inglaterra

Se você é um dos apaixonados pelas festas de carnaval, então vai se sentir em casa no Carnaval na Inglaterra. 

Diferente do Brasil, a festa ocorre no mês de agosto, que é época de verão no país e as temperaturas estão mais amenas

Normalmente, a festa acontece em Londres, no bairro de Notting Hill, e as ruas ficam cheias de pessoas, músicas, trios elétricos e até escola de samba passa por lá, a Paraíso School of Samba.

O Carnaval não faz parte das tradições do Reino Unido, muito menos da cultura do Reino Unido.

Porém, como a Inglaterra é um país multicultural, abraçou a tradição trazida por estrangeiros e deu muito certo.

Conheça o Reino Unido com a IE

Tradições do Reino Unido

As curiosidades do Reino Unido, assim como os costumes e tradições fazem com que o lugar seja realmente histórico e muito tradicional. 

E esse é um dos motivos pelos quais os estudantes escolhem o Reino Unido como destino de intercâmbio. 

Quer conhecer a cultura do Reino Unido de perto? Converse com um de nossos consultores e escolha a cidade que mais combina com você!