A Faculdade em Oxford é a melhor do mundo! Confira porquê

Compartilhe:

Você já pensou em fazer uma graduação no exterior? Então, que tal estudar no Reino Unido, na melhor instituição de ensino superior do mundo? Conheça a Faculdade em Oxford.

Segundo o Times Higher Education – THE (2023), a Faculdade em Oxford é uma das melhores do mundo, ficando na frente das renomadas Harvard (EUA) e Cambridge (UK), por exemplo.

Nesse sentido, a Faculdade em Oxford vem liderando o ranking mundial desde 2017 e atende a requisitos que a tornam líder mundial nos quesitos de ensino, pesquisa e extensão

Além disso, é uma das principais escolhas para quem vai fazer uma universidade internacional por meio do intercâmbio na Inglaterra.

Conheça mais sobre a pontuação da Faculdade em Oxford

Faculdade em Oxford

De acordo com o THE, a Faculdade em Oxford teve as seguintes notas na edição de 2023:

  • Média geral = 96.4 de 100
  • Ensino = 92.3 de 100
  • Pesquisa = 99.7 de 100
  • Citações em fontes de pesquisa = 99 de 100
  • Reputação internacional = 96.2 de 100
  • Renda da indústria = 74.9 de 100

História e detalhes da Faculdade em Oxford

Universidade Inglesa

A Faculdade em Oxford é a universidade inglesa mais antiga e a segunda do mundo ainda em atividade.

De acordo com relatos históricos, há evidências de que já no ano de 1096, estudantes tenham procurado estudar no Reino Unido na instituição.

E, a título de curiosidade, a primeira e mais antiga instituição do mundo ainda em funcionamento, é a Universidade de Bolonha, que foi fundada em 1088, na Itália.

Cidade de Oxford

A Faculdade Oxford está situada numa pequena cidade medieval que leva o mesmo nome e fica a cerca de 90 km (2 horas) a noroeste de Londres, a capital da Inglaterra.

Sem dúvida, a universidade inglesa é o coração da cidade, quase tudo e todos giram em torno dela e de seus alunos, professores e demais colaboradores.

Veja no mapa abaixo, onde fica Oxford.

A cidade de Oxford tem a população mais jovem de qualquer cidade da Inglaterra e do País de Gales.

Sendo assim, cerca de um quarto de seus quase 153 mil residentes é formado por jovens estudantes universitários.

Os estudantes que vão fazer Faculdade em Oxford são provenientes de todos os lugares do mundo, o que, dessa forma, confere à cidade um clima jovial, multicultural e bem descontraído.

A universidade inglesa de Oxford na atualidade

A Faculdade em Oxford contempla 44 faculdades, departamentos, salões e mais de 100 bibliotecas, sendo o maior sistema de bibliotecas do Reino Unido.

A universidade na Inglaterra não possui um espaço delimitado e tem vários edifícios espalhados pelo centro da cidade.

Ao todo, são cerca de 22.000 alunos, dos quais pouco mais da metade são estudantes de graduação.

Mais de 40% dos alunos são provenientes de programas internacionais de intercâmbio universitário de 140 países, que escolhem estudar no Reino Unido, na melhor do mundo.

A Faculdade em Oxford se orgulha do seu caráter internacional, com conexões com quase todos os países do mundo e 40% de seu corpo docente vindo do exterior.

Sua rede de ex-alunos (Alumni) conta com mais de 250.000 indivíduos, incluindo:

  • Mais de 120 medalhistas olímpicos
  • 26 vencedores do Prêmio Nobel
  • 7 poetas laureados
  • 26 primeiros-ministros do Reino Unido

Além disso, pelo menos 30 líderes mundiais modernos vieram estudar na Inglaterra na Faculdade em Oxford, dentre eles estão Bill Clinton, Aung San Suu Kyi e Indira Gandhi 

A Faculdade em Oxford está associada ainda a 16 ganhadores do Prêmio Nobel em medicina, 11 em química e 5 em física. 

Ainda na área das ciências, brilhantes pensadores e cientistas frequentaram Oxford, como Tim Berners-Lee ( inventor da World Wide Web) e Stephen Hawking (astrofísico). 

Nas Artes, os atores Rosamund Pike e Hugh Grant também estiveram na Faculdade em Oxford, assim como os escritores Vikram Seth, Oscar Wilde, Graham Greene e Philip Pullman.

Confira outros alunos ilustres da Faculdade em Oxford:

  • Adam Smith – economista
  • Lewis Carroll – escritor
  • Benazir Bhutto – ex-primeira-ministra do Paquistão
  • Thomas Hobbes – filósofo
  • John Locke – filósofo
  • Oliver Sacks – neurocientista
  • Lady Antonia Fraser – historiadora
  • Emma Watson – atriz

Mas, de acordo com a história, o pioneiro estudante internacional de intercâmbio no Reino Unido na universidade inglesa de Oxford foi matriculado em 1190, chamava-se Emo da Frísia.

Com foco principal na pesquisa, a Faculdade em Oxford tem vários pontos fortes, mas a área de ciências contempla importantes resultados.

Nesse sentido, ela foi recentemente classificada como a número um do mundo em medicina entre as universidades internacionais.

Inclusive, em 2020, foi uma das pioneiras para o desenvolvimento da vacina contra a COVID-19, em parceria com o laboratório AstraZeneca.

Está entre as dez melhores universidades do mundo para ciências da vida, ciências físicas, ciências sociais e artes e humanidades.

Assim, fazer intercâmbio na Inglaterra e estudar na Faculdade em Oxford é uma magnífica oportunidade de conhecer pessoas e culturas de todo o mundo.

E é claro, de estudar no Reino Unido em uma das melhores instituições de ensino da Europa e do mundo.

Principais dados estatísticos da universidade inglesa de Oxford

  • Alunos em tempo integral de estudo (FTE) – 20.967
  • Proporção de alunas do sexo feminino para o sexo masculino – 48 x 52
  • Porcentagem de alunos internacionais – 42%
  • Número de alunos por equipe – 10.6

Faculdade em Oxford x Universidade de Cambridge

9

No ranking THE (2023), a Faculdade em Oxford também ficou na frente da igualmente tradicional e renomada Universidade de Cambridge.

Historicamente, as duas são rivais e a universidade inglesa de Cambridge também leva o nome da cidade onde está localizada, a cerca de 100 km ao norte de Londres.

Uma curiosidade histórica sobre as cidades e instituições “concorrentes” é que , a partir do século 12, os estudantes ingleses foram proibidos de frequentar a Universidade de Paris.

Com isso, Oxford, que é considerada a mais antiga universidade inglesa, recebeu um número muito grande de alunos.

Contudo, acabaram entrando em conflito com os habitantes locais e precisaram se mudar para a cidade vizinha onde fica Cambridge, que abriga a Universidade de Cambridge.

Desde então, há uma grande e saudável disputa entre as duas universidades na Inglaterra, nas pesquisas e, principalmente, nos esportes.

Nesse sentido, a rivalidade tem pressionado ambas as instituições rumo à excelência no ensino e na pesquisa, obtendo grande destaque global.

Programa de intercâmbio na Inglaterra

O intercâmbio com ensino superior na Inglaterra é a opção mais eficiente e segura de fazer Faculdade em Oxford.

Isto porque os programas são elaborados de acordo com todos os regulamentos do país, da instituição e, principalmente, combinando com o perfil do estudante e suas preferências.

Nesse sentido, os candidatos aos programas de higher education são acompanhados por nossos especialistas durante o processo de seleção e admissão na universidade inglesa

Mas é importante lembrar que a aceitação é totalmente por conta da Faculdade em Oxford, que vai avaliar as habilidades e o potencial de desenvolvimento do candidato.

E, como citado acima, a Faculdade em Oxford é o sonho de consumo dos universitários de todo o mundo, afinal, quem não gostaria de estudar na melhor do mundo?!

Nesse sentido, você pode realizar este sonho através do intercâmbio na Inglaterra, após ser aceito em Oxford.

Na verdade, o processo de seleção e admissão é parecido com as universidades dos EUA e do Canadá, ou seja, baseado em meritocracia.

Assim, o ingresso é bastante disputado e o candidato precisa comprovar excelência acadêmica, liderança, dentre outras habilidades práticas, intelectuais e sociais.

E no final, geralmente, só escolhem os melhores dos melhores!

Então, é preciso estar muito bem preparado para se candidatar para estudar na Faculdade em Oxford, a melhor do mundo!

Veja mais detalhes de como funciona o processo de inscrição e admissão para Oxford.

Como se candidatar para a Faculdade em Oxford

Em primeiro lugar, é preciso escolher o curso.

Em segundo lugar, você vai escrever uma carta de solicitação da vaga, explicando por que você deseja estudar na instituição e porque deve ser aceito como aluno.

Em seguida, terá que obter cartas de recomendação junto a seus professores e/ou diretores pedagógicos do ensino médio.

No caso de cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) os orientadores de pesquisa podem recomendar o estudante.

Depois, fazer os testes padronizados, como o SAT ou o ACT, no caso da graduação, ou GRE ou GMAT, na pós-graduação e apresentar os resultados para a Faculdade em Oxford.

Como os cursos de Oxford são ministrados em inglês, os candidatos brasileiros também precisam fornecer comprovante de proficiência no idioma inglês (teste IELTS ou Cambridge).

Além do diploma do ensino médio (e da graduação, no caso da pós), nota do ENEM (para graduação), histórico de desempenho acadêmico e um documento de identidade. 

E não é só isso! O processo de seleção para a Faculdade em Oxford pode exigir também uma entrevista com uma banca composta por acadêmicos da instituição, com várias perguntas.

E algumas delas são bem inesperadas, como por exemplo: Se você pudesse criar um novo instrumento musical, que tipo de som ele faria? 

Ou ainda: Se você tivesse que escolher entre salvar florestas tropicais ou barreiras de corais, qual você salvaria?

Conheça agora, mais detalhes sobre a cidade de Oxforde seus principais atrativos

Intercâmbio na Inglaterra

Todos que chegam para visitar Oxford querem saber onde fica o campus da universidade.

Mas na verdade a Faculdade em Oxford não tem um campus que possa ser visitado, como as universidades da Inglaterra atuais.

Sendo assim, ele é composto por cerca de 40 colégios em vários edifícios espalhados pela cidade. 

Dentre os mais antigos e renomados estão o Christ Church, Madalen, Somerville e All Souls.

O que fazer em Oxford

Como comentado lá em cima no texto, a cidade de Oxford tem milhares de residentes universitários, que deixam a cidade com uma atmosfera jovial e bem animada.

Assim, além das famosas e bem frequentadas festas nas fraternidades, tem muitos lugares legais para visitar e fazer em Oxford.

São diversos pubs, cafés, mercados, parques, monumentos milenares e até passeios de barco pelos canais da cidade.

Confira abaixo, uma lista com as maiores atrações para ver e coisas para fazer em Oxford, que você pode incluir no seu roteiro de viagem para Londres, inclusive.

  • Caminhar pelo centro histórico com ares medievais e visitar as dezenas de livrarias e cafés
  • Provar as tortas, os cookies e outras iguarias nos diversos bares e restaurantes da cidade
  • Curtir os pubs antigos e tradicionais, como o The Turf (séc. XVIII) e o The Bear, que é o mais antigo, de 1262. 
  • Passear de barco
  • Conhecer o Mercado Coberto (Covered Market)
  • Passear no Jardim Botânico de Oxford (1621)
  • Explorar o Museu de antropologia e arqueologia Pitt Rivers (1884)
  • Visitar o Magdalen College (1458) – onde Oscar Wilde estudou
  • Se encantar com o Castelo de Oxford (1073)
  • Descobrir o Museu Ashmolean, o mais antigo do Reino Unido, de 1683
  • Tirar um monte de fotos e selfies no Christ Church College (1524) – um dos cenários do filme Harry Potter
  • Conhecer a Biblioteca Bodleiana de 1427, com mais de 12 milhões de títulos

Quando é a melhor época para visitar Oxford?

A cidade de Oxford pode ser visitada em qualquer estação do ano e, como um pólo universitário, os preços das coisas não apresentam grandes variações.

Nesse sentido, a melhor época para visitar a cidade depende do seu perfil de turista: se você gosta de mais ou menos badalação, de clima mais ameno ou frio, por exemplo.

Durante a primavera, Oxford é belíssima, tem uma temperatura mais agradável e muitas flores coloridas enfeitando todos os lugares, num clima bem romântico!

No verão na Inglaterra, os alunos estão de férias e a cidade mais vazia e tranquila

É super gostoso para visitar e até é possível dormir em um dos dormitórios vagos da Faculdade em Oxford.

Por outro lado, nesse caso, a cidade universitária não conta com aquela vibe jovem e todo o burburinho descolado, típico dos estudantes…

A estação do outono é bem marcada, com temperaturas ainda agradáveis, mas cada dia mais baixas e com noites cada vez mais longas.

As folhas das árvores vão ganhando tons vermelhos, amarelos e laranjas, transformando as paisagens naturais em verdadeiras obras de arte em diversas tonalidades.

E para quem curte o frio, o inverno na Inglaterra tem a possibilidade de neve

Além disso, as paisagens ficam menos coloridas e, apesar do frio, há muitas pessoas nas ruas e parques.

Como chegar em Oxford

Oxford não tem aeroporto. Você deve pegar um ônibus, trem ou dirigir até lá. De Londres, são aproximadamente 100 km de distância e cerca de 1h30. Veja as opções:

O trem para Oxford sai da estação de Paddington, em Londres, em vários horários. O trajeto leva pouco mais de uma hora e o valor pode variar entre £ 19 e £ 40.

O Oxford Tube é um ônibus que sai de Londres a cada 30 minutos da estação Green Line (parada 10). Faz o trecho em cerca de 2h30 e o ticket custa £ 12.

Outra opção de ônibus é o Megabus 40X, que sai da estação Marble Arch em vários horários, custa £ 13 e leva 1h10 até Oxford.

Planeje seu intercâmbio na Inglaterra com a IE

Estudar no Reino Unido

E aí, gostou de conhecer tudo sobre esta cidade universitária para estudar no Reino Unido

Então, você pode fazer um intercâmbio com curso de inglês em Londres ou, até mesmo, ingressar na Universidade de Oxford, ou em Cambridge! A escolha é sua!

Nossa equipe de consultores especializados em intercâmbio vai te orientar e tirar todas as suas dúvidas para você fazer intercâmbio no Reino Unido.

Agora é a hora de entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas sobre fazer Faculdade em Oxford!

Receba nossas novidades