Categorias
Intercâmbio

Fluência em inglês: o que é, como e onde alcançá-la de vez!

Se você é que nem a gente e tem enorme paixão por línguas, mas ainda não é fluente em inglês, não se preocupe. Hoje, nosso super post vai falar tudo sobre a fluência no inglês!

O que significa, qual a importância, onde e como fazer para adquirir a fluência em inglês serão os tópicos abordados neste artigo! Então, prepara tudo aí e vem com a gente até o final, para não perder nenhum detalhe!

Antes de tudo, a fluência em inglês é a capacidade de se comunicar como um nativo do idioma. Também chamada de proficiência em inglês, é exigida em diversas situações da nossa vida acadêmica e profissional.

Fluência em inglês: o que é?

Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, a fluência em um idioma acontece quando o estudante alcança o nível C2, quando:

  • Consegue ler e entender textos complexos;
  • É capaz de compreender e interpretar, com perfeição, tudo o que ouve;
  • Possui vocabulário ampliado, sobre temas diversos;
  • Se comunica de forma desenvolta, sem interrupções para buscar palavras;
  • Tem condições de argumentar, explicar e descrever com clareza;
  • Tem habilidade para redigir corretamente os mais variados tipos de textos.

Fluência em inglês é importante?

Atualmente, o inglês é o idioma mais falado no mundo. Com grande importância no contexto político e econômico mundial, é igualmente relevante no show business e nas artes.

Além disso, é ainda considerada a língua oficial da internet e a principal forma de comunicação nas relações comerciais globais.

Nesse sentido, é a língua oficial dos Estados Unidos, que é a maior economia do mundo, onde estão as principais empresas globais, como a Amazon, a Google, Facebook, Apple, dentre outras.

Então, se você pretende morar, estudar, trabalhar ou fazer negócios nos Estados Unidos, precisa ter fluência em inglês!

Na parte acadêmica, para ingressar numa pós-graduação, mesmo no Brasil, a maioria dos cursos de mestrado e doutorado exige proficiência em uma segunda língua, fundamental para a leitura e compreensão de artigos científicos mais atualizados.

Normalmente, o inglês, o espanhol e o francês são os mais escolhidos!

Outra razão pela qual é de extrema importância obter a sua fluência em inglês é a globalização dos mercados.

Mesmo no Brasil, muitas empresas estão se tornando globalizadas e, dessa forma, preferem contratar pessoas que falam inglês fluente.

Então, neste estágio, acredito que você já entendeu a importância de possuir não somente um nível de inglês avançado mas, preferivelmente, a tão sonhada proficiência em inglês!

E pode ficar tranquilo porque vamos te mostrar os melhores caminhos para você aprender a falar, ler e escrever o idioma inglês fluente! E, dentre eles, a opção mais eficaz de todas, que é o intercâmbio de inglês avançado!

Então, resumidamente, vamos a listas das principais razões para aprender inglês?

  • Diferencial no mercado de trabalho
  • Acompanhar séries e filmes sem a legenda
  • Receber bem os turistas gringos
  • Fazer novas amizades, como pessoas de toda parte do mundo
  • Ler artigos e pesquisas acadêmicas em primeira mão
  • Cantar as músicas sem recorrer à tradução
  • Expandir sua marca e aumentar o alcance.
  • Consumir outros conteúdos digitais
  • Trilhar uma carreira no exterior

Como conseguir a fluência em inglês?

Olha, se nós pudéssemos resumir a resposta para esta pergunta em apenas algumas palavras, elas seriam:

  1. Estudar
  2. Praticar
  3. Vivenciar

Estudar com bastante dedicação

Você precisa estudar bastante os conteúdos teóricos da língua, sua estrutura e as diferentes formas de utilização.

Dessa forma, pode optar por estudar por conta própria, com livros, guias e aplicativos; em grupos, com ou sem professor.

Além disso, pode aprender e absorver muito conteúdo e vocabulário novo lendo textos em inglês, ouvindo e cantando músicas.

Assim como, pode assimilar bastante o idioma assistindo filmes no cinema e programas na televisão – de preferência, sem legendas ou com a descrição também em inglês!

Praticar em parar até sonhar em inglês

A parte prática do idioma é a mais gostosa, entretanto pode ser a mais difícil de ser realizada.

Isto porque, mesmo que você estude muitas horas por semana, em casa, no curso ou na escola, quando sai para trabalhar ou cai na balada com amigos, o idioma usado é sempre o
português.

Além disso, em casa, geralmente, nossos parentes se comunicam em português, o que nos força a falar e pensar em português… Isto acontece porque quase todo mundo em nossa volta fala português, não é mesmo?!

Então, a melhor coisa para alcançar de forma rápida e definitiva a fluência em inglês é a vivência prática da cultura onde a língua é utilizada e o intenso contato com os falantes nativos.

Vivenciar a cultura, conhecer as pessoas, ouvir e falar o tempo todo

Mergulhar na cultura local, experimentar as tradições e os costumes daquele destino, potencializa o aprendizado da nova língua.

Provar a sua gastronomia, conhecer as suas leis, interagir com a sua população, ver, ler, ouvir, escrever e falar o seu idioma oficial em todos os momentos, contribui muito para o aprendizado.

Dessa forma, ao imergir na nova cultura, fica muito mais fácil memorizar e entender as situações em que as palavras e expressões são utilizadas. Ao ponto de você começar a sonhar em inglês, não é maravilhoso?!

Portanto, a melhor forma de aprender a falar inglês fluente é morando em um destino onde a língua é falada de forma oficial, como por exemplo:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Reino Unido
  • Irlanda
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Malta, dentre muitos outros.

E se você não conhece ninguém nestes, ou em outros países que falam inglês, pode ficar tranquilo porque a IE Intercâmbio tem a solução perfeita para você!

Temos várias modalidades de intercâmbio para aprender inglês no exterior, em dezenas de destinos e para todas as idades, objetivos e necessidades. Por exemplo:

  • Curso de idiomas
  • Curso de idiomas com trabalho
  • Férias Teen
  • High School
  • Ensino Superior
  • Trabalho voluntário
  • Work Experience
  • Au Pair

Intercâmbio no exterior: a melhor forma de alcançar a fluência em inglês!

Antes de mais nada, tire da sua cabeça que você não pode fazer um programa de intercâmbio no exterior e obter a fluência em inglês se não souber falar inglês avançado, isso é um grande mito!

Nesse sentido, são muitos fatores a serem levados em consideração e é por isso que você precisa se atentar a esse assunto. Nosso especialista em intercâmbio em inglês pode tirar todas as suas dúvidas! Combinado?

Ou seja, falando com ele você vai entender em qual nível de inglês se encontra hoje, quais os requisitos para o intercâmbio, quais as modalidades, tempo e investimento necessário.

Dessa forma, fica muito mais fácil para você embarcar no programa de intercâmbio mais adequado para obter a fluência em inglês, de acordo com o seu perfil e os seus objetivos.

O intercâmbio de idiomas pode ser realizado pelo período que você precisar e estiver disponível: 2 semanas,1 mês, 3 meses, 6 meses, 1 ano e até mais, dependendo da modalidade do programa.

Durante o curso de idiomas, as aulas são com professores nativos na língua, com muitas atividades e grande interação com os demais alunos da turma, além do convívio com pessoas daquela cultura. O objetivo é aprender a teoria do idioma e praticar o máximo possível!

As aulas podem ter duração flexível, de 10, 20, até 40 horas por semana. E é claro que, se você já possuir nível de inglês avançado, mais rápido vai aprender e menos tempo de aulas vai precisar para adquirir a proficiência em inglês!

A verdade é que não tem milagre: para aprender, tem que falar por bastante tempo!

A acomodação é feita em casas de famílias locais e residências estudantis. Em ambas as modalidades, a imersão cultural é profunda e ajuda bastante no aprendizado para conseguir a fluência em inglês.

Intercâmbio para estudar e trabalhar: o melhor caminho para a fluência em inglês!

Dentre as várias modalidades de programa de intercâmbio, consideramos o caminho mais eficiente para conseguir proficiência em inglês, aqueles programas que incluem estudo e trabalho.

Em somente alguns destinos, como Irlanda, Malta, Austrália, Nova Zelândia, dentre outros, o estudante brasileiro pode conseguir uma autorização para trabalhar legalmente enquanto estiver matriculado em um curso de idiomas, em uma das escolas registradas.

Com isso, além de todo o aprendizado na sala de aula, o aluno poderá praticar a língua no ambiente de trabalho, conhecer muitas pessoas, entender os hábitos daquele povo e ainda ganhar uma super grana extra, em moeda estrangeira!

Aí, dá até para planejar aquela tão sonhada viagem de mochilão pelo mundo, conhecer países, pessoas e colocar a sua fluência em inglês a toda prova!

Além disso, a experiência profissional no exterior enriquece muito o currículo do estudante, que vai colocar um baita diferencial no seu histórico profissional e abrir ainda mais portas, no Brasil e em todo o mundo!

Você também vai desenvolver o seu lado pessoal, vai amadurecer e ficar mais responsável, vai aprender a lidar com desafios e dificuldades, abrirá a cabeça para a diversidade cultural e muito mais!

Para finalizar, durante o intercâmbio de idiomas ou para estudar e trabalhar, você vai descobrir a real dimensão do seu potencial interior e vai desenvolver recursos valiosos para toda a sua vida.

Você passará a ver as pessoas de maneira diferente, aumentando as suas possibilidades, não só por aprender a falar inglês fluente, mas porque vai praticar a sua habilidade de se adaptar a outras realidades e de compreender pessoas totalmente diferentes de você!

Converse agora mesmo com um de nossos consultores, tire todas as suas dúvidas sobre a fluência em inglês, e conheça os detalhes das modalidades que podem suprir as suas necessidades e preferências.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário