Categorias
Intercâmbio

Intercâmbio Comunitário: Quais as características da modalidade?

O intercâmbio comunitário é uma modalidade de viagem para o exterior de forma voluntária e altruísta. A modalidade vem se tornando cada vez mais frequente nos dias de hoje, e possui poucos requisitos.

O programa de intercâmbio comunitário proporciona uma imersão cultural ainda maior que o modelo de intercâmbio comum, já que você participa ativamente da rotina da comunidade local. Além de marcar a vida do intercambista para vida toda!

Desse modo, é importante salientar que o intercâmbio comunitário pode proporcionar diversas emoções para quem está o fazendo. Ele geralmente ocorre em países menos desenvolvidos que necessitam de ajuda. Alguns destinos que oferecem essa modalidade são: África do Sul, Namíbia e Botsuana.

Intercâmbio comunitário no exterior

O programa de trabalho voluntário no exterior proporciona ao intercambista uma viagem para trabalhar em organizações sociais. Mesmo sendo uma atividade voluntária, todos os custos são de responsabilidade do viajante: passagem, alimentação, acomodações, transporte e gastos pessoais.

Entre as opções mais comuns para essa modalidade há a possibilidade de dar aulas para crianças, ajudar na conservação ambiental, cuidar de animais, entre várias outras ações altruístas.

Mas o que essa modalidade de intercâmbio pode proporcionar? Confira abaixo os maiores pontos positivos:

  1. Maior conhecimento de mundo e geografia
  2. Autonomia pessoal e conhecimento das próprias habilidades
  3. Possibilidade de ajudar as pessoas de forma benéfica
  4. Contato com outras culturas, proporcionando menor preconceito
  5. Exemplo de inspiração no currículo e na vida

A IE oferece programas de intercâmbio comunitário para trabalhar em fazendas, em hospitais, escolas e comunidades carentes em países como África do Sul, Namíbia e Botsuana, alguns com a possibilidade de realizar um curso para aprender um novo idioma. Mas quais são os requisitos para participar dessa modalidade inesquecível e especial?


Requisitos necessários para o intercâmbio comunitário

  • Ter mais de 18 anos
  • Ter um domínio intermediário do idioma inglês – caso não tenha, procure fazer um curso de inglês.
  • Apresentar comprovação de experiência caso haja necessidade
  • Participar de todo o processo de inscrição
  • Apresentar certidão de antecedentes criminais
  • Realizar cursos prévios caso haja necessidade
  • Não é necessário experiência prévia com voluntariado

Existe treinamento para quem não tem conhecimento prévio e precisa se aprofundar mais no assunto, além de um maior estudo acerca da cultura que será visitada. Uma excelente oportunidade para quem quer ajudar o mundo a evoluir! Legal, né?

Vem fazer Intercâmbio Comunitário com a IE

Neste artigo você conheceu mais sobre intercâmbio comunitário e como fazê-lo. Se você sentiu o chamado, que tal considerar essa modalidade incrível de aprender um novo idioma enquanto faz o bem e ainda conhece novas culturas?

A IE está preparada para te ajudar a trilhar esse caminho inesquecível! Se interessou? Entre em contato com os nossos especialistas e faça seu intercâmbio acontecer!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário