Planejamento de viagem: passagens, onde ficar, onde comer… Ufa! É maravilhoso explorar novos lugares, mas é necessário começar a se aventurar com tudo já bem definido

Se sua intenção não é simplesmente pegar uma mochila e sair por aí desbravando o mundo (o que também deve ser incrível), um planejamento de viagem será muito bem-vindo.

O planejamento de viagem deve incluir uma série de etapas que devem ser observadas com bastante atenção pelo viajante. 

E para te ajudar com isso, aqui você vai saber como planejar uma viagem do zero: quais são os melhores destinos, o que levar na mala de viagem, roteiro de viagem etc.

Os 5 melhores destinos do mundo para seu planejamento de viagem!

O primeiro item do planejamento de viagem sem dúvidas é a escolha do destino. Afinal, como pensar no resto sem saber para onde está indo?!

Diante de tantas maravilhas espalhadas por aí, é difícil ter que optar apenas por uma. Quem nunca ficou encantado vendo a foto do Big Ben? E da Times Square? É cada imagem de tirar o fôlego!

Para te ajudar com isso, fizemos uma seleção dos 5 melhores destinos que existem para você poder olhar um por um e decidir com segurança:

  1. Inglaterra
  2. Estados Unidos
  3. Espanha
  4. Austrália
  5. Canadá

Inglaterra

Conhecida por ser a terra dos Beatles, a integrante do Reino Unido é famosa entre jovens que querem aprender a língua inglesa por meio do intercâmbio e não pode faltar no seu planejamento de viagem!

Mas claro que essa não é a única atração de lá. Como já mencionamos, é impossível ver a foto do Big Ben e não sentir vontade de viver como um verdadeiro londrino!

Para aprender como planejar uma viagem, é preciso saber quais as cidades locais mais famosas. Confira as da Inglaterra:

  • Londres, a terra do Big Ben
  • Liverpool, a cidade dos Beatles
  • Oxford, com a renomada faculdade que carrega seu nome e foi cenário do filme Harry Potter

As 3 cidades acima recebem anualmente centenas de brasileiros que vão fazer intercâmbio para aperfeiçoar o idioma, a trabalho ou simplesmente à lazer.

Além dessas, também são muito procuradas para as mesmas finalidades:

  • Newcastle
  • Cambridge
  • Belfast
  • Brighton

O país tem como moeda local a libra esterlina e é perfeito para quem deseja vivenciar uma mistura de culturas, é amante das artes, gosta de passeios históricos e não dispensa uma boa culinária.

Confira alguns pontos turísticos imperdíveis para incluir no seu roteiro de viagem:

  1. Castelo de Windsor
  2. Big Ben
  3. Ruínas de Stonehenge
  4. Termas romanas de Bath
  5. Projeto Éden

Estados Unidos

Outro lugar que faz parte do planejamento de viagem dos sonhos são os Estados Unidos! Os motivos para isso são bem óbvios: o país abriga algumas das cidades mais famosas do mundo.

Para quem é fã de paisagens urbanas, tecnologia, cinema, música, teatro e outros, sabe que pensar em Nova York e na sua Broadway, por exemplo, é inevitável. 

Crescemos ouvindo músicas americanas, vendo filmes em inglês e usando roupas com marcas de lá. Como não desejar conhecer a origem disso tudo?! 

Mas engana-se quem acha que o país é procurado apenas pelo lazer! Muitos jovens decidem se aventurar lá em busca de aprender o idioma e trabalhar.

Um dos programas mais famosos da IE é o Au Pair, onde a participante viaja para morar e trabalhar legalmente como babá em diversas regiões dos Estados Unidos.

Conheça os principais pontos turísticos para te ajudar com o planejamento de viagem:

  1. Estátua da Liberdade
  2. Central Park
  3. Times Square
  4. Letreiro de Hollywood
  5. The Empire State Building

Espanha

Ao ler Espanha, você provavelmente já a associa à Madri e Barcelona, certo?! Afinal, são suas cidades mais famosas.

Madrid, a capital, é um destino indicado para quem gosta de noites agitadas com muita animação. Porém, também é conhecida pelos seus incríveis museus, parques e praças.

Já Barcelona tem como destaque sua maior herança: a arquitetura modernista de Antoni Gaudí. A cidade é capital da Catalunha e possui um povo muito orgulhoso de sua terra.

Claro que as duas cidades acima não podem faltar no seu roteiro de viagem para a Espanha, mas o país também possui outros lugares maravilhosos. Confira alguns:

  • País Basco: culinária mundialmente reconhecida
  • Andaluzia: rica em história e cultura
  • Ilhas Baleares: praias paradisíacas

Além disso, há os pontos turísticos mais procurados pelos turistas e que podem constar no seu planejamento de viagem:

  1. Templo Expiatório da Sagrada Família
  2. Mesquita de Córdoba
  3. Plaza de España
  4. Palácio Real
  5. Alhambra de Granada

Ah! Madrid e Barcelona também recebem brasileiros que desejam aperfeiçoar o espanhol e conhecer o catalão por meio do intercâmbio.

Austrália

Esse é um destino em que você não precisará se preocupar com o que levar na mala de viagem para momentos de baixa temperatura.

O norte da Austrália é conhecido justamente por ser um país com clima frequentemente ensolarado, fator muito importante se você é do tipo que odeia sentir frio.

Caso ainda não saiba nada sobre o lugar, dê uma olhada em algumas informações importantes para deixar anotado no seu planejamento de viagem:

  • A moeda local é o dólar australiano
  • Sua capital é Camberra
  • O idioma falado é o inglês
  • É o maior país da Oceania

Outra curiosidade interessante a respeito do país é que é permitido ao brasileiro realizar um intercâmbio para estudar e também trabalhar.

Ou seja, você pode viajar para aprender inglês e trabalhar ao mesmo tempo, retornando para o Brasil com um dinheirinho a mais e com maior fluência na língua.

Confira as cidades australianas em que esse programa é permitido:

  • Sydney
  • Melbourne
  • Perth
  • Gold Coast
  • Brisbane
  • Darwin

Além disso, a Austrália conta com alguns dos melhores destinos como pontos turísticos:

  1. Sydney Opera House
  2. Bairro de St. Kilda
  3. Surfers Paradise
  4. Parque Nacional Kakadu
  5. Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta

Canadá

6

Conhecido por suas folhas avermelhadas nas tardes de outono e pelas montanhas nevadas, o Canadá não pode deixar de ser uma opção para seu planejamento de viagem.

O maple syrup, um xarope muito famoso no local, é extraído da seiva da árvore cuja folha é representada na bandeira do país. Bem legal né?!

Experimentar esse doce em uma fazenda de Ottawa (sua capital) é uma experiência que deve estar obrigatoriamente no seu roteiro de viagem.

O Canadá também é famoso por receber brasileiros para diversas finalidades. Na IE, alguns dos programas oferecidos por lá são:

  • Curso de idioma
  • Férias teen
  • High School
  • Universidade

Você já deve ter ouvido falar que no Canadá há duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Mas já se perguntou o porquê disso?!

Assim como no Brasil, esses idiomas oficiais foram herdados dos povos que o colonizaram. Em Quebec, por exemplo, o francês é predominante pois foi explorado por esse povoado.

Dê uma olhada na seleção dos melhores destinos do Canadá que fizemos:

  1. Stanley Park
  2. Museu Real da Colúmbia British
  3. Seawall in Vancouver
  4. Whistler Mountain Bike Park
  5. Old Quebec

Dicas essenciais para seu planejamento de viagem

Você pode estar achando que todo esse processo de verificar as coisas com antecedência é chato, mas vamos te mostrar que não! 

Na verdade esse pode ser um dos melhores momentos da sua viagem, pois vai te deixar cada vez mais perto do seu sonho. 

Vamos dar uma olhada agora em alguns tópicos indispensáveis para quem deseja ter uma experiência inesquecível no intercâmbio ou em qualquer outro tipo de viagem:

  1. Clima
  2. Melhor período do ano
  3. Distância
  4. Duração da viagem

Conheça o clima do seu destino

Agora que já andou dando uma olhada nos melhores destinos para colocar no seu planejamento de viagem, chegou a hora de avaliar qual clima combina mais com você.

Uma dica para escolher entre o calor ou frio é pensar nas atividades que constam no seu roteiro de viagem para determinado país.

Locais onde a maioria das atividades são ao ar livre, por exemplo, pode ser interessante um clima mais ameno. 

Saiba qual a melhor época para viajar

8

Calma! Ter que escolher entre calor ou frio não significa que você vá ter que abandonar o sonho de conhecer os Estados Unidos, por exemplo.

Para isso serve o planejamento de viagem. O segredo é saber qual a melhor época do ano para viajar para lá, ou seja, em que período o clima está mais propício.

Aproveitando o exemplo citado, os Estados Unidos oferecem temperaturas de 20 a 26ºC no mês de setembro. 

Podemos dizer que esse clima é bem próximo do que vivemos aqui no Brasil. Portanto, o sentir muito frio não será uma preocupação e nem o que levar na mala de viagem para se aquecer.

A distância importa? 

Essa é uma pergunta que você mesmo deve se fazer. Afinal, viagens longas poderiam te incomodar?!

Parece que não, mas esse é um fator que deve ser levado em consideração já que estamos tratando dos melhores destinos internacionais.

Ao viajar para outro país, é comum encarar mais de 4 horas de avião, por exemplo. Se você tem medo de voar por muito tempo, pense nisso para seu planejamento de viagem.

Quanto tempo pretende ficar?

Como planejar uma viagem sem saber qual o tempo disponível para tal?

É com base na sua disponibilidade de tempo que o roteiro de viagem deverá ser feito. 

Se sua intenção for fazer um intercâmbio, por exemplo, o ideal é que tenha no mínimo 6 meses livres para explorar tudo que pode.

Além disso, é bom incluir no seu planejamento de viagem tempo extra para qualquer intercorrência que possa acontecer e te custar alguns dias.

Bônus: aplicativos 

Atualmente, há diversos aplicativos e sites que propõem orientar o viajante no planejamento de viagem.

Estes possuem dicas, buscadores de voos, conversores de valores e medidas, clima, dentre outras informações valiosas.

Confira alguns dos mais comuns disponíveis:

  • Around Me
  • Google Trips
  • Sygic Travel Maps
  • Trip Advisor
  • Tripit

A maior parte deles está disponível tanto para IOS quanto para Android. Aproveite e já comece a pensar o que levar na mala de viagem!

Quanto vou gastar?

Como sabemos, outro fator muito importante na hora do planejamento de viagem é o investimento financeiro necessário para o destino escolhido.

Anote mais uma dica sobre como planejar uma viagem: abra o cofrinho e faça as contas de quanto você vai precisar e quanto você tem disponível para viajar. 

Procure saber o gasto do meio de transporte, da hospedagem caso não seja intercâmbio, dos eventuais bilhetes de entrada para atrações e aquela reserva no restaurante concorrido!

Considere levar dinheiro em espécie e cartões internacionais sempre que possível, além de manter uma reserva de emergência para eventualidades.

O ideal é que você já embarque com grande parte das (maiores) despesas pagas. Assim, o dinheiro disponível que sobra fica somente para a alimentação e diversão!

Se for sua primeira viagem internacional, ao fazer uma breve pesquisa notará que o maior gasto provém:

  • Das passagens aéreas 
  • Da conversão do real para moeda local

Passagens aéreas

Esse é mais um dos momentos que você verá como é bom fazer o planejamento de viagem. Isso porque comprar passagens aéreas com antecedência é uma baita economia!

Caso não saiba, quanto mais perto da data da viagem se compra a passagem, maior é o gasto.

As boas notícias não param por aí! Confira outras 2 vantagens de comprá-las de forma planejada:

  • Mais ofertas de voo: imagina ter que fazer uma viagem de 8 horas em 20 horas?! Isso é o que ocorre com quem deixa para comprar em cima da hora. As opções com os melhores itinerários vão se esgotando.
  • Promoções relâmpago: é comum encontrar promoções e cupons de desconto no decorrer do ano para diversos destinos. 

Moeda local

Pensando em você que vai escolher um dos melhores destinos que citamos aqui no texto, foi elaborada uma lista com suas moedas locais e os respectivos valores em real.

Confira abaixo:

  • Libra Esterlina (GBP) = R$ 6,78 (Inglaterra)
  • Dólar = R$ 5,01 (Estados Unidos)
  • Dólar Australiano = R$ 3,61 (Austrália)
  • Euro = R$ 5,65 (Espanha)
  • Dólar Canadense = R$ 3,93 (Canadá)

Agora basta dividir o valor da quantia disponível para viajar por um dos valores acima e incluir no seu planejamento de viagem.

Roteiro de viagem

Uma das melhores partes do planejamento de viagem é poder pensar nas atividades que serão feitas no destino escolhido.

Claro que nem sempre tudo sairá conforme o planejado e isso é ótimo! O importante é realmente deixar a diversão guiar e não um papel com instruções.

Esse roteiro pode servir apenas como uma base para você não ficar perdido e acabar desperdiçando horas valiosas da viagem. 

É comum para quem não cria um roteiro escolher atividades que são longe uma da outra ou até ficar sem saber o que fazer no meio de tantas atrações.

Aqui vai uma dica: coloque num papel as atividades que deseja realizar no destino escolhido e observe qual delas você pode fazer no mesmo dia de acordo com a distância, por exemplo.

Um roteiro de viagem eficiente deve conter:

  1. Lista de programas para todos os dias 
  2. Restaurantes escolhidos
  3. Meios de transporte que serão utilizados para ir de um ponto ao outro

Lista do que fazer em cada dia

Pode ser que você nunca tenha lido sobre como planejar uma viagem e esteja perdido quanto à elaboração do roteiro.

Lembre-se que antes de escrever o que fazer em cada dia ou o que levar na mala de viagem para as atividades, é necessário saber em quais locais deseja ir.

Tendo isso em mãos, basta encaixá-los de acordo com os critérios que já citamos, como horário disponível, distância entre as atrações e tempo extra para possíveis intercorrências.

Outra ferramenta que pode te ajudar no seu planejamento de viagem são as redes sociais. Através do Instagram, é possível seguir o que há de mais recente em determinada hashtag.

Portanto, se você seguir a hashtag “estados unidos”, por exemplo, pode encontrar ideias de passeios que nem sabia que existiam e incluir no seu roteiro de viagem, além de perfis dedicados ao turismo.

Onde comer

Existe algo melhor do que viajar e comer bem? Podemos afirmar que são os dois maiores prazeres da vida para a maioria das pessoas.

Para muitos, a hora de experimentar a culinária local é o ponto alto do passeio. Se você se identifica, selecionar os restaurantes para seu planejamento de viagem é essencial.

Aqui também se aplica a dica que demos acima a respeito das redes sociais. Ao seguir hashtags e perfis dedicados ao seu destino, encontrará muitas opções boas de onde comer.

Além disso, dependendo do local onde vá, pode ser que encontre algumas iguarias locais. Portanto, não deixe de pesquisar e incluí-las.

Ah! Lembre-se sempre de anotar o endereço dos restaurantes para ver qual será mais viável de acordo com sua localização no dia.

Deslocamento

Se você vai viajar somente a passeio e não por intercâmbio, sugerimos que escolha cuidadosamente o local em que irá se hospedar no seu planejamento de viagem.

Isso porque o seu deslocamento até as atrações pode ser um grande problema caso fique em um hotel muito longe delas.

Em relação aos meios de transporte, essa dica também vale para os intercambistas: pesquise sobre:

  • Preço da passagem
  • Linhas
  • Itinerários
  • Horários de chegada e saída
  • Trânsito em determinados horários

A maioria dos países que colocamos aqui na lista dos melhores destinos são desenvolvidos, então fique tranquilo, pois você não terá que enfrentar um ônibus caindo aos pedaços.

Mas caso ainda tenha receio por não falar a língua fluentemente ou se perder, dê preferência a colocar no seu planejamento de viagem, o deslocamento por Uber ou outro aplicativo.

Arrumando as malas

Há quem diga que arrumar as malas é uma das melhores horas das férias, pois te deixa mais próximo do destino. 

Já para outros, esse momento pode ser um verdadeiro pesadelo. O que levar na mala de viagem? Qual tipo de mala escolher? Devo levar roupa de frio?!

Calma! Vamos te ajudar com isso também. Depois das nossas dicas, verá que o processo não é tão assustador quanto parece, basta planejamento de viagem e organização.

Portanto, vamos lá! 

Escolha da mala

Pode parecer bobo, mas escolher a mala certa para seu objetivo fará toda diferença. Não tente fazer caber tudo naquela mala emprestada do seu primo! Isso só vai te gerar estresse.

Dentre a quantia que juntou para o planejamento de viagem, separe um pouco para investir numa mala que te atenda e te deixe mais tranquilo para curtir o passeio.

Existem tamanhos que são considerados quase perfeitos, pois se encaixam nos diversos tipos de viagem. 

Atente-se também para a duração dessa aventura. Se desejar ficar 1 mês fora, certamente será necessário uma maior do que o convencional.

Seleção das peças corretas 

Você já viajou, levou diversas peças de roupa e no final usou só 1 ou 2?! Pois é, isso acontece com frequência e ocorre porque não há um planejamento de viagem anterior.

Antes mesmo de selecionar as peças no seu armário, você já deve ter em mente as respostas das seguintes perguntas:

  • Quanto tempo vou ficar?
  • Lá faz mais frio ou calor?
  • Quais atividades estão programadas no meu roteiro de viagem?
  • A viagem é trabalho, estudo ou passeio?
  • Se chover, vou estar preparada?
  • Tenho sapatos para todas as ocasiões?

Experimente responder a essas perguntas mentalmente e verá que logo vão surgir ideias de o que levar na mala de viagem.

Dica bônus: dê preferência a cores neutras (preto, cinza, branco, nude…) e a roupas que não precisem passar. 

Otimização do espaço

Agora que você já tem uma ideia de como planejar uma viagem sem fazer escolhas desnecessárias quanto às roupas, é hora de organizar as peças e seguir o planejamento de viagem.

Isso mesmo! Antes de colocar suas roupas na mala, separe-as e visualize o espaço que cada uma ocupará. Isso facilitará nossa terceira dica: a otimização do espaço.

Confira alguns exemplos de como otimizar:

  • Levar as meias dentro dos sapatos ou do sutiã
  • Deixar os cintos abertos e acomodá-los na parede da mala
  • Embarque com as peças e sapatos que são mais volumosos e pesados

Bagagem de mão x bagagem despachada

Outra dúvida muito frequente entre os viajantes é o que é permitido levar na bagagem de mão e na bagagem despachada. Então anote aí no seu planejamento de viagem!

A bagagem de mão, como o nome já diz, é aquela que irá junto com você dentro do avião. Ela deverá carregar um peso máximo de 10 kg.

Os itens que são permitidos e comuns de serem levados, a maioria das pessoas já conhece. Então confira o que NÃO é permitido carregar nela:

  1. Armas em geral ou qualquer objeto cortante (facas, tesoura, alicate de unha etc.)
  2. Produtos líquidos que ultrapassem 100 ml;
  3. Isqueiros, produtos inflamáveis, explosivos ou tóxicos.

Já a bagagem despachada pode carregar um peso máximo de 23 kg e irá no compartimento do avião junto com as dos outros passageiros.

Veja o que elas NÃO podem conter:

  1. Alimentos proibidos para entrada no país de destino;
  2. Produtos inflamáveis, explosivos, tóxicos ou detonadores;
  3. Armas em geral. 

Produtos de higiene pessoal

Um erro muito comum dos viajantes que não fazem planejamento de viagem é colocar na mala os produtos que já têm em casa, como as embalagens de shampoo e condicionador.

Pense bem: qual a necessidade de levar um kit desses de 500 mL se você não vai usar ele inteiro?!

Experimente comprar miniaturas dos seus produtos de higiene pessoal favoritos ou miniaturas vazias para você preencher com os seus.

Se estiver indo fazer um intercâmbio em um dos nossos melhores destinos, sugerimos que compre tudo duplicado, já que a estadia será longa.

Mala extra

Essa é uma sugestão principalmente para quem ficará muito tempo fora, como em um intercâmbio

Isso porque a mala extra servirá para você trazer as compras feitas por lá. Sabemos que é inevitável trazer alguma lembrancinha, mesmo que para familiares.

Uma das formas de aprender como planejar uma viagem é pensar também na volta, então inclua esse item no seu planejamento de viagem para não passar perrengues.

Dica: normalmente as lojas de artigos esportivos vendem bolsas dobráveis de tecido.

Documentação

Essa provavelmente é a parte mais chatinha do planejamento de viagem internacional, mas extremamente importante.

Imagina chegar no aeroporto para embarcar e se dar conta que não tem os documentos necessários para entrar no país? Ninguém merece.

Não deixe essa etapa de verificar a documentação necessária de lado, ela pode acabar sendo um fator limitante para realizar seu sonho.

Além disso, sabemos que há países, como os Estados Unidos, que fazem desse processo uma verdadeira dor de cabeça. Então siga seu planejamento de viagem e faça tudo com antecedência!

Passaporte

Se ainda não o possui, escute nossa dica: não deixe para fazer sua emissão perto da data de viajar. Nunca se sabe quanto tempo um processo burocrático desse vai levar no Brasil.

Se já o possui, verifique se a data da validade está em dia. Normalmente, exigem que a validade seja pelo menos de 6 meses após o dia de retorno para o Brasil.

Aqui vai um exemplo: se você vai retornar para o Brasil no dia 12 de setembro, o ideal é que seu passaporte esteja válido pelo menos até dia 12 de março.

Se notar que a validade expirou, procure o quanto antes a Polícia Federal para renová-lo, principalmente se estiver indo em época de alta temporada (onde a demanda é maior).

Vistos e permissões

Caso esteja indo viajar para um país dentro do Mercosul, não precisará se preocupar com essas etapas do planejamento de viagem, pois bastará apresentar a carteira de identidade.

Mas se tiver escolhido um dos nossos melhores destinos, é preciso que acesse o Portal do Itamaraty para verificar quais vistos e permissões serão necessários no seu destino.

Não se esqueça que para tirar um visto também há um custo financeiro, então pense em separar uma quantia a mais para o orçamento da sua viagem.

Comprovante de vacinação

Em tempos de COVID, o planejamento de viagem está sendo essencial. Cada país está com um tipo de exigência quanto a vacinação.

Mas uma coisa é certa: mantenha sua carteira de vacinas atualizada e certamente não terá problemas para embarcar.

Para viagens internacionais, você precisa do Certificado Internacional de Vacinas, emitido pela ANVISA. No site deles você encontrará todas as informações necessárias.

Caso se dê conta que alguma vacina está faltando, como a da febre amarela, a regra é que elas devem ser tomadas pelo menos 10 dias anteriores ao embarque.

Carteira de motorista

Se seguiu nossas dicas e andou anotando no seu planejamento de viagem como funciona o transporte e o trânsito no destino escolhido, viu que pode ser viável alugar um carro.

A boa notícia é que para isso, você não precisará de nada além do seu passaporte e carteira de motorista.

A CNH brasileira é aceita na maioria dos destinos internacionais e é válida por pelo menos 6 meses. 

Alugar um carro tem várias vantagens, como servir em uma situação de emergência e não precisar depender de um sistema de transporte desconhecido.

Mas lembre-se que, para isso, é necessário fazer um planejamento de viagem com rotas, lugares para estacionar, preço local da gasolina, entre outros.

Finalizando o planejamento de viagem!

Vamos revisar o que aprendemos com esse texto:

  • Como planejar uma viagem;
  • O que levar na mala de viagem;
  • Quais os melhores destinos independente de qual seja seu objetivo;
  • Elaborar um roteiro de viagem;
  • Outros.

Ufa! Foi trabalhoso, mas pode certeza que valerá a pena. Com a experiência em viajar para destinos internacionais, você verá que esse processo ficará cada vez mais fácil.

E para te ajudar, aqui na IE temos a melhor consultoria para te ajudar com tudo relacionado à viagem, desde a escolha do melhor destino até a aplicação do visto!

E agora que você já está por dentro de tudo, finalmente chegou a hora de finalizar seu planejamento de viagem. Entre em contato agora mesmo com a IE e comece a tirar seu sonho do papel!