Se você já é fluente em inglês, que tal estudar outro idioma para se diferenciar no mercado? Nesse sentido, nossa dica de hoje é um intercâmbio na Espanha para aprender e adquirir a proficiência em espanhol.

Porque a proficiência em espanhol é importante? Ora, além de ser um dos idiomas mais falados do mundo – depois do inglês e do mandarim – o espanhol desempenha um papel muito importante no cenário comercial, cultural e turístico

E, ao desenvolver a proficiência em espanhol, você amplia as suas possibilidades profissionais nos muitos países que falam a língua, principalmente na América do Sul, nos Estados Unidos e na Espanha.

Assim, se você quer se destacar no mercado de trabalho e atuar no ambiente internacional, é necessário ser fluente em mais de uma língua. 

Dessa forma, a proficiência em espanhol pode ser um imenso diferencial competitivo para você!

O que é a proficiência em espanhol?

Proficiência em espanhol:o que é, onde e como alcançar este nível

Alcançar a proficiência do espanhol significa desenvolver a capacidade de ler, escrever, falar e compreender o idioma com precisão, como um usuário nativo da língua. É o nível máximo de fluência em espanhol.

Na verdade, dizem que um sinal de que adquirimos a proficiência em espanhol é quando começamos a ter sonhos na língua espanhola! 

Isto mostra que, mesmo de forma inconsciente, seu cérebro processa as informações com total fluência em espanhol, não é incrível?!

Dessa forma, adquirir a proficiência do espanhol significa que temos a segurança para nos comunicar no idioma de forma instantânea, sem rodeios e com naturalidade.

Como e onde estudar para adquirir a proficiência em espanhol?

fluência em espanhol

Em realidade, existem várias maneiras para você estudar e adquirir a fluência em espanhol. Confira algumas dicas:

  • Ler desde notícias a livros no idioma espanhol
  • Assistir programas, filmes e séries de televisão no idioma
  • Ouvir e cantar músicas em espanhol
  • Conversar com nativos da língua por aplicativos
  • Fazer um curso de idiomas
  • Estudar sozinho
  • Ter aulas particulares com professor
  • E a mais efetiva delas: fazer um intercâmbio para estudar no exterior, que é a melhor forma de exercitar todas as dicas anteriores.

Sem dúvida, nada melhor do que um intercâmbio na Espanha com curso de espanhol para estudar, aprender, aperfeiçoar e adquirir a tão sonhada proficiência em espanhol!

Logo, além de aprender em sala de aula todo o conteúdo teórico sobre o idioma – gramática e vocabulário, durante o tempo que você está morando no exterior para fazer o curso de espanhol, vai poder praticar o idioma todos os dias.

Assim, você não somente aprende sobre a cultura do local, mas também entende as situações como as palavras são utilizadas, facilitando o aprendizado e ampliando ainda mais o seu vocabulário – inclusive com as expressões idiomáticas do destino.

Na IE Intercâmbio, que tem mais de 26 anos de experiência, existem incríveis opções de destinos para fazer um curso de espanhol

Neste sentido, recomendamos que o lugar escolhido para o seu curso no exterior utilize o idioma espanhol como idioma oficial, como por exemplo um intercâmbio na Espanha, na Argentina, no México, dentre outros. 

Isto porque você vai acelerar e aprimorar o seu aprendizado simplesmente conversando com os moradores do destino. Muito show, não é mesmo?!

Confira alguns dos melhores destinos para conseguir a fluência em espanhol

1

Bem, agora que você já sabe o que é, como alcançar a proficiência em espanhol, entenda mais sobre os níveis oficiais de fluência em espanhol e como você pode comprovar a sua habilidade pelo Exame DELE.

Níveis de fluência em espanhol segundo o CEFR

Proficiência em espanhol:o que é, onde e como alcançar este nível

Atualmente, o medidor de fluência de qualquer idioma mais utilizado no mundo é o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – o CEFR (Common European Framework of Reference for Languages).

E, segundo o Quadro, que foi desenvolvido para equiparar o ensino das línguas para estrangeiros, são 6 os níveis de classificação do conhecimento e habilidades do estudante internacional:

  1. A1
  2. A2
  3. B1
  4. B2
  5. C1
  6. C2

Nível A1 – Iniciante

Este nível comprova conhecimento linguístico para compreender e falar corriqueiramente expressões básicas de uso cotidiano do espanhol, sobre coisas e necessidades concretas.

Consegue fazer apresentações simples, perguntas e respostas sobre aspectos pessoais: pessoas que conhece, lugar onde vive e as coisas que possui.

É possível que o estudante estrangeiro se comunique de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Nível A2 – Básico

Esta fase atesta o conhecimento da língua suficiente para se comunicar de maneira básica de forma mais aprofundada que o A1.

O aluno pode descrever de modo simples a sua formação, o meio onde vive e, ainda, apontar assuntos relacionados com necessidades imediatas.

Nível B1 – Intermediário

Nesta classificação, é certificado o conhecimento do idioma suficiente para transitar entre os níveis básico e intermediário, mas ainda de forma mais voltado ao cotidiano e assuntos conhecidos.

Assim, o aluno tem capacidade para contar fatos e formular pensamentos abstratos, como experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

Nível B2 – Usuário Independente

O nível B2 comprova o conhecimento linguístico necessário para o estudante conversar de forma um pouco mais avançada e sem pensar muito antes de falar. Assegura uma comunicação fluida e mais aprofundada.

Neste estágio de aprendizado, o estudante pode se expressar e se comunicar com algum grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte.

Pode exprimir-se claramente e de forma mais detalhada sobre uma grande variedade de assuntos e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias situações.

Nível C1 – Proficiência Operativa Eficaz

O estudante que atinge este nível de fluência em espanhol é capaz de se comunicar de forma avançada, sem dúvidas, com amplo domínio do vocabulário e da estrutura linguística. 

Tem habilidade para utilizar o novo idioma de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. 

Igualmente, é capaz de se exprimir acerca de temas mais complexos, de forma clara e bem estruturada, mantendo uma posição e manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Por exemplo, é o nível de aprovação no Exame DELE, requisitado para ingressar nas universidades internacionais.

Nível C2 – Domínio Pleno

Aqui, sem dúvida o usuário do espanhol pode ser considerado totalmente fluente e proficiente na língua. 

Neste estágio de conhecimento linguístico, a comunicação é perfeita e o domínio do idioma é total, inclusive em termos culturais formais e informais.

Por exemplo, conhece e sabe aplicar as diversas expressões idiomáticas, fazer piadas, reconhecer os diferentes sotaques regionais, dentre outras habilidades.

Definitivamente, a maior prova de que o aluno está no nível de Domínio Pleno da proficiência em Espanhol é quando ele é capaz de se comunicar de forma tão natural e instantânea que não precisa nem pensar. 

E quando tiver que pensar antes de falar, ele o faz em espanhol e não na sua língua-mãe! 

Além disso, como comentado lá no início do texto, sonhar e acordar do sonho em outra língua também são fortes indícios de que atingiu a proficiência em espanhol.

Continue aqui com a gente e conheça mais sobre o Exame DELE, teste oficial para comprovar a sua proficiência em espanhol. 

Como comprovar o nível de fluência em espanhol?

espanhol fluente

Para se candidatar a algumas vagas de emprego ou para cursos de graduação, MBA, Mestrado ou Doutorado no exterior, os candidatos devem apresentar um certificado de proficiência em espanhol..

Normalmente, as avaliações de fluência geralmente são feitas em testes de proficiência. No caso do idioma espanhol, o mais popular e renomado é o Exame DELEDiploma de Espanhol como Língua Estrangeira.

Os Certificados de Proficiência em Espanhol DELE são títulos oficiais que atestam o nível de competência e domínio da língua espanhola pelo estudante estrangeiro. 

Eles são concedidos pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha e amplamente aceitos ao redor do mundo. 

Nesse sentido, o Instituto Cervantes é a instituição responsável por organizar as sessões das provas, enquanto a Universidad de Salamanca , na Espanha, elabora os testes e é responsável pela correção e da avaliação final de todos os exames.

E é claro que a IE Intercâmbio oferece programas de intercâmbio especializados, com curso de espanhol preparatório para o Exame DELE, em todos os destinos apresentados. 

Prepare-se para o Exame DELE e alcance a proficiência em espanhol com a IE

Proficiência em espanhol:o que é, onde e como alcançar este nível

Com os programas de intercâmbio da IE, você pode fazer um curso de espanhol no exterior e se desenvolver ainda mais profissionalmente! Entre em contato com os nossos especialistas e vá atrás do seu certificado de proficiência do espanhol!