Categorias
Intercâmbio

O que fazer na Cidade do Cabo [GUIA COMPLETO]

Os programas de intercâmbio no exterior são excelentes oportunidades para viajar pelo destino e conhecer as suas atrações e pontos turísticos. Ao aprender inglês na África do Sul, por exemplo, é o momento perfeito para curtir tudo o que fazer na Cidade do Cabo.

Então, para você não perder a oportunidade de desfrutar de tantos passeios, atividades e lugares nesta segura aventura chamada África, vamos te contar o que fazer na Cidade do Cabo.

Considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo, a Cidade do Cabo encanta e oportuniza momentos incríveis. Anota aí no bloco de notas do celular que a nossa lista de tudo o que fazer na Cidade do Cabo é repleta de atrações naturais e culturais incríveis!

Mas antes de mais nada, vamos apresentar a Cidade do Cabo para você, que é chamada de Cape Town, em inglês e tem muito para nos contar.

Bem, vamos ao que interessa! Neste artigo, apresentaremos as informações mais importantes sobre o que fazer na Cidade do Cabo e suas características.

O que fazer na Cidade do Cabo: Tópicos abordados

  • Localização da Cidade do Cabo
  • História da Cidade do Cabo
  • Geografia, clima e localização da Cidade do Cabo
  • População e economia da Cidade do Cabo
  • O que fazer na Cidade do Cabo
  • O que fazer na Cidade do Cabo: passeios e pontos turísticos
  • O que fazer na Cidade do Cabo: intercâmbio para estudar
  • O que fazer em Cape Town: intercâmbio para trabalho voluntário

Contudo, antes de falarmos da Cidade do Cabo, vamos explicar um pouquinho da África do Sul, o país mais desenvolvido do continente africano e onde Cape Town está localizada.

Localização da Cidade do Cabo

Para saber onde fica a Cidade do Cabo, antes, vamos dar uma olhadinha no mapa a seguir.

A cidade está localizada no sudoeste da África do Sul, na península do Cabo, em uma região montanhosa e litorânea. Um dos pontos turísticos da Cidade do Cabo mais marcantes é a famosa Table Mountain: uma montanha com mais de 1000 metros de altitude e encostas quase verticais sobre a cidade, protegendo-a dos ventos.

A exuberante e preservada natureza é complementada por uma rica variedade de culturas, marcos históricos, restaurantes e entretenimento de nível mundial.

Dentre os passeios turísticos mais requisitados estão a oportunidade de fazer a diferença em projetos sociais ou ambientais. Não faltam opções de trabalho voluntário na África do Sul, conforme será demonstrado em mais detalhes a seguir.

História da Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo possui uma história muito rica e diversa, compondo uma mistura de culturas e heranças de um passado tumultuado, que a tornaram uma das mais cosmopolitas e intrigantes capitais do mundo para se conhecer.

Fundada ainda em 1652, a Cidade do Cabo foi dominada por holandeses, franceses e finalmente por ingleses que permaneceram no poder do país até o início da década de 1990.

Geografia e clima da Cidade do Cabo

Com clima do tipo mediterrâneo, Cape Town apresenta as estações do ano bem definidas, com verões amenos e inverno fresco e úmido. Confira o clima em tempo real:

As temperaturas médias ficam na casa dos 12,5º C durante o inverno nos meses de junho e setembro. O verão ocorre de dezembro a março, é seco e ameno com a temperatura média do mês mais quente de 21,5º C. Uma delícia!

População e economia da Cidade do Cabo

A população da Cidade do Cabo conta com aproximadamente 3,5 milhões de pessoas e é formada por cerca de 80% de negros e mulatos e cerca de 20% de brancos, asiáticos e outras etnias.

A economia de Cape Town é caracterizada pela mineração de diamantes, pelo turismo, pela construção civil e mercado imobiliário (principalmente após a Copa do Mundo de 2010).

Além disso, a Cidade do Cabo é o centro econômico e industrial da província do Cabo Ocidental, sediando o principal porto e aeroporto da região.

Igualmente relevante no contexto político e sede do Parlamento Nacional, a Cidade do Cabo recebe muitas receitas do constante crescimento das indústrias que atendem ao governo.

O setor de serviços também é bem desenvolvido e a maior parte das empresas são as companhias de seguros, de varejo, as editoras, designers de moda, companhias de navegação e construção naval, empresas petroquímicas, agências publicitárias, dentre outras.

O que fazer na Cidade do Cabo

Como comentado antes, a lista das coisas para o que fazer na Cidade do Cabo é imensa e tem atrações naturais, históricas e culturais de saltar os olhos!

Montanhas, praias, florestas, áreas protegidas, com fauna e flora diversificadas, combinadas com as inúmeras manifestações culturais e gastronômicas de uma população acolhedora e diversificada, criam experiências únicas e exóticas, para todos os gostos!

Assim, confira na relação abaixo, tudo o que fazer em Cape Town: as principais atividades, passeios e pontos turísticos para você curtir o máximo do seu tempo na Cidade do Cabo!

O que fazer na Cidade do Cabo: passeios e pontos turísticos

Wow Iota GIFfrom Wow GIFs

Veja os principais pontos turísticos da Cidade do Cabo e seus arredores nesta lista super completa!

  1. Ilha Robben
  2. Woodstock
  3. Victoria & Alfred (V&A) Waterfront
  4. Aquário Two Oceans
  5. Cape Point
  6. Table Mountain
  7. Groot Constantia
  8. Praias da Cidade do Cabo
  9. Lion’s Head
  10. Boulders Beach Penguin Colony

Ilha Robben

A Ilha Robben abriga o presídio onde Nelson Mandela ficou preso por cerca de 18 anos. Atualmente, Robben Island, em inglês, é um Patrimônio Mundial da Humanidade e uma das principais coisas para o que fazer em Cape Town.

O passeio turístico é diário e começa no V & A Waterfront com explicações em uma exposição multimídia e segue com uma travessia de barco para a Ilha, onde o passeio é guiado por um ex-prisioneiro político da Ilha, que torna a experiência ainda mais impactante!

Woodstock

A arte criativa é a grande atração deste bairro da Cidade do Cabo que abriga, por todos os cantos, imagens e representações de temáticas importantes que ajudam a contar a conturbada história da luta pela liberdade do país e preservar sua herança cultural.

Caminhar pela região de Woodstock é respirar cores, culturas e muita inspiração! No local, vale a pena realizar um passeio turístico guiado para entender melhor todo o contexto do local e conseguir os melhores ângulos para as fotos!

Victoria & Alfred (V&A) Waterfront

Anualmente, a orla V & A atrai milhões e milhões de pessoas e é um dos melhores passeios turísticos da Cidade do Cabo.

Dá para pegar um mapa gratuito, com tudo o que fazer em Cape Town, explorar e passear pelo porto, curtindo a grande variedade de restaurantes, cafés, lojas e um cenário natural incrível.

É um dos lugares com a vista mais privilegiada da Table Mountain, então vale a pena relaxar na beira do cais e curtir o visual incrível da icônica montanha!

Aquário Two Oceans

Localizado no V & A Waterfront, o Aquário Two Oceans tem mais de 3.000 espécies para serem vistas, como os caranguejos gigantes e os sósias do famoso peixinho Nemo!

É uma excelente opção de lazer para fazer com as família ou acompanhado de amigos em dias de chuva na Cidade do Cabo.

A floresta de algas aquáticas e a alimentação dos tubarões nas tardes de domingo, estão entre as atrações mais concorridas deste incrível museu animado do mundo marinho.

Cape Point

Este é um dos passeios turísticos que te levam aos arredores da Cidade do Cabo, a cerca de 60 quilômetros de distância e pouco mais de uma hora de duração.

Lá, está a reserva natural de Cape Point, que fica dentro do espetacular Parque Nacional da Table Mountain e é outro reconhecido Patrimônio da Humanidade em Cape Town.

Com praias desertas, uma natureza exuberante e vistas deslumbrantes, Cape Point possui várias trilhas para caminhadas e áreas para piquenique na costa.

Contudo, sua maior atração local é o famoso Cabo da Boa Esperança, uma das rotas marítimas mais perigosas e misteriosas, que abriga dezenas de naufrágios antigos e modernos.

Você ainda pode tomar o funicular Flying Dutchman que te leva desde o estacionamento até o pico de Cape Point, a cerca de 250 metros de altitude. No caminho de apenas três minutos, você vai desvendar paisagens incríveis.

No topo do morro existe um farol e diversas opções para bucólicas caminhadas na natureza. E não preciso nem dizer que as paisagens são de tirar o fôlego!! Show total!

O premiado restaurante Two Oceans em Cape Point também é uma atração à parte: oferece pratos de frutos do mar e sushi exclusivos; é perfeito para desfrutar de excelente gastronomia, saborear o renomado vinho sul africano e se deslumbrar com uma paisagem paradisíaca!

Table Mountain

Um dos pontos turísticos mais icônicos da África do Sul é uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza. Com cerca de 300 milhões de anos, a montanha de arenito é cercada por penhascos e tem cerca de 1.084 metros de altitude, proporcionando paisagens inigualáveis!

A melhor vista da Cidade do Cabo, cavernas, trilhas e uma flora singular estão à espera dos muitos visitantes que fazem este passeio turístico e acessam o seu cume pelo teleférico ou aventuram-se em uma longa caminhada.

Groot Constantia

A mais antiga vinícola da África do Sul, Groot Constantia está a apenas 30 minutos do centro da Cidade do Cabo.

Além dos vinhos de excelente qualidade, principalmente das uvas Shiraz e Merlot, a arquitetura holandesa da propriedade salta aos olhos e faz valer cada segundo deste incrível passeio turístico nos arredores de Cape Town.

Produzidos desde 1685, os vinhos podem ser provados diariamente, durante os passeios turísticos com uma hora de duração e que te levam por entre plantações infindáveis e uma moderna adega. Não deixe de provar o famoso Sauvignon Blanc geladinho!

Praias da Cidade do Cabo

Dentre as opções do que fazer na Cidade do Cabo, não faltam opções de praias. Cobiçadas por jovens surfistas do mundo todo, as praias são famosas por suas ondas perfeitas e ambiente super descolado!

Sem dúvida, suas areias e a costa ensolarada estão entre os principais atrativos da cidade e atraem multidões de nativos e turistas, para curtir com amigos ou em família.

Muitos cafés, restaurantes, bares e lugares que valem a pena ter um tempinho pra conhecer. Olha, não dá pra ir a Cidade do Cabo e não pegar uma prainha! Dentre as praias mais desejadas, encontram-se:

  • Clifton
  • Camps Bay
  • Muizenberg
  • Hout Bay

Praia de Clifton

Esta maravilhosa praia conta com águas cristalinas, cor azul turquesa. É muito popular na Cidade do Cabo, pois está dividida em 4 áreas separadas por rochas. É capaz de atender a todos os gostos.

Desde surfistas e praticantes de esportes aquáticos, pessoas que querem mais sofisticação, famílias e jovens para curtir com a galera e um ambiente gay friendly.

É só escolher o point que mais se adequa ao seu perfil e aproveitar!

Praia de Camps Bay

Dizem que é a praia das celebridades em Cape Town! Famosa e super badalada, Camps Bay tem ondas boas para o surfe e o pôr do sol é simplesmente INCRÍVEL!

Outra característica de Camps Bay é a proximidade de tudo! O acesso é super fácil, e a orla da praia conta com vários bares e restaurantes, ideais para passar o dia e aproveitar a gastronomia local num ambiente paradisíaco!

Praia de Muizenberg

Junto com a praia de Boulders (a dos pinguins), esta praia fica na área da Baía False. Dizem que tem tubarões por lá, mas mesmo assim, a praia está sempre cheia de gente jovem e bonita. Além de surfista de todos os cantos do país e do mundo!

Os arredores de Muizenberg contam com ótima infraestrutura e vários serviços, como restaurantes, galerias de arte, lojas e bastante badalação! E as casinhas coloridas na areia são um charme à parte!

Praia de Hout Bay

Esta praia tem apenas mil metros de extensão e é protegida por montanhas e muito verde. As águas são calmas e abrigam um pequeno porto, onde é possível comprar e saborear pescados fresquinhos.

Nos fins de semana, conta com uma feira local e, dessa forma, fica bem mais movimentada. É uma ótima opção para passar o dia com amigos ou com a família, curtindo a natureza e aproveitando os sabores do mar!

Lion’s Head

Antes de tudo, se você é que nem a gente e aprecia o Deus Sol, precisa conhecer a Cabeça do Leão (Lion ‘s Head)!

O pôr do sol da Lions Head contempla uma daquelas raras vistas que se possa ter na vida. É um espetáculo apreciado de perto por turistas curiosos e nativos orgulhosos!

Anote aí: a Lions Head fica localizada no Table Mountain National Park, onde você faz uma caminhada até o topo e, lá de cima, é possível ver toda a beleza da cidade durante esse fenômeno natural.

Boulders Beach Penguin Colony

Esta opção de passeios turísticos nos arredores de Cape Town fica localizada em Simon ‘s Town. Você pode chegar lá de carro, ônibus, táxi ou trem.

Antigos blocos de granito protegem a praia dos ventos e das ondas, tornando as águas calmas e perfeitas para nadar e relaxar no mar.

Além de ser um verdadeiro paraíso natural, Boulders Beach é o lar de uma colônia de milhares de pinguins africanos que mudam de pena na praia em janeiro e ali se alimentam para a época de reprodução, que vai de fevereiro a agosto.

Em setembro e outubro, entretanto, as aves se alimentam no mar, então há menos pinguins na praia. Os passeios turísticos que incluem a visita a Boulders Beach são obrigatórios para os aficionados por pinguins e imperdíveis para os amantes da natureza e de uma boa praia!

O que fazer na Cidade do Cabo: intercâmbio para estudar

Além dos pontos turísticos e dos passeios turísticos, outra atividade muito prazerosa para o que fazer na Cidade do Cabo é um intercâmbio para estudar ou trabalhar voluntariamente.

Para estudar em Cape Town, você pode contar com a IE Intercâmbio, que tem parceria com instituições de ensino com grande reconhecimento mundial pela sua qualidade e infraestrutura.

Lá, você poderá escolher entre cursos regulares de idiomas, cursos profissionalizantes e cursos executivos, com foco direcionado aos seus objetivos, seja para aprender o idioma inglês ou aprofundar o conhecimento na sua área de atuação profissional.

Os cursos têm duração flexível, entre 15 e 40 horas de aulas por semana. Pessoas de todos os níveis de inglês podem participar, desde o mais iniciante até o avançado.

Os professores são nativos no idioma e as aulas são bastante interativas, permitindo grande imersão no idioma e na cultura local.

A idade mínima é de 16 anos e a acomodação do intercambista poderá ser feita em uma casa de família (host family), uma residência estudantil ou em um apartamento alugado, de acordo com o perfil do estudante e o programa contratado.

O que fazer na Cidade do Cabo: intercâmbio para trabalho voluntário

No intercâmbio para trabalho voluntário na África do Sul, o aluno estuda o idioma e trabalha voluntariamente, e de forma não remunerada, em projetos de uma organização social ou ambiental.

É uma oportunidade única de aprendizado e ainda para fazer a diferença na vida de muita gente que precisa!

Você pode trabalhar em um projeto social, um programa ambiental, projetos de preservação da fauna e da flora sul africana, além de diversas pesquisas científicas para a conservação da natureza.

É uma excelente oportunidade de adquirir experiência profissional internacional e enriquecer o espírito com muita alegria e gratidão!

Confira os principais requisitos para participar desta modalidade de intercâmbio na África do Sul:

  • Mínimo 18 anos
  • Inglês intermediário
  • Certidão de antecedentes criminais para programas que envolvem trabalho com crianças
  • Currículo em inglês

E se você ainda está se perguntando porque fazer um intercâmbio voluntário na Cidade do Cabo, descubra as principais vantagens:

  1. Enriquecer o currículo profissional
  2. Ampliar o networking
  3. Fazer o bem ao próximo
  4. Imersão no destino: sua cultura, gastronomia, costumes e tradições
  5. Adquirir experiência profissional internacional diferenciada
  6. Aprimorar o aprendizado do idioma

Então, se amarrou na Cidade do Cabo? Sem dúvida é um dos destinos mais fascinantes para conhecer durante o seu intercâmbio de idiomas ou para trabalho voluntário!

Atualmente, é considerado um dos destinos mais cobiçados por estudantes brasileiros para estudar no exterior!

Em conclusão, existe muito mais o que fazer na Cidade do Cabo e você pode criar e experimentar um monte delas! Mas para isso, basta estar lá! Então, não perca mais tempo! Entre em contato com nossa equipe e agende o seu intercâmbio hoje mesmo!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário