Categorias
Intercâmbio

Santiago de Compostela: veja história e melhores atrações

Hoje, vamos falar sobre um lugar histórico, muito popular por causa da religião católica e suas tradições. Venha conosco e vamos explorar juntos a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Localizada na região noroeste da Espanha, a cidade de Santiago da Compostela possui quase 100 mil habitantes. Mundialmente conhecida pelo “Caminho de Santiago”, é um dos principais pólos turísticos do país.

Isto porque, além do Caminho, a cidade de Santiago de Compostela é cheia de construções históricas, com centenas de anos de idade. Além disso, parte de seu centro histórico foi eleito Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO, em 1985.

E ainda, a sua universidade, fundada em 1495, atrai muitos dos cerca de 25 mil estudantes que procuram a cidade para morar e estudar todo ano, inclusive aprender espanhol!

Então, vamos entender um pouco mais da história desta interessante cidade e porque é um dos maiores destinos do mundo para peregrinações religiosas.

A história de Santiago de Compostela

Nesse sentido, a criação da cidade ocorreu em função da suposta descoberta, ainda no século IX, dos restos mortais do apóstolo Santiago Zebedeu, que deu uma importância religiosa crescente ao local.

A partir daí, a cidade ficou popular e a crescente peregrinação religiosa, para ver a então descoberta, fizeram com que a cidade se desenvolvesse bastante.

Contudo, a fundação da Universidade, no século XV, como comentado acima, impulsionou ainda mais as visitas de estudantes.

Mas, sem dúvida, o Caminho de Santiago é a principal causa que faz as pessoas conhecerem uma das mais interessantes cidades da Espanha!

A princípio, sua origem data das primeiras peregrinações religiosas empreendidas na Europa para visitar o túmulo do apóstolo Santiago, pois acreditava-se que seus restos mortais estivessem enterrados ali.


Santiago de Compostela – caminho francês

Partindo de várias localidades, há vários caminhos para Santiago de Compostela. Entretanto, a rota do “caminho francês” é a mais popular e a que dispõe de melhor infraestrutura, com grande oferta de locais para dormir e comer. Além de ser uma rota muito bem sinalizada.

Dessa forma, por ela, até chegar a Santiago de Compostela, o peregrino vai passar pelas principais cidades de: Pamplona, Logroño, Burgos, León e Ponferrada.

  • Local de início: Saint-Jean-Pied-de-Port (França)
  • Distância até Santiago de Compostela: 800 km
  • Tempo médio de dias de caminhada: entre 30 e 35 dias

Mais de 70% dos peregrinos que visitam Santiago de Compostela o fazem por esta rota. Assim, ela pode ficar bem cheia, principalmente nos meses de verão e clima mais ameno.

Então, procure agendar as hospedagens com antecedência mas, principalmente, mantenha seu espírito livre e a cabeça aberta a mudanças. Seja flexível e curta cada momento da jornada!

Entretanto, se você não quer fazer o Caminho de Santiago, mas deseja conhecer a cidade, pode dirigir ou ir de trem. A cidade conta com uma estação ferroviária que recebe, inclusive, trens de alta velocidade. E, desde a capital Madrid, são cerca de 600 km de distância.

Uma vez chegando em Santiago de Compostela, além de visitar o local onde estão os restos mortais de Santiago, você precisa visitar outros atrativos, que são incríveis e imperdíveis! Confira nessa lista!

Atrativos em Santiago de Compostela

  • Botafumeiro
  • Convento de San Francisco
  • Hostal de los Reyes Católicos
  • San Lorenzo de Trasouto
  • Catedral de Santiago de Compostela
  • Monastério de San Martin Pinario
  • Museo de la Catedral de Santiago de Compostela
  • Museo del Pueblo Gallego
  • Casa do Cabildo
  • Centro Gallego de Arte Contemporáneo (CGAC)
  • Palacio de Raxoi
  • Museu das Peregrinações a Santiago de Compostela

Ah, e quando estive em Santiago de Compostela, não deixe de provar a Tarte de Santiago, torta típica preparada à base de amêndoas, açúcar e ovos. Super tradicional, é muito comum encontrá-la à venda, sobretudo entre julho e agosto. Uma delícia!

Então, quer conhecer mais sobre esta incrível cidade? Que tal incluir uns dias em Santiago de Compostela durante o seu intercâmbio de espanhol em Madrid? Veja as sensacionais condições com nosso consultor de intercâmbio! Manda uma mensagem agora!


Deixe um comentário