Categorias
Intercâmbio

Thanksgiving: O que é importante saber sobre o feriado

Geralmente conhecemos o Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving, quando assistimos a seriados e filmes norte-americanos e canadenses. A história deste feriado é muito importante para a cultura dos Estados Unidos e do Canadá.

Quais aspectos históricos influenciam no feriado? Por que o Thanksgiving existe e é tão importante? Por que o feriado é tão apreciado por quem decide fazer um intercâmbio nos Estados Unidos? Confira aqui mais detalhes sobre essa celebração que movimenta o mês de novembro.

A História do Thanksgiving

O Dia de Ação de Graças é oficialmente comemorado na última quinta-feira de novembro e foi oficializado pelo presidente Roosevelt em 1939. Sua inspiração veio de muito tempo atrás, 1620, com base em imigrantes ingleses que realizavam uma colheita e junto aos índios, desfrutavam dos inúmeros alimentos e celebravam a fartura.

Por conta da união desses dois povos, o feriado tornou-se símbolo de solidariedade e união e foi feita uma data para homenagear tais atos. Legal, não?

O Thanksgiving abre oficialmente as festas de fim de ano nos Estados Unidos, uma vez que aparece semanas antes do Natal e do Ano Novo. O evento inclui uma comemoração com quem se ama, geralmente família ou amigos. Uma refeição farta é feita e um sentimento de gratidão é compartilhado para adentrar de vez no clima de fim de ano que o dia proporciona.


Quando é o Thanksgiving?

O Thanksgiving nos EUA é celebrado na 4a quinta-feira de novembro. Em 2021, por exemplo, o feriado será comemorado no dia de novembro.

É interessante pontuar que nos Estados Unidos, a Black Friday acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, pois é uma tradição não permitir que as compras de Natal aconteçam antes do Thanksgiving. Por conta disso, a sexta-feira das compras acontece um dia depois do feriado e os preços dos produtos caem, iniciando a temporada de compras de Natal.

No Canadá, o Thanksgiving possui um teor ainda mais específico que se relaciona com as tradições europeias de comemorar a passagem do inverno. Lá, o feriado é comemorado na segunda-feira da segunda semana de outubro. Porém, o intuito de gratidão e as refeições fartas permanecem como foco da comemoração.

Algumas outras tradições permeiam o país e tornam o evento mais memorável.

Thanksgiving: tradições marcantes

  1. Existem desfiles que acontecem nos Estados Unidos, com carros alegóricos temáticos, danças, celebridades e até a chegada de um Papai Noel que marca o início do ciclo de Natal;
  2. No Canadá, o Oktoberfest, que é um festival alemão bastante popular que lhe dá origem, acontece durante o Thanksgiving e possui também desfiles tradicionais;
  3. Todo o ano no Dia de Ação de Graças, o presidente dos Estados Unidos é presenteado por um peru na Casa Branca;
  4. É comum entre todas as famílias a presença do Peru como um dos pratos principais do evento;
  5. Quanto a trabalho, escolas e universidades, o feriado pode durar a semana inteira, o que geralmente faz com que as pessoas acabem viajando para passar com familiares e amigos distantes;
  6. Cada religião possui rituais específicos que podem acontecer durante a comemoração do Thanksgiving, mas todos possuem a gratidão como objetivo do evento;
  7. A comida típica do evento é variada, mas a presença de farofas, purês, caldos, tortas, cheesecakes e chocolates geralmente fazem parte dos cardápios.

Passe o Dia de Ação de Graças nos EUA!

Agora que você conheceu mais sobre um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá, que tal considerar um intercâmbio para desfrutar de perto a gratidão do Thanksgiving? Entre em contato com os nossos consultores e aproveite nossas oportunidades!


Deixe um comentário