Categorias
Intercâmbio

Visto de estudante: o que é e como funciona nos EUA

O visto de estudante é necessário para aqueles estudantes que desejam estudar no exterior. Cada país tem suas regras específicas para a sua concessão, assim como os valores também podem ser variados. Por isso a agência de intercâmbio é tão importante!

No caso dos Estados Unidos, há diversos tipos de visto, de acordo com a modalidade do curso e o tempo de permanência no país, necessário para a conclusão dos estudos.

Nesse sentido, o visto de estudante é o documento concedido para permitir que os estudantes ingressem no país e aí permaneçam, legalmente, até o término dos seus estudos.

Entretanto, de acordo com a duração do curso, também é possível estudar com um visto de turista que, nos Estados Unidos, geralmente é válido por 3 meses. Por isso, ao decidir estudar nos EUA, verifique se vai precisar tirar um visto de estudante ou não.

E, caso positivo, qual a documentação e o procedimento necessário. Vamos então, explorar um pouco mais sobre este assunto tão importante, para esclarecer e orientar você, sobre os tipos de visto para estudar nos EUA, como solicitar e valores.


Visto de estudante

Esse visto é concedido para aqueles estudantes estrangeiros que vão cursar o ensino médio, uma universidade, um curso de inglês ou um curso profissionalizante nos Estados Unidos.

O processo é burocratizado e pode levar bastante tempo, então, providencie o seu visto para estudar nos EUA com bastante antecedência, por volta de 3 a 4 meses antes do embarque para a viagem.

Além disso, é necessário apresentar vários documentos pessoais do estudante e dos seus responsáveis, atestado de capacidade financeira para se sustentar durante os estudos ou suporte dos responsáveis ou alguma organização patrocinadora.

A princípio, você vai precisar apresentar a declaração de aceite da vaga, da escola, autorizada pelo governo americano, a emitir autorizações de permanência, uma vez que não são todas – então, fique atento!  A carga horária mínima do curso deve ser de 20 horas semanais.

Após a matrícula no curso escolhido, a escola envia para o aluno, o formulário I-20, que deve ser cuidadosamente preenchido e apresentado pelo estudante no momento da entrevista com o funcionário consular.

Durante a mesma, você deverá explicar a solicitação do visto para estudar, as razões, os seus objetivos, informações pessoais, além de responder outras questões genéricas. Prepare-se para a entrevista, vista-se bem e argumente com muita educação e clareza!

Atenção: esse visto não permite trabalhar nos Estados Unidos, então, não mencione nada sobre trabalho, em hipótese alguma!

Tipos de visto para estudar nos EUA

  • F-1
  • J-1
  • M-1

Para um curso em tempo integral, numa escola de idiomas, universidade ou faculdade, você precisará preencher o formulário I-20 para solicitar o visto do tipo F-1, que é válido por 4 anos. A instituição envia este formulário para você.

Para intercâmbios e cursos mais curtos, você deverá preencher o formulário DS-2019, para solicitar o visto de estudante J-1.

O visto M-1 é para os estudantes que vão cursar em alguma instituição profissional ou não acadêmica.

Atualmente, além dos formulários citados acima, é necessário preencher também o formulário DS-160, disponível de forma online. Além disso, o consulado vai requerer os comprovantes de pagamento para a solicitação do visto.

Valores desse visto para os EUA

Para a emissão dos vistos dos tipos F1, M1 e J1, o estudante precisa pagar as seguintes taxas de visto do Consulado: U$160 e a taxa SEVIS – para visto de estudante: U$200.

Para concluir, todo o processo para obtenção do visto para estudar nos EUA pode ser bastante complexo e demorado. Dessa forma, aconselhamos que você sempre procure a nossa assistência profissional para tirar o visto para o seu intercâmbio de idiomas.

Converse hoje mesmo com nosso especialista em visto de estudante e comece a preparar toda a sua documentação. Não se preocupe, estaremos ao seu lado em todo o caminho, até que você tenha a permissão para viajar em mãos! Boa viagem!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário