IE Intercâmbio e Viagem

Visto F1 – o que é, como solicitar e em que situações emitir

Visto F1 - o que é, como solicitar e em que situações emitir

Visto F1 - o que é, como solicitar e em que situações emitir

De questões burocráticas também se vive um intercâmbio e apesar de saber que às vezes essas podem dar dores de cabeça, nós estamos aqui para ajudar. Nesse sentido, hoje optamos por falar sobre visto, mais especificamente do visto J1. 

Para quem não sabe, alguns destinos no exterior exigem visto inclusive para menores estadias e é nisso que você precisa ficar atento durante o processo de pré-intercâmbio. O visto J1 é um dos tantos documentos emitidos por brasileiros para estudar fora. 

Nesse sentido, é importante frisar que alguns lugares permitem entrada e permanência de até 90 dias (3 meses) sem necessidade de emissão do documento. 

Portanto, o visto J1 é um visto temporário destinado a estudantes estrangeiros que desejam estudar nos Estados Unidos. Logo, o visto é válido pelo período do programa de intercâmbio. Por isso, o mesmo se faz necessário em programas como:

 

  • Curso de Idiomas
  • Universidade
  • College
  • High School

 

São diversos os tipos de visto, mas o F1 se aplica a diversas instituições educacionais no país e inclui o ensino em várias idades. Porém, é necessário ser aceito em uma instituição antes de fazer a solicitação do visto em questão.

Afinal, a sua aceitação nesse caso fará parte do processo de emissão. Mas, fique atento, a solicitação do visto vai depender do tipo de curso/programa que você vai aplicar, bem como de questões imigratórias. 

Como solicitar o visto F1

 

Primeiramente, é necessário decidir que tipo de programa você irá realizar no país. A partir disso, se matricular em uma instituição aprovada pelo SEVP e ser aceito na mesma. Assim que você for aceito, a mesma irá emitir um um formulário, denominado I-20.

Você será inscrito no SEVIS e deverá fazer um pagamento online. Posteriormente, será necessário marcar uma entrevista para solicitar o visto. Mas, fique atento, esse processo pode sofrer variações nas embaixadas e consulados. 

Em seguida, você deve preencher o formulário de solicitação de visto e posteriormente ir à entrevista. 

 

O que é o formulário I-2O

 

É um tipo de formulário de imigração onde as instituições de ensino qualificam o estudante a obter o visto F1. Nesse documento é possível encontrar algumas informações necessárias para o processo. Além disso, esse formulário é emitido somente após a matrícula do aluno.

 

Quais os requisitos para emissão do visto

 

  • Estudar em período integral;
  • Ter capacidade financeira de se manter nos Estados Unidos;
  • Manter residência em seu país de origem e demonstrar interesse em voltar;

 

Um ponto importante é que é possível sim renovar esse tipo de visto caso você tenha interesse em estender seu programa, se possível for. Porém, as situações são avaliadas e só a partir disso essa atualização de status pode ser feita.

Fica muito claro que a orientação de uma agência de intercâmbio durante esse processo é extremamente importante. Por isso, não deixe de seguir orientações de quem entende do assunto e pode ajudar da melhor forma.

 

Definitivamente, deu pra saber bastante coisa sobre o visto F1, não é? Porém, se restou alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas e eles vão solucionar toda e qualquer questão em detrimento desse assunto e de quaisquer outro sobre uma possível experiência no exterior. 

Por isso, se você deseja estudar nos Estados Unidos, esse momento é todo seu e você pode encontrar aqui na IE um programa ideal para a sua idade, seu perfil, seus objetivos e suas preferências. Não perca tempo e planeje sua viagem!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Sair da versão mobile