fbpx
halloween

Doces ou travessuras? A tradição do Halloween em diversos países

Na noite escura e sombria do dia 31 de outubro, seres de outros mundos vem à tona e, o que era para ser um dia cheio de terror e medo, se transforma em uma das festas mais divertidas do planeta…o Halloween. Eles buscam um único objetivo: se misturar entre os vivos para balançar o esqueleto e envolver a todos nesse clima assustadoramente alegre.

Mas, a pergunta é: você prefere doces ou travessuras? Preparamos uma lista de alguns países que durante o dia das bruxas, entram na brincadeira e saem pelas ruas com suas fantasias inspiradas em personagens de filmes de terror.  Viaje com a gente para onde os mortos fazem a festa acontecer….

Estados Unidos

O Halloween para os norte-americanos é como se fosse o carnaval aqui no Brasil. O país inteiro entra no clima sombrio. São adultos maquiados assustadoramente e crianças fantasiadas de monstros que passam nas casas pedindo doces. A população reserva uma certa quantidade de guloseimas, pois, se não tiver, vão ter que encarar as travessuras dessa galerinha.

Escolas, empresas e a sociedade se mobilizam para realizarem eventos em vários cantos das cidades e estados. Visita a atrações assombradas que são montadas em parques de diversão ou shoppings centers. O que vale é a criatividade, as brincadeiras e a interação entre as pessoas na comemoração da data. A famosa abóbora é item de decoração indispensável!

Irlanda

No país das esmeraldas e cheio de tradições medievais, o espírito do Halloween invade casas, empresas, ruas e contagia a todos. Desde os mais velhos, aos mais novos, saem pelas ruas desfilando com suas fantasias de arrepiar. É um final de semana inteiro com muitas atrações em todo o país.

Nessa época, os irlandeses que são supersticiosos por natureza, costumam comer um bolo de frutas chamado barnbrack – se a pessoa que come achar um anel no meio do bolo, significa que vai se casar em breve. As comemorações tradicionais também incluem jogos de cartas e caça ao tesouro.

Reino Unido

Nos países que integram o Reino Unido como Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, durante este dia, eles costumam comer pratos que fazem alusões à feitiços, preparam sucos de poções, o ‘elixir da bruxa’ (uma mistura de frutas e vegetais) e saboreiam alimentos de nomes esquisitos (vermes e dedos das bruxas, globo ocular, esqueletos de bolachas e pão de abóbora).

A comemoração acontece com fogueiras, desfiles com premiações aos participantes das fantasias mais criativas, fogos de artifício e tudo o que tem direito. Alguns se encontram para assistir filmes de terror, passear pelos parques enfeitados e pregar truques nas pessoas, ou, pedir doces nas casas, no caso das crianças.

China

A fusão cultural entre ocidente e oriente dar o ar da graça no Halloween. Quando chega final de outubro, os chineses se enfeitam, organizam bailes de máscaras, realizam festas e eventos com direito a concursos de melhores trajes. Penduram nas paredes monstros, gatos, espalham lanternas e abóboras por todo lado.

Taoístas e budistas acreditam que fantasmas retornam nesse período para visitar os vivos. Para garantir uma boa recepção, há muita comida e até mesmo apresentações de ópera especialmente para eles. Em uma das festas, é realizada a queima de dinheiro, tudo para o conforto dos entes queridos que já desencarnaram.

México

O dia dos mortos no México que antecede o dia das bruxas é celebrado com bastante vigor. Os mexicanos abraçam essa data com muitas festas, danças, atrações artísticas e fogos de artifício para envolver todo o país e fazer lembrar os que já se foram. Muitos encaram como uma data especial para as crianças realizarem travessuras de arrancar risos.

Brinquedos e doces são feitos para se assemelhar a esqueletos, caixões, a personificação de morte (La Muerta) e monstros com expressões engraçadas. Os adultos costumam sair para shows temáticos envolvendo o ambiente sombrio regado as músicas latinas.

E aí…qual desses destinos você viajaria para celebrar aqueles que já se foram? Embarque com a IE nesse intercâmbio cheio de lugares assustadoramente incríveis ou continue sendo assombrado pelos espíritos que te impedem de arrumar as malas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *