Doces ou travessuras? A tradição do Halloween em diversos países

Compartilhe:

Na noite escura e sombria do dia 31 de outubro, seres de outros mundos vem à tona e, o que era para ser um dia cheio de terror e medo, se transforma em uma das festas mais divertidas do planeta…o Halloween. Eles buscam um único objetivo: se misturar entre os vivos para balançar o esqueleto e envolver a todos nesse clima assustadoramente alegre.

Mas, a pergunta é: você prefere doces ou travessuras? Preparamos uma lista de alguns países que durante o dia das bruxas, entram na brincadeira e saem pelas ruas com suas fantasias inspiradas em personagens de filmes de terror.  Viaje com a gente para onde os mortos fazem a festa acontecer….

Estados Unidos

O Halloween para os norte-americanos é como se fosse o carnaval aqui no Brasil. O país inteiro entra no clima sombrio. São adultos maquiados assustadoramente e crianças fantasiadas de monstros que passam nas casas pedindo doces. A população reserva uma certa quantidade de guloseimas, pois, se não tiver, vão ter que encarar as travessuras dessa galerinha.

Escolas, empresas e a sociedade se mobilizam para realizarem eventos em vários cantos das cidades e estados. Visita a atrações assombradas que são montadas em parques de diversão ou shoppings centers. O que vale é a criatividade, as brincadeiras e a interação entre as pessoas na comemoração da data. A famosa abóbora é item de decoração indispensável!

Irlanda

No país das esmeraldas e cheio de tradições medievais, o espírito do Halloween invade casas, empresas, ruas e contagia a todos. Desde os mais velhos, aos mais novos, saem pelas ruas desfilando com suas fantasias de arrepiar. É um final de semana inteiro com muitas atrações em todo o país.

Nessa época, os irlandeses que são supersticiosos por natureza, costumam comer um bolo de frutas chamado barnbrack – se a pessoa que come achar um anel no meio do bolo, significa que vai se casar em breve. As comemorações tradicionais também incluem jogos de cartas e caça ao tesouro.

Reino Unido

Nos países que integram o Reino Unido como Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, durante este dia, eles costumam comer pratos que fazem alusões à feitiços, preparam sucos de poções, o ‘elixir da bruxa’ (uma mistura de frutas e vegetais) e saboreiam alimentos de nomes esquisitos (vermes e dedos das bruxas, globo ocular, esqueletos de bolachas e pão de abóbora).

A comemoração acontece com fogueiras, desfiles com premiações aos participantes das fantasias mais criativas, fogos de artifício e tudo o que tem direito. Alguns se encontram para assistir filmes de terror, passear pelos parques enfeitados e pregar truques nas pessoas, ou, pedir doces nas casas, no caso das crianças.

China

A fusão cultural entre ocidente e oriente dar o ar da graça no Halloween. Quando chega final de outubro, os chineses se enfeitam, organizam bailes de máscaras, realizam festas e eventos com direito a concursos de melhores trajes. Penduram nas paredes monstros, gatos, espalham lanternas e abóboras por todo lado.

Taoístas e budistas acreditam que fantasmas retornam nesse período para visitar os vivos. Para garantir uma boa recepção, há muita comida e até mesmo apresentações de ópera especialmente para eles. Em uma das festas, é realizada a queima de dinheiro, tudo para o conforto dos entes queridos que já desencarnaram.

México

O dia dos mortos no México que antecede o dia das bruxas é celebrado com bastante vigor. Os mexicanos abraçam essa data com muitas festas, danças, atrações artísticas e fogos de artifício para envolver todo o país e fazer lembrar os que já se foram. Muitos encaram como uma data especial para as crianças realizarem travessuras de arrancar risos.

Brinquedos e doces são feitos para se assemelhar a esqueletos, caixões, a personificação de morte (La Muerta) e monstros com expressões engraçadas. Os adultos costumam sair para shows temáticos envolvendo o ambiente sombrio regado as músicas latinas.

E aí…qual desses destinos você viajaria para celebrar aqueles que já se foram? Embarque com a IE nesse intercâmbio cheio de lugares assustadoramente incríveis ou continue sendo assombrado pelos espíritos que te impedem de arrumar as malas.

Receba nossas novidades