Escrito por: Marcelo Melo

Bagagem de mão: Confira os principais itens para levar a bordo

A bagagem de mão ainda é um tema que gera dúvidas entre os viajantes na hora de fazer um intercâmbio, …

Início » Blog IE Intercâmbio » Bagagem de mão: Confira os principais itens para levar a bordo

A bagagem de mão ainda é um tema que gera dúvidas entre os viajantes na hora de fazer um intercâmbio, ou qualquer outro tipo de viagem internacional. Isso porque há uma série de exigências que as companhias aéreas impõem sobre o que pode e o que não pode levar.

Antes de viajar, é importante organizar sua bagagem de mão com os itens que você considera indispensáveis para o seu uso pessoal, para que você tenha o maior conforto possível durante a viagem.

Sendo assim, preparamos este artigo para tirar suas principais dúvidas sobre o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão. Vamos lá?

O que é bagagem de mão?

Antes de vermos o que levar na bagagem de mão, vamos entender o que é bagagem de mão.

Bagagem de mão é tudo aquilo que pode ser levado com você durante o voo dentro de uma mochila, bolsa, ou até uma mala pequena.

Ou seja, são itens que não precisam ser despachados no momento do check-in e podem entrar com você no avião.

Cada companhia aérea tem suas regras, e é válido consultar com a sua companhia de viagem antes de organizar seus itens, mas normalmente, o tamanho da mala de bordo não pode passar de 45 cm de largura, 56 de comprimento, 10 cm de profundidade e ter no máximo 10 kg.

Onde colocar a bagagem de mão?

Em primeiro lugar, você deve saber que, assim que embarcar, você deve guardar a bagagem imediatamente. Essa é uma medida adotada pelas companhias aéreas como forma de segurança.

Sendo assim, a mala de bordo deve ser guardada na parte inferior da poltrona em frente a sua ou no bagageiro superior, e caso não haja poltronas de frente para você, guarde apenas na parte superior.

O que pode levar na bagagem de mão?

E agora, o que levar na bagagem de mão? Bom, normalmente, levamos na mala de bordo itens que são indispensáveis para o uso pessoal, e claro, alguns itens para uma distração durante a viagem, sendo assim, confira os principais itens permitidos:

  1. Aparelhos eletrônicos como celular, notebook, tablet, bateria portátil e afins;
  2. Documentos, dinheiro e cartões;
  3. Livros ou revistas;
  4. Itens básicos de higiene como escova de dente, creme dental, sabonete pequeno e absorvente (no caso das mulheres);
  5. Medicamentos com prescrição médica;
  6. Máscara para dormir.

O que não pode levar na bagagem de mão?

Na hora de arrumar as malas para viajar, alguns itens irão para a mala que será despachada. Veja alguns exemplos abaixo.

  • Objetos pontiagudos e cortantes de qualquer material devem ser devidamente embalados e guardados na bagagem que será despachada, como tesouras, lâminas de barbear, agulhas, facas e afins.
  • Embalagem com líquidos superior a 100 ml;
  • Produtos inflamáveis como isqueiro, maçaricos, aerossóis, perfumes e afins;

É importante lembrar que, quem faz uso de seringas para a aplicação de medicações, como insulina, por exemplo, deve ter a prescrição correta e garantir que todo o material esteja devidamente embalado.

Posso levar comida na viagem?

Sim, alimentos são permitidos na bagagem de mão, mas fique atento, pois há restrições de alimentos em alguns países, sendo assim, pesquise sobre o seu país de destino para que não haja nenhuma surpresa em sua viagem.

Dessa forma, você pode levar alimentos como:

  • Chocolate;
  • Sanduíches;
  • Biscoitos e bolachas;
  • Barra de cereais.

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão, é hora de escolher seu destino e planejar sua viagem!

Aqui na IE temos programas de intercâmbio para todos os gostos! Fale com um de nossos consultores e escolha o destino ideal para você!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio