COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on skype

HIGH SCHOOL

Faça o seu ensino médio no exterior.

O que é o High School?

O programa de High School é voltado para estudantes do ensino médio que desejam encarar a experiência de vivenciar a cultura local, adquirir fluência em um idioma, conhecer pessoas de diferentes lugares e, assim, fomentar seu crescimento pessoal e, consequentemente, profissional.

Nesse sentido, a modalidade de High School une a prática autêntica do idioma em situações rotineiras, desenvolvimento de autonomia e responsabilidade à atividades que integram o ensino médio no exterior.

Além disso, o período cursado do ensino médio no exterior pode ser aproveitado para compor a grade das disciplinas no país de origem do aluno.

Como funciona o High School?

A princípio, no programa de High School o aluno é submetido a um teste de idioma antes mesmo de efetuar a matrícula, visto que ele necessariamente precisa ter conhecimento a partir do nível intermediário.

Da mesma forma, o processo de matrícula para fazer o ensino médio nos Estados Unidos, por exemplo, contempla entrevista oral (teste de inglês), pagamento do depósito da matrícula para liberação e preenchimento de documento.

Após isso, existe a confirmação de aceitação do estudante pelo programa, reunião com a presença obrigatória dos pais, recebimento de documentos para solicitar o visto e a emissão de passagem aérea após o recebimento.

Ao retirar o dossiê para preenchimento, essas informações servirão para a escolha da família, caso esse seja o tipo de acomodação. Por isso, a necessidade de iniciar o processo de matrícula com antecedência de no mínimo 4 meses.

Dentro de um prazo de 30 dias após o recebimento do dossiê completo pelo programa, o aluno receberá uma carta informando o aceite do mesmo. Porém, o fato da documentação ter sido aceita pela IE, não exerce influência na aceitação automática pelo programa de High School.

As datas de início do programa de High School são sempre em Janeiro/Fevereiro ou Julho/Agosto e a duração depende da data escolhida, do destino e dos objetivos do aluno com o programa de intercâmbio para ensino médio.

Por fim, durante todo o período no exterior, o aluno é supervisionado pela escola, família ou mesmo um coordenador local, a fim de que seu comportamento esteja alinhado com as diretrizes necessárias.

  • Ter entre 15 e 18 anos (não podendo completar 19 anos durante o período do intercâmbio);
  • Obter conhecimento a partir do nível intermediário do idioma;
  • Deter notas acima da média adotada pela sua instituição no Brasil;
  • Estar cursando o ensino médio (estudantes que estiverem cursando o 2º semestre do 3º ano podem se inscrever para cursar um semestre letivo no exterior);
  • Possuir maturidade, responsabilidade, disciplina e independência;
  • Aplicação do Eltis Test;
  • Procedimento de seleção e colocação em uma casa de família voluntária;
  • Processo de colocação e matrícula em uma escola pública escolhida pela organização de programas de intercâmbio;
  • Reunião de orientação no Brasil para entendimento de pais e alunos;
  • Assistência da IE durante o intercâmbio;
  • Auxílio de um coordenador local que monitora a adaptação do estudante estrangeiro no país;
  • Seguro saúde com cobertura médico-hospitalar de emergência;

O tempo de duração do programa vai depender dos objetivos do aluno com o intercâmbio. Porém, o programa permite que o aluno tenha a opção de cursar parte ou todo o ensino médio no exterior.

 

  • Ano Acadêmico (duração de 10 meses);

  • Semestre Acadêmico (duração de 5 meses);


Sendo assim, quem opta pelo ano acadêmico, o início do programa acontece nos mês de Agosto para países do Hemisfério Norte (Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, etc)  e no mês de Janeiro para os países do Hemisfério Sul (Nova Zelândia, Austrália, etc). Já o semestre acadêmico acontece em Agosto/Setembro ou Janeiro.

high-school-infomacoes

Informações sobre o High School

Duração mínima1 semestre letivo
Idadede 15 a 18 anos
AcomodaçãoCasa de Família ou Residência Estudantil
Idiomaa partir do nível intermediário
Tipos de EscolaPúblicas e Particulares

Quais tipos de acomodação?

Em primeiro lugar, o programa de High School oferece duas opções de acomodação, que são as casas de família e as residências estudantis. Sendo assim, essa decisão é do aluno e deve ser pautada a partir de suas preferências e necessidades.

Casa de Família

As casas de família são caracterizadas por pessoas que se voluntariam para receber um estudante internacional em seu lar e, em troca, aproveitam para conhecer e aprender um pouco mais sobre novas culturas. Dessa forma, se o aluno opta por residir em casa de família, ele pode encontrar diversos tipos de núcleos familiares, que vão desde casal sem filhos, casal com filhos adolescentes, mães sem filhos, casal mais velho e por aí vai.

Residência Estudantil

Por outro lado, a acomodação em residências estudantis funciona como uma espécie de internato em que o aluno é acomodado no campus ou mesmo próximo a ele. Nesse sentido, em um dormitório, o aluno é supervisionado por um diretor ou um funcionário da escola designado para assegurar o bem-estar do aluno.

Promoções

Opções de modalidades High School

Logo depois da definição do perfil do aluno e de suas preferências e objetivos com o intercâmbio educacional, fica mais fácil definir qual a opção de programa ideal que contemple as necessidades desse aluno.

Por isso, em quase todos os destinos do programa de High School, existem opções de escolas privadas e públicas para que as prioridades e necessidades do aluno sejam supridas mediante a sua escolha de programa.

high school

High School Público

O estudante frequenta uma instituição de ensino pública e mora com uma família voluntária. Porém, o programa em questão oferece duas possibilidades para o estudante, o com escolha (permite que o mesmo opte por uma região de sua preferência) e o sem escolha (onde não há possibilidade de escolher uma região). Assim, a última opção acaba por contemplar alunos mais flexíveis, independentes e maduros. Em contrapartida a outra caracteriza alunos mais cautelosos, que optam por uma localização por questões mais pontuais, como conhecimento da região, locomoção, comodidade, etc. Um outro fator importante é que notas baixas e poucas informações sobre o estudante podem atrapalhar sua colocação.

high school

High School Distrital

A princípio, essa modalidade de programa funciona para estudantes que têm interesses em algumas matérias, atividades, esportes e regiões específicas. Logo, o diferencial no valor desse programa diz respeito à escolha da região e também das escolas públicas que cobram taxas para estudantes internacionais, os quais dispõem de um suporte diferenciado. Sendo assim, a diferença para um programa público é que a família recebe uma ajuda de custo para receber o estudante, mesmo as colocações acontecendo da mesma forma.

intercambio

High School Private

Com ênfase em alunos que buscam um foco mais rigoroso, essa modalidade de programa dá mais chances para quem tem o interesse futuro de cursar uma Universidade no exterior. Nesse sentido, é possível estender a duração do programa completando todo o ensino médio. Já em relação a acomodação, o aluno pode optar por residir em uma casa de família ou em alojamento (residência da escola).

Por que fazer High School?

Seja como for, optar pelo ensino médio no exterior é Ideal para quem deseja construir novas amizades, aprimorar um idioma, ter um estilo de vida diferenciado, imergir em uma nova cultura, além dos benefícios que uma experiência como essa pode gerar na carreira pessoal e profissional de alguém.

Além disso, aperfeiçoar um idioma na faixa etária que esses jovens que estão inseridos no programa de High School se encontram, se torna ainda mais prático e eficaz.

Cursar o ensino médio no Canadá, por exemplo, é ter a oportunidade de viver em um país bilíngue, seguro, multicultural, que conta com um ótimo custo de vida se comparado a outros países, além de toda qualidade de ensino e instituições.

Quem já viajou com a IE

Por que escolher fazer o High School com a IE?

A IE Intercâmbio e Viagem é especialista em Educação Internacional e Carreira e conta com mais de 20 anos de experiência no segmento. Logo, em todas as unidades da IE você encontra profissionais que estão extremamente aptos a esclarecerem todas as suas dúvidas e garantir a melhor experiência e atendimento para o seu intercâmbio. Sendo assim, com o foco incansável em inovar e em realizar sonhos e metas, a IE quer proporcionar experiências inesquecíveis através de toda a rede de agências e especialistas em todo o Brasil. Acreditamos que fazer parte da sua viagem nos torne mais fortes, autênticos e em constante evolução. Assim, optar por fazer o High School com a IE é ter acesso a um conjunto de vantagens que se estendem à facilidades de pagamento, isso para que as suas chances de viajar aumentem e esse desejo se torne real.

FALE COM A IE

Escolha como prefere falar conosco e envie a sua mensagem. Em breve um consultor entrará em contato.