Escrito por: Marcelo Melo

Custo de vida para um intercambista: veja como economizar

Que o intercâmbio está nos planos de muita gente todo mundo sabe, mas você já parou para pesquisar quanto será …

Início » Blog IE Intercâmbio » Custo de vida para um intercambista: veja como economizar

Que o intercâmbio está nos planos de muita gente todo mundo sabe, mas você já parou para pesquisar quanto será o custo de vida para um intercambista?

Quando você decide realizar um intercâmbio, seja para estudar outro idioma ou simplesmente para trabalhar, é necessária certa organização financeira e uma boa pesquisa sobre o custo de vida para um intercambista para não ser pego de surpresa.

Preparamos para este artigo, algumas informações sobre o custo de vida para um intercambista, além de algumas dicas para reduzir seus gastos durante sua estadia em outro país.

Qual o custo de vida para um intercambista?

Em primeiro lugar, para você entender melhor qual será seu custo para morar fora do Brasil, primeiro, precisa definir qual a sua cidade de destino e pesquisar bastante sobre os valores de acomodações, transporte, alimentação, lazer e entre outros gastos.

Esses custos podem variar muito de cidade para cidade. Outro fator determinante para seu custo de vida no exterior, é o estilo de vida que você irá levar durante o intercâmbio.

É claro que existem certos gastos que serão obrigatórios e não poderão faltar na sua organização financeira, que são:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Lazer.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses itens, e aproveitar para dar algumas dicas para reduzir o custo de vida no exterior.

Moradia

Os valores de aluguéis podem variar muito dependendo do seu país de destino, porém, na maioria deles, quanto mais distante do centro você estiver, mais em conta serão os valores.

Além disso, morar com outras pessoas é uma ótima opção para reduzir o custo de vida para um intercambista. Você irá dividir desde o aluguel até as principais contas como:

  1. Conta de água;
  2. Conta de luz;
  3. Conta de internet;
  4. Gás;
  5. Supermercado.

Além disso, existem programas de intercâmbio em que você pode ficar hospedado com uma família estrangeira sem pagar por isso. Se você for Au Pair nos Estados Unidos, por exemplo, além de receber para cuidar das crianças, a moradia está inclusa no programa.

Alimentação

Como vimos mais acima, o custo de vida no exterior vai depender muito do seu estilo de vida. Se você é do tipo que não gosta de cozinhar, se prepare para gastar um pouco mais.

Mas, se você cozinhar suas próprias refeições, com certeza seus custos serão bem mais baixos.

Transporte

Os custos do transporte irão depender da distância da sua hospedagem para sua escola, mercados, e outros locais que irão fazer parte do seu dia a dia.

Sendo assim, prefira andar de transporte público, como ônibus e metrô. E, se você tiver uma bicicleta, além de se exercitar um pouco, irá economizar muito mais!

Lazer

O lazer também está incluído no custo para morar fora do Brasil, mas também é um dos mais difíceis de economizar, afinal, o intercambista quer aproveitar tudo o que o país tem a oferecer.

Porém, existem maneiras para reduzir esses gastos. A maioria dos países oferecem atrações e pontos turísticos gratuitos, como parques e alguns museus, por exemplo.

Além disso, muitos países possuem ofertas especiais para estudantes – basta apresentar a sua carteirinha!

Intercâmbio com a IE

Agora que você conheceu um pouco sobre o custo de vida para um intercambista, escolha a sua cidade de destino, fale com um de nossos consultores e garanta essa experiência incrível que é o intercâmbio!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio