Escrito por: Marcelo Melo

Ensino Superior na Inglaterra: quais as modalidades disponíveis?

O Reino Unido é um país referência em qualidade de ensino. E com o ensino superior na Inglaterra, não poderia …

Início » Blog IE Intercâmbio » Ensino Superior na Inglaterra: quais as modalidades disponíveis?

O Reino Unido é um país referência em qualidade de ensino. E com o ensino superior na Inglaterra, não poderia ser diferente.

Na verdade, no ano de 2020 a universidade de Oxford foi eleita pela THE – Times Higher Education, como a melhor Universidade do mundo. O ensino superior na Inglaterra formou grandes nomes como: o escritor J. R. R. Tolkien, o astrofísico Stephen Hawking e o matemático Isaac Newton, sendo considerado um país que forma profissionais brilhantes que se destacam independente da área em que atuem. 

Portanto, no artigo a seguir, você vai entender mais sobre o ensino superior na Inglaterra: tipos de programas, formas de ingresso, dicas e muito mais!


Ensino Superior na Inglaterra: O que é o Foundation Year?

Enquanto no Brasil um aluno conclui o Ensino Médio no décimo segundo ano, na Inglaterra o aluno conclui no décimo terceiro ano.

Resumidamente, o Foundation Year é um curso que funciona como uma equivalência das grades curriculares dos países, além de preparar o aluno para o ensino superior na Inglaterra.

Portanto, todo jovem brasileiro que deseja fazer o ensino superior lá, deverá cursar o Foundation Year.

Algumas exceções podem ser aplicadas. Por exemplo, algumas universidades podem aceitar as notas do primeiro ano da faculdade brasileira (no caso dos estudantes que pensam em trancar a faculdade). Alternativamente, o Brasil conta com algumas escolas internacionais, que atendem os pré-requisitos de ingresso para o ensino superior na Inglaterra. 

Por fim, você também pode fazer o Ensino Médio na Inglaterra. A IE também oferece esta modalidade de intercâmbio. Saiba mais!


Cursos de Graduação

Os cursos de graduação oferecem inúmeras qualificações, que incluem:

  • Bacharelados,
  • Foundation Degree,
  • Diploma of Higher Education (DipHE),
  • Certificate of Higher Education e
  • Higher National Diploma (HND).

Geralmente, os Bacharelados têm a duração de três anos com aulas em período integral, mas podem variar a depender do curso optado. Os alunos são classificados em Ordinary ou Honours mediante o desempenho acadêmico.

Durante a graduação, os alunos completam o programa em uma área geral e depois se especializam em uma área específica. Tal área intitula-se major.


Fale com nossos especialistas via Whatsapp

Pós-graduação

Já os programas de pós-graduação incluem:

  • Especializações;
  • Programas profissionalizantes;
  • MBAs;
  • Cursos de convenção profissional;
  • Mestrados;
  • Doutorados.

Os cursos gerais de especializações, programas profissionalizantes, MBA’S e cursos de convenção profissional possuem aprofundamento em áreas específicas estudadas na graduação. Como se fosse um aperfeiçoamento de uma área que você se identificou e se dedicou.

Já os mestrados possuem duração de um ano e podem ser divididos em aulas e a realização de projetos de pesquisa (Taught Degree), semelhante ao mestrado brasileiro, ou sem aulas, apenas com pesquisa e dissertação (Research Degree).

Por outro lado, os cursos de doutorado possuem alto reconhecimento acadêmico e o estudante recebe o título de PhD após concluí-lo.

Para ingressar em qualquer um destes programas, é necessário apresentar um diploma de graduação e no caso de mestrado e doutorado, uma proposta de pesquisa.


Realize a graduação dos sonhos do Reino Unido

É importante você saber que no Reino Unido, assim como nos Estados Unidos, não existe vestibular. Mas os nossos consultores de intercâmbio estão à sua disposição para explicar todas as etapas de ingresso!

De modo geral, você precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Histórico escolar do Ensino Médio
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Exame de proficiência em língua inglesa (IELTS)
  • Carta pessoal de motivação (personal statement)

 

Com a IE, você pode cursar o Ensino Superior na Inglaterra de maneira segura e organizada! Que tal consultar um de nossos especialistas? Entre em contato e aproveite as nossas oportunidades!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário