Escrito por: Marcelo Melo

Estudar no Canadá: conheça opções e tudo sobre o país!

O Canadá é um dos destinos mais populares entre os brasileiros para fazer intercâmbio. No artigo a seguir, você vai …

Início » Blog IE Intercâmbio » Estudar no Canadá: conheça opções e tudo sobre o país!

O Canadá é um dos destinos mais populares entre os brasileiros para fazer intercâmbio. No artigo a seguir, você vai entender porque tantas pessoas escolhem estudar no Canadá.

Vamos apresentar para você um guia completo sobre estudar no Canadá: clima, características do país, vantagens, programas. Tudo para ajudar você nesta fantástica experiência! 

Dessa forma, você vai entender que estudar no Canadá é totalmente possível e esta experiência única vai conferir um grande diferencial para a sua vida pessoal e profissional!

 

Características do país

Estudar no Canadá: conheça opções e tudo sobre o país!

Com uma população de pouco mais de 38 milhões de habitantes, o Canadá é o quinto maior do mundo em extensão territorial. 

Está dividido em 10 províncias e 3 territórios e sua capital é Ottawa, com aproximadamente 1,4 milhões de residentes.

Altamente desenvolvido, possui excelente infraestrutura e proporciona um alto padrão de qualidade de vida para seus moradores, com segurança, saúde e educação de qualidade. Seu IDH é muito alto: 0,929.

Além de ser um dos países mais seguros do mundo, o custo de vida do Canadá é mais acessível se comparado a outros países de língua inglesa. Um fator importante para a tomada de decisão. 

As maiores cidades do país são também as mais procuradas para intercâmbio no Canadá. Veja as quatro mais populares:

  • Toronto, com quase 6 milhões de pessoas
  • Montreal, tem pouco mais de 4 milhões
  • Vancouver tem cerca de 2,5 milhões
  • Calgary possui aproximadamente 1,5 milhões

 

Como é o clima no Canadá

Estudar no Canadá: conheça opções e tudo sobre o país!

O clima do Canadá é caracterizado pela grande amplitude térmica. Em Toronto, por exemplo, a mínima no inverno pode chegar a -9°C, já a máxima no verão pode chegar a 27°C.

Mesmo assim, o país ainda te apresenta às lindas praias e te convida a encarar neve em alguns períodos do ano. Com muito verde, o país é perfeito para as atividades ao ar livre! Estudar no Canadá significa usufruir de belíssimas paisagens.

Veja o clima de Toronto nesse momento:

Um país receptivo a imigrantes

Outra característica muito vantajosa para os estrangeiros que vão estudar no Canadá é a enorme diversidade cultural do país. De fato, o Canadá é um dos países mais abertos a imigrantes estrangeiros e possui um dos programas de imigração mais robustos. O sucesso na aplicação destas políticas serve de referência para diversos países.

Assim, a população é muito receptiva aos estrangeiros, incluindo  os estudantes, que são muito bem recebidos e respeitados pela sua individualidade. E isto facilita muito a adaptação do aluno ao novo ambiente.

Por fim, uma das características mais marcantes do Canadá é que o país possui duas línguas oficiais: enquanto na província de Quebec a predominância é o francês, nas demais regiões é o inglês. 

Ambas são igualmente belas e charmosas à sua maneira. Porém, é importante ter isso em mente ao escolher a sua cidade do Canadá para fazer intercâmbio.  
  

Opções de programas para estudar no Canadá

Estudar no Canadá: conheça opções e tudo sobre o país!

Intercâmbio no Canadá com curso de idioma

 

Sem dúvida, o curso de inglês no Canadá é um dos mais procurados programas de intercâmbio no Canadá! Nele os estudantes têm a oportunidade de estudar o idioma e também de praticar muito a língua com a população nativa.

 

Além disso, ao fazer um curso de inglês no Canadá, o aluno poderá vivenciar uma experiência de profunda imersão cultural, conhecendo a cultura, os costumes e as tradições do povo canadense.

 

E ainda, interagir com demais estudantes do mundo todo, ampliando o seu networking e abrindo a cabeça para a diversidade étnica e cultural! 

 

Mas, além do curso de inglês no Canadá, o estudante pode optar por um curso de francês também! Na região de Quebec e Montreal, por exemplo, a língua francesa tem predominância e é amplamente falada pela população.

 

Olha que legal: você pode estudar inglês de manhã e aprender francês à tarde. Tudo no mesmo lugar! Muito show, não é mesmo?!

 

 

Férias Teen – Discover Vancouver

 

Outra opção para estudar no Canadá é o programa de intercâmbio Férias Teen – Discover Vancouver. Disponível na cidade de Vancouver, é destinado a alunos de 14 a 18 anos e acontece nos meses de julho e janeiro. 

 

E, como é nas férias, sem dúvida, é permeado de atividades de lazer e muita diversão! Veja os detalhes do que está incluído neste programa:

 

  • 20 aulas de inglês por semana
  • Atividades culturais e de lazer básicas
  • Acomodação em casa de família em quarto duplo com pensão completa
  • Acompanhamento dos guias brasileiros em todas as atividades
  • Material didático
  • Traslado de chegada e partida
  • Certificado de conclusão
  • Kit IE Teen

Assim, concilia o aprendizado das aulas de idiomas com passeios, eventos, brincadeiras e muito mais! Tudo com supervisão full time dos nossos super monitores!

 

Esta é uma experiência de vivência internacional, que estimula o crescimento pessoal e enriquece o repertório cultural dos alunos. 

 

Você vai estudar inglês no Canadá e ainda se divertir pra valer!

 

High School

 

Quem nunca sonhou em estudar em uma escola estrangeira e fazer amigos do mundo todo?! E ainda por cima, concluir de forma simultânea os estudos no Brasil! Maravilhoso, não é mesmo!? 

 

Assim é o programa High School, o famoso intercâmbio de ensino médio no exterior. Nele, o tempo que você passa estudando no exterior pode ser aproveitado para compor a grade das disciplinas no seu país de origem. 

 

O aluno pode optar ainda pela modalidade de High School em uma escola distrital (públicas) ou particular.

 

High School Distrital

Estudar no Canadá: conheça opções e tudo sobre o país!

O estudante escolhe uma região e aponta 3 escolas de maior interesse de acordo com as suas preferências. Nessa opção, o aluno fica hospedado com uma família que recebe uma ajuda de custo e as aulas são em uma escola pública.

High School Privada

O estudante escolhe a escola específica de interesse de acordo com as suas preferências. Nessa opção, o aluno fica hospedado com uma família que recebe uma ajuda de custo e as aulas são em uma escola privada.

Em síntese, o aluno pode optar por um semestre acadêmico, de 5 meses (início em Agosto/Setembro ou Janeiro), como também por um ano acadêmico, de 10 meses (início em Agosto para os países do Hemisfério Norte e Janeiro para os países do Hemisfério Sul).

 

Intercâmbio para Estudar e Trabalhar

Nesse programa, é possível estudar no Canadá em um curso superior ou profissionalizante e trabalhar de forma segura e legal

Com várias opções de emprego, este programa oferece ao estudante uma oportunidade única de aprendizado e desenvolvimento profissional. Confira os detalhes:

  • Duração mínima do curso: 24 semanas em curso profissionalizante
  • Carga horária mínima de aulas: 20 horas
  • Tempo do trabalho durante os estudos: até 20 horas por semana
  • Tempo do trabalho durante as férias: até 40 horas por semana 
  • Remuneração média: CAD 13/hora (varia por região)
  • Visto: no Brasil (deve-se solicitar a permissão de estudo e trabalho)
  • Não é válido para programa de idiomas.

     

Assim, além de potencializar o aprendizado da língua durante o trabalho, dá para ganhar uma grana e economizar para ajudar a pagar a viagem ou fazer aquela trip irada no fim do curso!

Além disso, trabalhar no exterior confere uma vivência profissional única, em um ambiente internacional, o que vai enriquecer muito o seu currículo! É só vantagem!

 

Universidade, College ou Faculdade no Canadá

Neste programa de intercâmbio, o estudante vai cursar uma graduação ou pós-graduação em alguma instituição de ensino superior, como uma Universidade ou um College, também conhecido como faculdade no Canadá.

 

Atualmente, você pode escolher cursos de diversas áreas, como: 

 

  • Administração
  • Marketing
  • Contabilidade
  • Engenharia
  • Psicologia
  • Relações Internacionais
  • Nutrição
  • Enfermagem
  • Tecnologia, dentre muitos outros.

Os cursos das faculdades no Canadá, na área de tecnologia, como Ciência da Computação, por exemplo, são bastante reconhecidos pelo mercado profissional.

 

São exemplos de profissões em alta demanda que, inclusive, aumentam as chances de imigração no Canadá.

 

A maior oferta de faculdades estão em Toronto e Vancouver, porém, ainda existem ótimas opções em cidades menores.

 

Confira agora, as super vantagens de fazer um intercâmbio para estudar no Canadá!

 

12 Vantagens de estudar no Canadá

Estudar no Canadá: conheça opções e tudo sobre o país!

Como citado anteriormente, o país possui alto grau de desenvolvimento econômico, social e tecnológico, o que proporciona diversas oportunidades para trabalhar após os estudos.

  1. Promove a autonomia do estudante
  2. Abre a cabeça para a diversidade cultural
  3. Enriquece o currículo profissional e acadêmico
  4. Possibilita conhecer outro país
  5. Viabiliza a imersão em outra cultura
  6. Amplia o networking profissional
  7. Aumenta a bagagem cultural e profissional
  8. Dá para trabalhar durante os estudos e ganhar em moeda estrangeira
  9. Promover uma formação acadêmica multidisciplinar
  10. Desenvolve a autoconfiança, a flexibilidade, a maturidade e o crescimento pessoal
  11. Entendimento do mercado profissional internacional
  12. Dá para aprender dois idiomas na mesma viagem

Além destas vantagens incríveis, as modalidades de acomodação para estudar no Canadá permitem grande interação com demais estudantes estrangeiros e a população local.

Na modalidade em que o estudante fica em uma casa de família, o estudante vai conviver com uma família local, como um legítimo canadense, absorvendo seus hábitos e costumes.

Isto facilita ainda mais o aprendizado da língua e o desenvolvimento pessoal.

Nas residências estudantis, o aluno poderá ter mais autonomia e compartilhar o ambiente com demais alunos, de diversas nacionalidades. Assim, vai aprender a respeitar e a se relacionar com pessoas de diversas nacionalidades e culturas!

Agora que você já conhece as melhores opções e as principais vantagens para estudar no Canadá, descubra as condições incríveis que a IE tem para te oferecer! Fale com nosso especialista hoje mesmo!

 

Referências: 

https://www.canada.ca/en.html

https://web.cs.toronto.edu/undergraduate/prospective

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário