Escrito por: Marcelo Melo

ETIAS – o que é, quem precisa emitir, como solicitar e quanto pagar

Você já ouviu falar sobre ETIAS? Provavelmente não e, é por isso, que hoje nós decidimos falar um pouco sobre …

Início » Blog IE Intercâmbio » ETIAS – o que é, quem precisa emitir, como solicitar e quanto pagar

Você já ouviu falar sobre ETIAS? Provavelmente não e, é por isso, que hoje nós decidimos falar um pouco sobre esse assunto. Então você descobrirá o que é, como solicitar, quem precisa emitir e quanto é necessário pagar.

Mas, antes de mais nada, saiba que se você tem interesse em conhecer ou fazer um intercâmbio pela Europa, é interessante que você pelo menos saiba para que serve o ETIAS, certo? Isso porque em qualquer viagem para o exterior, é preciso estar atento a algumas questões burocráticas, por exemplo.

Nesse sentido, ETIAS é uma sigla que significa Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem. Logo, a União Europeia deu vida a esse programa de Autorização de viagem com a intenção de proteger e reforçar as fronteiras do continente.

Por isso, o programa de ETIAS será necessário para entrar em algum país que seja membro do Schengen (são 26 membros que compõem esse espaço). Confira abaixo alguns dos países que solicitam um ETIAS válido para entrada em seus respectivos territórios:

  • Alemanha
  • Hungria
  • Holanda
  • Portugal
  • Grécia
  • Suécia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Dinamarca

Além disso, alguns destinos da União Europeia, não precisam do ETIAS, por não fazerem parte do Schengen, são eles:

  • República da Irlanda
  • Romênia
  • Bulgária
  • Croácia
  • Chipre
  • Reino Unido
  • Irlanda do Norte

A UE é formada por diversos países e isso se deu com o decorrer dos anos. Afinal, comente em 1951 alguns países se uniram com intuito de contribuir economicamente falando. Mas, atualmente, a UE já soma 27 países em sua constituição.

O ETIAS para Europa funciona como uma espécie de autorização para a entrada de visitantes estrangeiros em alguns países. Ele foi desenvolvido com foco em estadias curtas, com duração de até 90 dias, tendo o foco maior em viajantes de turismo e negócios.


Procure a IE mais próxima de você

Como solicitar e quanto pagar pela emissão do ETIAS

Você pode solicitar um ETIAS de forma online, preenchendo o formulário de inscrição com todos os seus dados pessoais. É necessário ter um passaporte válido nesse momento, certo? Além disso, é preciso preencher um questionário com algumas perguntas básicas.

Após o envio do formulário, é necessário pagar uma taxa, a qual será cobrada em euros. Posteriormente, a sua solicitação do ETIAS será processada pelo sistema que emite o documento.

Dessa forma, se o seu pedido for autorizado com sucesso, você receberá uma confirmação e junto a ela, o ETIAS. Porém, se a sua solicitação for negada, você será avisado, por e-mail, qual o motivo que fez você não ter sido aceito. Mas não se preocupe, é possível recorrer nesses casos.

Um detalhe importante: a autorização de viagem ETIAS passa a ser obrigatória a partir do final do ano de 2021. O custo de autorização será de 7 euros para maiores de 18 anos e o pagamento é realizado em cartão de crédito ou débito. Os menores de 18 anos são isentos do pagamento.

Se tratando de brasileiros, ainda não é obrigatória a emissão do ETIAS. Porém, ao que consta, a partir do final 2022 os cidadãos brasileiros também deverão recorrer a autorização para entrar nos países do Espaço Schengen. Por isso, fique de olho na data da sua viagem, talvez você precise recorrer a essa solicitação.

Logo, a autorização do ETIAS será necessária para brasileiros que viajam à Europa tendo como fins questões comerciais, médicos, de trânsito e turísticos. Por isso, fique atento ao tipo de viagem que você realizará para o destino, essa documentação pode sofrer alteração.

Além disso, é preciso solicitar o ETIAS com antecedência, certo? Apesar de ser um processo que não é demorado como a solicitação de um visto, o recomendável é que você tenha antecedência.

Validade do ETIAS e documentos para emissão

Por fim, o ETIAS é válido por três anos a partir da data de emissão. Mas, se o seu passaporte vencer antes disso, a autorização não é mais válida. Ou seja, venceu o passaporte, nova emissão do ETIAS deve ser feita.

Se tratando da documentação necessária para solicitar o ETIAS, é necessário passaporte dentro da validade (entre 3 a 6 meses pelo menos), cartão (débito ou crédito) e um e-mail pessoal onde você receberá a autorização.

Vale lembrar que, em todo caso, quando você for realizar alguma viagem para o exterior, é de extrema importância que você avalie, junto de profissionais experientes, o que é de fato necessário para a realização desse processo. Assim, você evita ser pego de surpresa e consegue resolver algumas questões.

Se tratando de intercâmbio, em destinos europeus é possível realizar alguns programas no exterior, abaixo você confere a lista das possibilidades que você dispõe aqui na IE:

  • Curso de Idiomas
  • Estudar e Trabalhar
  • High School
  • Universidade
  • Mochilão

Enfim, modalidades que envolvem estudo e/ou trabalho, bem como turismo. O programa de Mochilão, por exemplo, é uma daquelas opções para quem quer se divertir, conhecer muitos lugares em uma única viagem e não quer se preocupar com roteiro, acomodação e transporte. Fica a dica aos turistas de plantão!

Definitivamente, se você ainda tem alguma dúvida sobre o ETIAS, esse é o momento de entrar em contato com algum dos nossos especialistas em intercâmbio e viagens para ter respostas mais concretas. Além disso, se você quiser saber quais programas temos disponíveis na Europa, eles também podem te ajudar nessa.

Afinal, é imprescindível que você tenha em mente os seus objetivos de viagem. Assim, a escolha do destino e do programa fica mais fácil, cumprindo seu desejo de viver uma experiência no exterior.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário