Escrito por: Marcelo Melo

IDH da Alemanha: Conheça a maior potência econômica da Europa! 

Descubra qual é o IDH da Alemanha, um dos mais altos do mundo! Confira os motivos para o IDH da Alemanha ser tão alto e conheça a potência da Europa!

Início » Blog IE Intercâmbio » IDH da Alemanha: Conheça a maior potência econômica da Europa! 

O IDH da Alemanha é considerado um dos mais altos do mundo, além disso, o país tem grande relevância nas decisões locais e mundiais, atraindo intercambistas do mundo todo!

Isso porque, o IDH da Alemanha influencia na qualidade de vida local, dominando o cenário econômico, e se tornando a maior potência econômica da Europa, atualmente. 

E para você conhecer um pouco mais sobre o IDH da Alemanha, criamos esse artigo com informações sobre a qualidade de vida no país e o seu Índice de Desenvolvimento Humano. Vamos lá? 

Qual é o IDH da Alemanha?

Primeiramente, o IDH da Alemanha é de 0,947, ocupando o 6º lugar no ranking mundial, ou seja, a Alemanha está no TOP 10 países com melhor qualidade de vida

Sendo assim, a Alemanha fornece um excelente desempenho em vários aspectos de bem-estar, como:

  • Qualidade no meio ambiente;
  • Qualidade de vida;
  • Educação de ponta;
  • Segurança.

Dessa forma, a Alemanha é o país mais rico da Europa e maior potência europeia, além de ser quarta maior economia do mundo, atrás apenas dos EUA, China e Japão.

Por isso, intercâmbio na Alemanha é o sonho de vários estudantes, pois é uma experiência única e que enriquece o currículo em diversos aspectos. 

Isso porque, o intercambista pode estudar e trabalhar na Alemanha, e aproveitar o melhor que o país tem para oferecer, com um ótimo salário mínimo, em média 9,60€ por hora (2022).

Porque a economia da Alemanha é tão forte?

A economia da Alemanha é tão forte não apenas pela qualidade de vida, mas pela gestão e planejamento de qualidade do país. 

Portanto, existem vários fatores que influenciam nessa potência, confira um pouco mais sobre o pilar da força econômica da Alemanha: 

  1. O importante papel da indústria;
  2. Economia mais aberta;
  3. Força de pequenas e médias empresas;

O importante papel da indústria 

Os setores mais fortes são os que envolvem indústria eletrônica, construção de automóveis, química e engenharia mecânica.

A participação de 22,9% da indústria no valor acrescentado bruto da Alemanha, é maior que todos os países do G7. 

Por isso, morar na Alemanha e ter a oportunidade de participar dessa indústria, agrega muito valor para o currículo, podendo abrir portas ao redor do mundo.

Economia mais aberta

Levando em consideração a importância do comércio exterior para o PIB (Produto Interno Bruto), a Alemanha é a economia mais aberta do G7.

Ou seja, a soma das importações com relação ao PIB do comércio exterior é de 84,4%. 

Esse também é um dos motivos pelos quais as pessoas desejam estudar na Alemanha. 

Força de pequenas e médias empresas

Representando 99,6% das empresas alemãs, mais de mil delas são chamadas de “Hidden Champions”, empresas líderes de mercado, que são pouco conhecidas pelo público.

Por isso são considerados o motor da economia alemã, e muitas pessoas decidem morar na Alemanha pelo mesmo motivo, a chance de enriquecer o currículo no mercado de trabalho. 

Descubra mais sobre o IDH da Alemanha com a IE

Fazer intercâmbio na Alemanha, um dos países com maior IDH, é uma oportunidade de aproveitar uma qualidade de vida incrível, conhecer um lugar cheio de história e estudar em instituições de ensino de qualidade. 

E agora que você já sabe mais sobre o IDH da Alemanha, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e realize de vez seu sonho de intercâmbio!