Quem pretende fazer intercâmbio em Malta encontra na Ilha do Gozo o destino perfeito para uma pausa no ritmo de estudos e trabalho. Afinal, trata-se de uma ilha menor e mais tranquila que a ilha principal.
Quer dizer, Gozo tem um ar interiorano, com vilarejos charmosos, paisagens naturais e um estilo de vida mais tranquilo. Agora, quer saber a melhor parte? Essa ilha está a poucos quilômetros de St. Julian’s, onde fica uma das principais instituições educacionais de Malta.
Assim, é fácil encaixar uma visita a Gozo na sua rotina de intercâmbio, seja em um fim de semana ou em um feriado prolongado. Até porque, ir para um ambiente mais calmo ajuda a aliviar o estresse e retomar os estudos ou o trabalho com mais foco.
Então, você já pensou que, às vezes, sair um pouco do roteiro é o que falta para seguir mais longe? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre esse destino maltês!
Onde fica a Ilha de Gozo?
A Ilha do Gozo faz parte do arquipélago de Malta, que fica no sul da Europa, no Mar Mediterrâneo, bem próximo da Sicília, na Itália.
Para facilitar a visualização: ao sair do sul da Itália, é só imaginar um deslocamento de cerca de 80 km rumo ao sul, e lá está Malta. Dentro desse arquipélago, Gozo é a 2ª maior ilha, ficando atrás apenas da Ilha de Malta, onde estão as principais cidades e serviços.
Gozo está a aproximadamente 6 km ao norte da Ilha de Malta, separada por um trecho de mar tranquilo. Se você estiver em St. Julian’s, cidade bastante procurada por estudantes internacionais, a viagem até Gozo leva em torno de 56km.
Ou seja, é totalmente viável incluir Gozo no seu roteiro de intercâmbio, mesmo que a base dos seus estudos e trabalho seja St. Julian’s. Você tem acesso à estrutura urbana quando precisa estar focada na carreira, e a poucos quilômetros dali, encontra um refúgio para ampliar sua experiência internacional.
Como chegar à Ilha de Gozo?
A forma mais comum (e a única se você pretende levar um carro) é atravessar de ferry (balsa) entre o norte da ilha de Malta e o porto de Gozo.
- De onde sai? Do porto de Cirkewwa, no norte da Ilha de Malta;
- Para onde vai? Até o porto de Mgarr, em Gozo;
- Quanto tempo leva? Cerca de 25 minutos de travessia;
- Com que frequência sai? A cada 45 minutos.
Porém, se você prefere algo mais direto saindo da capital, existe outra ótima alternativa.
- De onde sai? Do terminal de Valletta;
- Para onde vai? Também até o porto de Mgarr;
- Duração – cerca de 45 minutos.
Agora, se você estiver em St. Julian’s, onde fica uma das maiores universidades de Malta, essas são as possibilidades:
- mais econômica – ônibus até Cirkewwa + ferry, com cerca de 1h40 de viagem;
- mais rápida – carro + ferry, com aproximadamente 1h de duração.
O que fazer na Ilha de Gozo?
A seguir, listamos alguns dos principais atrativos da ilha, todos acessíveis e que cabem bem em um roteiro de intercambista.
Citadella de Victoria
A primeira parada imperdível em Gozo é a Citadella, localizada no centro da ilha, na cidade de Victoria, a capital e também o principal centro urbano. Antigamente chamada de Rabat, Victoria recebeu esse nome em homenagem à rainha da Inglaterra, afinal, Malta foi uma colônia britânica até 1964.
A Citadella é uma fortaleza histórica, no alto de uma colina, e foi totalmente restaurada nos últimos anos. Assim, o ponto alto – literalmente – é a vista de 360° que se tem do topo das muralhas. No inverno, os campos ao redor ficam verdes; no verão, o cenário muda para tons de amarelo e marrom.
Ramla Bay
Localizada ao norte de Gozo, Ramla Bay é uma das praias mais conhecidas da ilha, e com razão. O que mais chama atenção por lá é a cor da areia, que tem um tom avermelhado.
Durante o verão, a praia conta com uma estrutura simples, mas funcional: quiosques, aluguel de cadeiras e guarda-sol e um clima tranquilo. Fora da alta temporada, o cenário continua bonito, mas é bom levar água e algum lanche, já que os serviços funcionam em horários reduzidos.
Blue Hole
Localizado em Dwejra Bay, o Blue Hole é uma daquelas formações naturais que chamam atenção logo de cara. O nome já entrega: trata-se de uma espécie de “poço” de água do mar esculpido pelas ondas e pelo vento ao longo de muitos anos.
O Blue Hole tem cerca de 10 m de diâmetro e 16 m de profundidade, e conecta com o mar aberto por um grande arco submerso. Isso torna o lugar um dos melhores pontos de mergulho com cilindro da Europa.
Para quem gosta de snorkel ou apenas quer nadar, também é possível aproveitar a experiência, desde que o mar esteja calmo. Porém, a caminhada até o Blue Hole passa por rochas e pode ser um pouco exigente em alguns trechos, então vale usar um tênis confortável e ir com calma.
Faça intercâmbio em Malta com a IE
Como você acompanhou, se precisar de uma pausa dos estudos e trabalhos em Malta, a Ilha do Gozo está ali pertinho. Esse é um refúgio tranquilo, com paisagens naturais e vilarejos acolhedores, ideal para você voltar à rotina com mais foco e produtividade.
Para completar, a Ilha do Gozo perto de St. Julian’s, onde está localizada uma das maiores instituições de ensino do país, além de boas oportunidades de trabalho.
Então, se você planeja estudar, trabalhar e viver uma experiência completa em Malta, fale com a IE Intercâmbio! A nossa equipe te orienta em cada etapa – do planejamento à chegada no destino – com programas personalizados para o seu momento atual.




