Já imaginou aproveitar a aposentadoria para realizar o sonho de estudar no exterior? O intercâmbio para terceira idade é uma prova de que nunca é tarde para aprender.
E por isso, essa experiência de intercâmbio para terceira idade tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas com mais de 60 anos.
Sendo assim, neste texto, vamos explicar como funciona o intercâmbio na terceira idade, quebrar alguns mitos relacionados à idade e mostrar por que essa experiência vale a pena.
O que é o intercâmbio para terceira idade?
O intercâmbio para terceira idade é uma oportunidade para pessoas com mais de 60 anos estudarem no exterior e vivenciarem novas culturas.
Ele é ideal para quem deseja aprender um novo idioma, fazer um curso específico ou simplesmente viver uma experiência internacional em um ambiente seguro.
Os programas oferecidos para esse público normalmente disponibilizam turmas que são formadas apenas por alunos com 50 ou 60+.
Qual o limite de idade para fazer intercâmbios?
A boa notícia é que não existe limite de idade para fazer intercâmbio!
Instituições de ensino ao redor do mundo recebem estudantes de todas as faixas etárias, sendo assim, o intercâmbio para mais de 60 é totalmente possível.
O mais importante aqui, é a sua disposição em aprender e vivenciar uma nova cultura.
Muitos programas são desenvolvidos para atender às necessidades de pessoas maduras, com horários flexíveis, turmas pequenas e suporte completo para que a adaptação seja tranquila.
Quais cursos são indicados para quem tem mais de 60 anos?
Se você tem mais de 60 anos, há 2 opções de cursos que podem se adequar aos seus interesses e objetivos.
Veja abaixo alguma das opções mais procuradas:
Cursos de idiomas
Ideais para quem quer aprender ou aprimorar uma língua estrangeira, como inglês, espanhol, francês ou italiano.
Dessa forma, você pode fazer um intercâmbio de idiomas mesmo que você não saiba nada de inglês, espanhol, ou outras línguas.
Além disso, esses programas oferecem turmas específicas para adultos e idosos, com um ritmo de aprendizagem adaptado.
Ensino superior
Quem disse que você não pode voltar para a sala de aula? Universidades no exterior aceitam alunos de todas as idades, sem restrições.
Com tantas opções, basta escolher a área que mais desperta o seu interesse.
Porém, é importante lembrar que, para estudar em uma universidade no exterior, é necessário falar o idioma do país que você escolher.
É possível aprender inglês na terceira idade?
Com certeza!
A ideia de que é difícil aprender inglês na terceira idade é apenas um mito.
Pesquisas mostram que o aprendizado de idiomas continua sendo eficaz em qualquer idade, especialmente quando o ensino é adaptado ao ritmo do aluno.
Além disso, estudar em um país onde o inglês é a língua nativa, facilita muito o processo, já que você pratica o idioma no dia a dia.
A convivência com colegas de sala e moradores locais também aumenta a confiança na comunicação, tornando o processo de aprendizagem ainda mais prazeroso.
Vale a pena fazer intercâmbio depois dos 60?
Já podemos te adiantar que sim, vale a pena.
As vantagens do intercâmbio para a terceira idade vão muito além do aprendizado.
Ele fornece benefícios que transformam a qualidade de vida. Veja abaixo alguns dos principais:
- Manter a mente ativa e em constante aprendizado
- Conhecer novas culturas e costumes
- Fazer amizades com pessoas do mundo todo
- Superar desafios pessoais
- Realizar o sonho de viajar para o exterior
Mergulhar em uma nova cultura é uma experiência e tanto, que te permitirá expandir seus horizontes e ter uma nova perspectiva de vida.
Além disso, estudos mostram que aprender coisas novas e viajar estimulam o cérebro e ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer, por exemplo.
Por isso, o intercâmbio para mais de 60 é uma oportunidade única para conhecer pessoas de diferentes países e culturas, sair da zona de conforto e ter uma outra visão de mundo.
Relato de quem já fez intercâmbio
João Alexandre tinha 50 anos de idade quando ficou desempregado e resolveu dar a volta por cima fazendo um intercâmbio.
Mesmo ouvindo dizer que isso era para pessoas mais jovens, ele não se intimidou e arrumou as malas para desembarcar no Canadá. O objetivo: aprimorar o inglês e realizar o sonho de quando ainda era adolescente.
Segundo ele, procurou a IE Intercâmbio do Rio de Janeiro para ver os pacotes de viagem para o filho. Mas, foi lá que pensou na possibilidade de também viver essa experiência cultural.
“Casei para depois estudar. Cheguei em casa e expliquei para a minha mulher que eu sempre quis fazer um intercâmbio. Quando eu era mais jovem, não pude realizar por questões financeiras”, disse.
O intercâmbio
Comunicativo, confiante e focado na experiência que iria viver, João desembarcou em Toronto, a cidade canadense mais cosmopolita. O intercambista ficou hospedado em uma casa de família (homestay). O curso escolhido foi com a duração de um mês e, na sala de aula, conviveu com pessoas de todas as idades.
“As pessoas ficavam assustadas quando viam um cara de 50 anos fazendo intercâmbio. Mais da metade da escola era composta por jovens. O legal de tudo isso é que todos se admiravam com a minha história. Me apoiaram e pude fazer muitos amigos”, relembrou.
João aproveitou o intercâmbio para explorar lugares, fazer tours e conhecer amigos de toda a parte do mundo, uma vez que, o Canadá é um destino bem diversificado com pessoas de várias nacionalidades. Além disso, o aluno conta que não perdia os happy hours e se divertia com a turma.
Intercâmbio não tem idade
Depois que o gerente de recursos humanos voltou para o Brasil, foi a vez do filho dele também aproveitar a vivência internacional.
“Meu filho está nos EUA fazendo o programa work experience com a missão de trabalhar, fazer contatos, buscar um emprego pelo seu desempenho e, quem sabe no futuro, passar morar lá por conta própria”, disse.
Explore o mundo com o intercâmbio em qualquer idade
O intercâmbio é uma oportunidade única de viver novas experiências, aprender, crescer e fazer novas amizades em qualquer idade.
E se você sempre sonhou em conhecer o mundo, tire suas dúvidas com um especialista em intercâmbio para terceira idade e viva o sonho de viajar para o exterior.
