IE Intercâmbio e Viagem

Mochilão para viajar pelo mundo: experimente esta grande aventura!

Mochilão para viajar pelo mundo: experimente esta grande aventura!

Você já pensou em fazer um mochilão para viajar pelo mundo? Pois saiba que este é o sonho de muitos estudantes de intercâmbio e viajantes aventureiros! Esta descolada modalidade oferece uma experiência única de vivência internacional, com muita interação pessoal.

Nesse sentido, ao optar pelo mochilão para viajar, você vai interagir intensamente com as pessoas dos outros países e vivenciar muitas culturas e tradições interessantes. Além disso, deve estar preparado para todo tipo de surpresas!

Isto porque, a modalidade de mochilão para viajar é uma maneira mais informal de conhecer o mundo. Assim, muita gente gosta de viajar como mochileiro justamente para curtir a espontaneidade e aprender a lidar com o improviso, enfrentando cada situação nova.

Além disso, é uma excelente opção para viajar com um custo mais acessível, autonomia, flexibilidade e possibilidade de interagir intensamente com a população local, aprimorando ainda mais o seu idioma estrangeiro! Realmente, é o maior barato!

Contudo, mesmo a viagem mais aventureira, deve ter um planejamento prévio mínimo, cobrindo os principais tópicos da jornada, como por exemplo, destinos, regras e documentação, tempo, dentre outros aspectos.

Portanto, vamos te dar algumas dicas para você preparar todos os detalhes do seu mochilão para viajar com segurança e tranquilidade. Porém, sem deixar de lado a imersão cultural e o aprendizado proporcionados pela informalidade desta modalidade de viagem.

Dicas de mochilão para viajar

A primeira coisa a fazer é, com toda a certeza, comprar uma mochila do tipo cargueira, que seja adequada para a viagem. Ela deve ser grande o suficiente para levar toda a sua (pouca) bagagem, ser impermeável e ter muitos compartimentos para guarda de itens separados.

Você pode optar por modelos com capacidade de 35, 40, 50 ou mais litros, dependendo da sua capacidade de transportar peso. Você deve escolher a mochila para viagem da mesma forma que compra roupa, ou seja, experimentando. 

Então, coloque-a nas costas, caminhe, abaixe, sinta o equilíbrio da mochila e como ela se adapta à sua ergonomia. Verifique a composição do tecido, costuras, fechos e compartimentos. 

Certifique-se de que o material é bem resistente e, dê preferência, aos modelos à prova d’água! Além disso, após a compra, utilize a mochila em casa, em pequenos passeios ou caminhadas, para você ir se acostumando e ver se não precisa trocar o modelo, por exemplo. 

Assim, não deixe para descobrir que a mochila não presta, no meio da sua viagem!

Outra coisa é que, normalmente, costuma-se caminhar muito nas viagens de mochilão e, por isso, é fundamental levar na mochila somente o essencial – travel light! E utilize tênis ou botas apropriados para caminhar, de preferência, impermeáveis e termo-isolantes.

 

Onde ir

Em seguida, planeje o roteiro com antecedência e prefira destinos próximos entre si e mais baratos, onde você não perderá muito tempo em deslocamento e poderá ficar mais tempo. Durante uma viagem pela Europa, por exemplo, priorize países limítrofes.

Leve em conta, igualmente, o clima e a estação do ano, pois você não quer caminhar sob sol escaldante, fortes chuvas e nevascas… 

A princípio, considere os atrativos turísticos, a gastronomia, a cultura, os costumes, a legislação local, os aspectos geográficos, a distância e o tempo para chegar, assim como o custo de vida local para turistas. 

Nesse sentido, para viajar barato, procure por atividades gratuitas e datas quando há gratuidade na entrada de algumas atrações, como museus e galerias de arte. 

Além disso, priorize a utilização do transporte público, que, de uma forma geral, é seguro e de ótima qualidade. Dá para economizar uma boa grana!

 

Documentação

Antes de mais nada, verifique a necessidade do visto de entrada no país. Assim como, da exigência do Certificado Internacional de Vacinação, da apresentação de uma declaração de bens, de um atestado médico, de um seguro de viagem, dentre outros documentos. 

Assim, para maior segurança e praticidade, você pode digitalizar todos os seus documentos importantes, como identidade, carteira de motorista, passaporte, comprovantes de seguro, certificado de vacinação, atestados, dentre outros.

Então, isto pode te ajudar muito a resolver sérias questões, no caso de perda ou roubo durante a viagem.

 

Em conclusão, com todas estas dicas, agora você pode organizar o seu mochilão para viajar e se aventurar por este mundão afora! Conte sempre com nossa experiente equipe para te orientar em todos os detalhes desta, que pode ser a melhor viagem da sua vida!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Sair da versão mobile