Escrito por: Marcelo Melo

Saiba o que é Au Pair nos EUA, como funciona e quem pode fazer

Conheça todos os detalhes do programa de intercâmbio Au Pair. Confira depoimentos incríveis de quem está fazendo Au Pair nos EUA.

Início » Blog IE Intercâmbio » Saiba o que é Au Pair nos EUA, como funciona e quem pode fazer

Trabalhar no exterior e ainda fazer um curso de inglês é uma oportunidade maravilhosa para praticar e aprimorar ainda mais o idioma. E ainda, enriquecer o currículo com uma legítima vivência da cultura dos EUA! Então, fique com a gente e saiba o que é Au Pair.

Porém, antes de saber o que é Au Pair, você precisa entender que este programa de intercâmbio é bem diferenciado e um dos mais econômicos que existem. Ele reúne trabalho, vivência com uma família americana e oportunidades de estudo durante o período nos EUA.

Sendo assim, neste post completo, vamos explicar tudo para você: o que é Au Pair, como funciona, como ser Au Pair, o que está incluído no programa e quais as maiores vantagens deste popular intercâmbio para trabalhar legalmente no exterior.

O que é Au Pair?

Antes de mais nada, um programa de intercâmbio Au Pair é uma maneira diferenciada de vivenciar a cultura americana tal qual ela é, convivendo com os habitantes do país e compartilhando intensamente seu cotidiano. 

Durante o programa, a intercambista vai provar a gastronomia do país, conhecer as tradições e os costumes locais, entender os hábitos das pessoas, participar dos eventos culturais mais significativos para os americanos e, acima de tudo, falar muito inglês!

Sem dúvida, é uma profunda imersão cultural!

Tecnicamante, é um programa de trabalho remunerado no exterior, voltado para candidatas do sexo feminino que desejam morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos. 

Nesse sentido, também é possível fazer um curso de idiomas nos horários de folgas.

O trabalho de Au Pair consiste em acompanhar em tempo integral as crianças em suas atividades diárias, como se fosse uma irmã mais velha. Levar e buscar na escola, na casa de amigos e acompanhar atividades extraclasse são algumas tarefas da Au Pair nos EUA.

A família pode, ainda, solicitar algumas tarefas domésticas relacionadas à criança. 

A duração mínima do programa de intercâmbio Au Pair é de 12 meses, ou seja, a intercambista deve se comprometer a ficar no programa por pelo menos 1 ano. Contudo, este período pode ser ampliado para mais seis, nove ou 12 meses.

Como funciona o programa Au Pair?

Entenda o perfil das famílias que vão recebê-la, como você vai ficar hospedada e quanto vai ganhar no programa de intercâmbio Au Pair nos Estados Unidos.

Como são as famílias anfitriãs?

Geralmente, as famílias que contratam uma Au Pair nos EUA possuem de um a quatro filhos, com idade entre 3 meses e 12 anos. 

Elas são abertas à diversidade cultural e têm grande prazer em conhecer e receber estrangeiros. 

Tipicamente, já receberam outras babás de outras nacionalidades e têm facilidade de se comunicar e grande respeito pela Au Pair.

Como é a acomodação da Au Pair?

No intercâmbio Au Pair, a intercambista mora na casa junto com a família e participa das atividades como se fosse um membro da família. 

Tem um quarto individual confortável e não precisa gastar com as despesas domésticas, como alimentação, energia, internet, telefone, aquecimento, dentre outras.

Quanto ganha a Au Pair?

Além de todos os benefícios que estão incluídos no programa de Au Pair nos EUA, como veremos em seguida, a candidata recebe um salário de U$ 195,75 por semana e uma bolsa de estudos no valor de U$500,00, para qualquer curso de idiomas.

O mais legal é que a Au Pair pode economizar quase todo este valor, pois não precisa gastar com praticamente nada durante a estadia na casa da família. Aí, dá para realizar aquele sonho de fazer uma super trip de mochilão pelos Estados Unidos!

Veja agora, como se tornar uma intercambista Au Pair.

Como ser Au Pair?

O processo de seleção da candidata a Au Pair é bastante criterioso e se inicia com o preenchimento de um formulário de inscrição (“application form”).

Nele, você pode demonstrar seu total interesse pelo intercâmbio Au Pair, suas experiências anteriores com crianças e qualquer outra informação que possa agregar ao seu perfil para que as famílias possam te escolher.

Em seguida, você é convidada a participar de uma entrevista online com a família, para que melhor possam te conhecer e tirar algumas possíveis dúvidas.  Da mesma forma, você também pode aproveitar para solucionar questões, avaliar a família e, então, decidir.

Também é realizado um teste prévio para validar o seu conhecimento no idioma e assim seguir com o processo de forma satisfatória para ambas as partes.

E pode ficar tranquila porque o especialista da IE Intercâmbio vai estar ao seu lado para esclarecer dúvidas e te ajudar em tudo, principalmente para preencher o formulário da inscrição para essa modalidade. 

Veja o comentário da Mariana, que está participando do programa de intercâmbio Au Pair, em Jacksonville, na Flórida, nos Estados Unidos, sobre a assistência da equipe IE Intercâmbio:

“As meninas me ajudaram bastante em questão de dúvidas sobre o programa, valores ou até mesmo qual é a melhor decisão para tomar em cada momento. 

As minhas expectativas são as melhores possíveis, eu quero melhorar muito meu inglês e eu quero conhecer um pouquinho da cultura americana.”

Confira abaixo, quais são os requisitos para se candidatar ao programa de Au Pair nos EUA:

  • Gostar de crianças;
  • Ser do sexo feminino;
  • Ter nível intermediário de inglês;
  • Ser solteira e não possuir filhos;
  • Ter carteira de habilitação;
  • Ter o segundo grau completo;
  • Não ser fumante;
  • Estar em dia com sua saúde física e mental;
  • Possuir idade entre 18 e 26 anos;
  • Comprovar um mínimo de 500 horas de experiência com crianças;
  • Estar disponível para ficar de 12 meses fora do país;
  • Não ter participado do programa Au Pair nos Estados Unidos nos últimos 2 anos.

O que está incluído no programa Au Pair?

  • Participação na Au Pair Academy, em duas modalidades de treinamento: 
  • Virtual (antes do embarque) ou Presencial (4 dias em New York, a modalidade dependerá exclusivamente da família);
  • Quem fizer o treinamento virtual recebe um voucher do sponsor para conhecer New York durante o programa;
  • Acomodação e alimentação na casa da família;
  • Permissão oficial de trabalho (DS 2019);
  • Seguro saúde durante todo o período do programa;
  • Até US$ 500,00 dólares de ajuda educacional por ano;
  • Suporte de coordenador local durante o programa;
  • 30 dias de Grace Period (um tipo de férias) para poder viajar após término do contrato.

Quais são as vantagens e os benefícios do programa Au Pair?

  • Baixo investimento para participar;
  • Remuneração em dólar;
  • Facilidade para economizar o salário;
  • Viver como um nativo e imergir na cultura norte americana;
  • Conviver com uma família americana e participar do seu cotidiano;
  • Aprimorar o inglês e enriquecer o vocabulário;
  • Ganhar uma bolsa de U$ 500,00 para estudar;
  • Vivenciar uma experiência profissional do exterior;
  • Promover autoconhecimento, autoconfiança, responsabilidade e independência;
  • Ter um final de semana livre por mês;
  • Usufruir de duas semanas de férias remuneradas;  
  • Ter a possibilidade de extensão do programa por mais 6, 9 ou 12 meses; 
  • Ficar hospedado e fazer as refeições na casa da família americana;  
  • Participar de outras atividades mensais com demais participantes do programa Au Pair. 

Intercâmbio Au Pair com a IE

Confira o relato da Laira, que mora no Rio de Janeiro e atualmente cuida de duas crianças no programa da IE de intercâmbio Au Pair em Denver, no Colorado:

“Tem sido uma experiência maravilhosa para mim, … engrandecedora, … enriquecedora, eu tenho crescido muito como ser humano, eu tenho me auto conhecido muito. 

Tem sido incrível pois você é desafiada a cada dia, você se conhece mais e mais e vê que tem forças do que já imaginou ter, é uma experiência que eu vou levar para a vida toda, você passa perrengues sim, mas eu super recomendaria. 

Acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de fazer um intercâmbio, de conhecer uma cultura nova, conhecer amigos novos e ter noção que você tem potencial sim, que sabe se virar, que você é independente, … eu garanto que você vai se surpreender consigo mesmo.”

Em conclusão, você conheceu um pouco mais sobre um dos mais populares programas de trabalho nos Estados Unidos: o intercâmbio Au Pair.

Aprendeu o que é Au Pair, viu como funciona o intercâmbio au Pair, entendeu como ser Au Pair, conferiu o que está incluído no programa e quais as maiores vantagens deste programa tão procurado para trabalhar legalmente nos Estados Unidos. 

E também pôde ter um gostinho do que é essa experiência no exterior, além de entender ainda mais o que ela pode te proporcionar, para o seu desenvolvimento pessoal e para a sua carreira profissional.

Mas saiba que existem ainda outras opções de intercâmbio para estudo e trabalho nos Estados Unidos, que estão disponíveis de acordo com o seu perfil e com os seus objetivos.

Mas, se você definitivamente adora lidar com crianças, se encaixa dentro dos pré-requisitos, tem o sonho de morar e trabalhar nos Estados Unidos, porém ainda tem dúvidas sobre o que é Au Pair, converse hoje mesmo com nosso consultor e realize este grande sonho!

Referências

https://j1visa.state.gov/programs/au-pair

Deixe um comentário