Categorias
Intercâmbio

Onde fica Amsterdam: tour completo pela capital holandesa!

A capital holandesa é famosa por conta do seu clima de liberdade e do alto planejamento da cidade. E põe planejamento nisso, já que se adequou abaixo do nível do mar. Ou seja, falar sobre onde fica Amsterdam rende um excelente papo e um ótimo dia de passeio.
Para te situarmos, nos Países Baixos é onde fica Amsterdam. Mas, ué, não foi dito que é a capital da Holanda? Exatamente! É que “Países Baixos” é o nome oficial, ou ainda Netherland, como é chamado em inglês!
Sendo assim, você vai poder ver onde fica Amsterdam em detalhes e até passear por suas ruas à distância. Mas, claro, esperamos que depois você possa conferir tudo isso pessoalmente. Bora para o nosso passeio?

Onde fica Amsterdam no mapa?


Como vimos, a cidade fica nos Países Baixos, bem no continente europeu. Você pode fazer o tour pelo mapa de Amsterdam:

Agora, para sermos ainda mais específicos, é importante dizer que Amsterdam fica na província da Holanda do Norte, a oeste do país.

Outro dado importante é que boa parte da cidade está alocada em Randstad. Quer dizer, a zona metropolitana da Holanda, que se torna uma conurbação. Isto é, cidades que vão crescendo uma do ladinho da outra.

Panorama da capital holandesa

  • População: 821.752 de habitantes;
  • Extensão do território: 219 km²;
  • Região seca: 166 km²;
  • Região molhada: 53 km²;
  • Altitude: -2;
  • Principais atividades econômicas: mercado financeiro e negócios.

Clima em Amsterdam


Com clima oceânico temperado, o país tem um calor moderado nas épocas mais quentes e faz bastante frio no inverno. Você confere a síntese das estações a seguir:

  • Primavera: 2°C a 17°C;
  • Verão: 2°C a 17°C;
  • Outono: 11°C a 22°C;
  • Inverno: 0°C a 7°C.

Outro aspecto que é bom ter em mente é que chove para caramba por lá!

7 curiosidades de Amsterdam que você precisa saber

  1. Amsterdam tem 100 km de canais, formando 90 ilhas e se conectando com cerca de 1200 pontes. Não é à toa que é apelidada de Veneza do Norte, ainda mais com os belos passeios e desfiles de barcos;
  2. Esse cenário que descrevemos é consequência de ser uma cidade meticulosamente planejada. Como fica abaixo do nível do mar, conta ainda com grandes barreiras para não ser invadida pelas águas.
  3. Fazer um intercâmbio em Amsterdam te aproxima de uma vibe única! É que, realmente, eles prezam muito pelas liberdades individuais.
  4. Muita gente associa a cidade à maconha, por ser legalizada por lá. Entretanto, as coisas funcionam com naturalidade por lá. Nada de associar estereótipos exagerados de certos filmes, hein!
  5. Outro assunto que tem menos tabus por lá é a sexualidade. O Sex Museum e a variedade de produtos eróticos em algumas lojas mostram bem isso.
  6. Amsterdam se destaca, fundamentalmente, por sua economia circular. Ou seja, há forte planejamento para reciclagem e reutilização de materiais.
  7. Com mais de 400 km² de ciclovias, a cidade é perfeita para um passeio de bike! É muito fácil alugar uma bicicleta e a cidade oferece cerca de 250 mil suportes para quem guardá-las.

Intercâmbio em Amsterdam é com a IE


O seu intercâmbio te espera! Lembrando que a IE tem diferentes opções de cursos de idiomas pela Europa. E, claro, para desbravar o mapa de Amsterdam.
Agora que vimos onde fica Amsterdam, você já pode se planejar. Conte com a gente para traçar o seu roteiro e encontrar o melhor programa para você. Converse com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio