Entenda quanto tempo dura um intercâmbio ideal para você

Entenda quanto tempo dura um intercâmbio ideal para você

O intercâmbio é uma viagem especialmente elaborada para promover o aprendizado e a troca de culturas. Dependendo de quanto tempo dura um intercâmbio, você pode escolher diversas modalidades, com aulas, atividades extras e até, trabalho.

Então, é preciso saber qual o seu objetivo principal, para então definir quanto tempo dura um intercâmbio que seja, mais adequado às suas necessidades e expectativas de aprendizado e interação.

Assim, o período de quanto tempo dura um intercâmbio é bem flexível e depende, sobretudo, da disponibilidade do estudante, da sua necessidade de aprendizado e das leis do país onde a viagem será realizada.

Não existe um tempo mínimo para uma viagem de intercâmbio para estudar idiomas, entretanto, por questões de custo e benefício, geralmente, o intercâmbio mais curto tem 30 dias de duração. 

O máximo de tempo para um intercâmbio, vai depender, justamente, da duração do curso e, principalmente, da permissão do país. Normalmente, os intercâmbios para trabalhar são mais longos, com até 1 ano de duração e, excepcionalmente, podem durar 24 meses.

Quanto tempo dura um intercâmbio

Como citado acima, o período do intercâmbio é bem flexível e pode ser adequado às necessidades do estudante em relação à disponibilidade de tempo, custo, objetivo, dentre outras.

Por exemplo, você pode fazer um intercâmbio super curto de 1 mês para aprimorar o inglês, ou outro idioma. Igualmente, existem cursos de aprimoramento no exterior com 4 semanas de duração, podendo incluir ou não, serviços como hospedagem, seguro viagem, dentre outros.

Entretanto, para adquirir fluência no idioma, iniciando no nível mais básico, você vai precisar de pelo menos, uns seis meses de curso. Igualmente, vai precisar de mais tempo, se vai cursar um período na universidade ou no High School, por exemplo. 

Da mesma forma, as viagens de intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior, podem solicitar mais tempo. Ou seja, para que você possa, efetivamente, aprender o idioma e trabalhar nas horas vagas, férias e feriados.

A viagem de intercâmbio para trabalhar, por exemplo, pode exigir mais tempo de permanência, até 1 ano. Isso pode depender da empresa contratante, da vaga e, principalmente, das regras do país destino. 

Por exemplo, quanto maior a duração do intercâmbio para aprender inglês, mais tempo o estudante terá para interagir com a comunidade local. Assim, conhecer a sua cultura, potencializando as oportunidades para aprender, praticar e aperfeiçoar o idioma.

Dessa maneira, nossos programas de intercâmbio para estudar no exterior são elaborados de acordo com o perfil do estudante. Além disso, têm, em média, 3 a 4 meses de duração, mas são, sem dúvida, bastante flexíveis!

Vamos então, conhecer os tipos de intercâmbio mais comuns e o tempo recomendado para a sua realização.

 

Tipos de intercâmbio mais comuns

 

  • Cursos de Idiomas – 3 a 6 meses;
  • Cursos de desenvolvimento profissional  e pessoal – 1 a 4 meses;
  • High School – 6 meses;
  • Universidade – 6 meses;
  • Work Experience – 4 meses a 1 ano;
  • Au Pair – mínimo 12 meses;

 

Em síntese, para saber quanto tempo dura um intercâmbio, é preciso definir alguns pontos fundamentais na sua elaboração. Pontos como: disponibilidade de tempo, dinheiro e objetivo do estudante, modalidade do intercâmbio e as regras aplicadas para permanência em cada país.

Mas não se preocupe! Nossa equipe de consultores especializados em intercâmbio no exterior pode te ajudar a definir quanto tempo dura um intercâmbio ideal para você e ainda, facilitar toda a sua vida antes de você embarcar com toda a segurança! Fale com a gente!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta