Escrito por: Marcelo Melo

O que precisa para fazer intercâmbio: Tudo o que você precisa saber!

Confira neste artigo o que precisa para fazer intercâmbio! Saiba quais são os tipos de intercâmbio para estudar no exterior ou trabalhar no exterior legalmente.

Início » Blog IE Intercâmbio » O que precisa para fazer intercâmbio: Tudo o que você precisa saber!

Saber o que precisa para fazer intercâmbio é essencial para começar a se organizar.

Isso porque o que precisa para fazer intercâmbio é muito variado, indo da organização de documentos, até o mapa de visitação, por exemplo.

Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre o que precisa para fazer intercâmbio! Vamos lá?

Afinal, o que precisa para fazer intercâmbio?

Primeiramente, o que precisa para fazer intercâmbio depende do programa e do país, já que diferentes documentos são exigidos. Porém, os mais comuns são:

  • Passaporte dentro da validade e em bom estado;
  • Carteira de identidade e/ou carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Certificado de estudo ou diploma;
  • Documentos específicos de acordo com cada situação.

Além disso, para fazer intercâmbio, primeiro é necessário escolher o local que deseja conhecer.

Para isso, é importante seguir algumas dicas na hora de escolher o seu intercâmbio ideal, por exemplo, leve em consideração:

  • O idioma que deseja aprender;
  • O clima do destino;
  • Qualidade de vida do país;
  • Atividades extraclasses que te agradam;
  • Estilo de vida e cultura.

Quais são os tipos de programas para fazer intercâmbio?

Os tipos de programas mais comuns para fazer intercâmbio são:

  1. Intercâmbio de estudo;
  2. Estudar e trabalhar;
  3. Férias teen;
  4. High school;
  5. Intercâmbio universitário;
  6. Trabalhar no exterior.

Intercâmbio de estudo

Programa que foca na aprendizagem ou até mesmo aperfeiçoamento de algum idioma, com cargas horárias que variam de 15h a 40h por semana.

Os cursos de idiomas podem ser combinados com atividades específicas como dança, fotografia, negócios, entre muitos outros.

Estudar e trabalhar

Combinando curso de inglês e a possibilidade de trabalhar de forma remunerada no exterior, é uma oportunidade para quem deseja aperfeiçoar o idioma e ter ainda mais contato com a cultura local.

Além de ter a chance de morar em outro país e recuperar o investimento trabalhando meio período entre ou após as aulas, é algo que valoriza o currículo para o futuro.

Férias Teen

Intercâmbio voltado para adolescentes que desejam passar as férias no exterior, permitindo estudar por 2 semanas, onde as atividades e o dia a dia é bastante agitado.

Os estudantes possuem acompanhamento de guias desde o Brasil, dando suporte e mostrando as melhores partes do destino!

High school

O High School é para aqueles que desejam cursar parte do ensino médio no exterior, e para isso, o aluno já precisa estar matriculado no ensino médio no Brasil.

Essa modalidade mescla a prática do idioma na rotina ao estudar no exterior, além de desenvolver autonomia e responsabilidades.

Intercâmbio universitário

Estudar no exterior em uma universidade internacional pode abrir muitas possibilidades para aprender e desenvolver o lado profissional, além de agregar o currículo.

Além da formação multidisciplinar, as atividades extracurriculares podem te levar a um maior entendimento de como funciona o mercado internacional, além de ajudar a conquistar autonomia e crescimento pessoal.

Trabalhar no exterior

Para trabalhar no exterior de maneira remunerada, é possível de 3 formas, e elas são:

  1. Child Care UK;
  2. Work Experience;
  3.  AU Pair.

Child Care UK

Na modalidade Child Care Uk, é possível ajudar as famílias a cuidar dos filhos, e por um período que pode variar de 10 a 12 meses, o visto “Skilled Workers Visa” é concedido.

Work Experience

O Work Experience é focado em estudantes universitários que além de estudar, desejam trabalhar no exterior nos Estados Unidos ou em Portugal.

Au Pair

Como Au Pair, os participantes devem acompanhar a rotina das crianças em suas atividades diárias, como se fosse uma irmã mais velha, desenvolvendo habilidades com idioma.

Descubra mais sobre o que precisa para fazer intercâmbio com a IE

As opções para fazer intercâmbio não faltam, seja de estudo, ou até mesmo para trabalhar no exterior e cada um pode oferecer experiências impressionantes!

Agora que você já sabe o que precisa para fazer intercâmbio, entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e realize de vez seu sonho de conhecer o exterior!