Universidade no Canadá: 5 coisas que você não pode deixar de saber

Universidade no Canadá: 5 coisas que você não pode deixar de saber

O país que há mais de 12 anos está no ranking de destinos favoritos dos brasileiros para estudar no exterior é sinônimo de qualidade em ensino, educadores e instituições. 

Por isso, estudar em uma universidade no Canadá ainda é um dos sonhos que precisam ser riscados da lista de muitos jovens. A experiência no exterior que pode gerar oportunidades de trabalho e network ganha força ano a ano.

O ensino superior no Canadá é reconhecido e não é atoa que recebe muitos estrangeiros. O que não falta são motivos e possibilidades para quem deseja estudar em uma universidade no Canadá, desde cursos de graduação a doutorado.

Nesse sentido, optar por cursar uma universidade no Canadá é, além de desenvolver um idioma, viver em uma nação multicultural, conhecer pessoas de diferentes países, estudar em uma instituição de nível superior renomada, além de ter a oportunidade de trabalhar no período em que está fora.

Demais né? 

Por isso, hoje vamos te contar 5 coisas que você não pode deixar de saber sobre essa experiência no país das maiores invenções do mundo.

Você encontra opções incríveis de universidades e colleges no Canadá, seja em Vancouver, Toronto, Montreal e ainda mais opções de cursos. Por ser um país bilíngue, você também pode criar novas habilidades em um outro idioma, o francês.

Além de tudo, a possibilidade de trabalhar enquanto estuda faz desse intercâmbio ainda mais completo e cheio de benefícios educacionais e profissionais.

Mas antes de conferir o que você precisa saber para estudar no Canadá, confira o que você pode fazer, a nível superior, no país:

 

  • Graduação
  • MBA
  • Pós-Graduação
  • Cursos de Extensão
  • Mestrado
  • Doutorado

 

Descubra as 5 coisas que você precisa saber antes de estudar em uma universidade no Canadá:

 

 

Como ingressar na faculdade

 

Cada instituição canadense possui um processo seletivo único e particular. Para realizar todo o processo de application, é necessário realizar uma inscrição no site da instituição de ensino. 

Durante esse processo, geralmente é solicitado o histórico escolar, o certificado de conclusão do ensino médio (com tradução juramentada) e o comprovante do teste de proficiência em algum dos idiomas oficiais do país: inglês ou francês.

No caso dos exames aceitos, para comprovar a proficiência no inglês, são: CELPIP e o IELTS. Já para o francês, é o TEF, o teste aceito. Vale ressaltar que as pontuações vão sofrer variações de acordo com o curso e a instituição de ensino.

 

 

Cursos disponíveis

 

Confira alguns cursos disponíveis:

 

  • Animação 2D e Desenvolvimento visual;
  • Administração avançada de negócios;
  • Gestão internacional;
  • Desenvolvimento de liderança;
  • Assistente administrativo;
  • Engenharia;
  • Artes;

 

Você encontra uma gama repleta de cursos, em áreas no mais diversos segmentos e em universidades e colleges que entendem sua demanda e dispõem de uma estrutura  completa para você praticar suas habilidades e o que aprende na teoria em sala de aula.

Por isso, as oportunidades de estágio também são extremamente necessárias durante a sua vivência letiva no exterior.

 

 

Diferença entre college e universidade

 

O college é mais voltado para o mercado de trabalho, além de possuir turmas com uma menor quantidade de alunos e ter fácil adaptação. Nesse tipo de instituição, é necessário ter o segundo grau completo e conhecimento avançado do inglês. Esse curso resulta em diploma a nível superior, mas você também tem facilidade de transferência para uma universidade.

Já a universidade, é recomendada para quem deseja seguir carreira acadêmica, as turmas já contemplam uma maior quantidade de alunos (100 ou mais). Da mesma forma do anterior, é necessário ter o segundo grau completo e conhecimento avançado do inglês.

O curso superior tem diploma bacharelado e o tuition é maior, diferentemente do college que é menor (para quem deseja economizar).

 

 

Oportunidade de trabalho

 

Uma notícia boa é que você pode trabalhar enquanto estuda no Canadá, o país concede permissão para estrangeiros com visto temporário de estudo no país, isso para quem cursa college ou universidade.

Se você faz um curso a nível superior, pode trabalhar 20 horas semanais ou 40 horas semanais em casos de estágio (trabalho voltado para a área do curso escolhido). 

É necessário que você identifique seus objetivos e as opções de visto disponíveis, para entender qual vai atender melhor às suas expectativas. Ainda se tratando de visto, o participante precisará comprovar que tem condições financeiras para viver no país enquanto estuda.

 

 

Diferenças entre universidades

 

No Canadá, o ano letivo começa em setembro e vai até o mês de maio, já no Brasil os processo seletivos acontecem em janeiro e agosto, anualmente. Diferentemente do Brasil, no Canadá, cada instituição tem o seu processo seletivo, não há um vestibular.

Já no Brasil, as universidades particulares costumam possuir seu processo seletivo próprio, mesmo que algumas aceitem estudantes através de um vestibular, como ENEM. 

Caso você deseje trabalhar no Canadá enquanto estuda, essa permissão deve ser solicitada junto ao seu visto, pois são oferecidas condições somente à cursos credenciados com o governo do país.  

Já o processo de trabalho e estágio em universidades no Brasil ocorre única e exclusivamente através do aluno, a não ser que a instituição trabalhe com condições de estágios obrigatórios ou possibilidades na mesma.

 

Como resultado, trouxemos algumas coisas que você não podia deixar de saber antes de optar por estudar em uma universidade no Canadá, um dos destinos queridinhos do brasileiros. 

Sendo assim, se você tem desejo de estudar e trabalhar no exterior, essa é uma ótima oportunidade. Em caso de dúvida sobre cursos, destinos e duração de intercâmbio, entre em contato com um de nossos especialistas em intercâmbio.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

7 respostas

  1. I like the valuable info you provide in your articles. I’ll bookmark your blog and check again here regularly. I am quite certain I’ll learn plenty of new stuff right here! Good luck for the next! Flora Peyter Dale

  2. Your blog is a success, very complete. Ahhh when passion is there, everything is 🙂 Shelbi Jere Meeks

  3. Hello and thank you for this blog is a true inspiration.. Drusilla Maurise Leif

  4. Diese shoulds die beste Sammlung von Website bloggen ich je herausgefunden . Gianna Jim Torre

  5. C’est en réalité une information agréable et utile. Je suis convaincu que vous venez de partager ces informations utiles avec nous. S’il vous plaît, gardez-nous au courant de ceci. Merci d’avoir partagé.
    Charlotta Spencer Nisse

  6. Great, thanks for sharing this blog post. Much thanks again. Great. Merrie Sanders Erlina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *