Escrito por: Marcelo Melo

Universidade Pública nos Estados Unidos: Quais as 3 melhores?

Uma Universidade pública nos Estados Unidos está diretamente atrelada ao sonho americano de educação internacional. Porém, pouco se sabe sobre …

Início » Blog IE Intercâmbio » Universidade Pública nos Estados Unidos: Quais as 3 melhores?

Uma Universidade pública nos Estados Unidos está diretamente atrelada ao sonho americano de educação internacional. Porém, pouco se sabe sobre universidades do tipo, uma vez que a metodologia, assim como o ingresso, podem ser bem desconhecidas para os brasileiros!

Mas é importante saber que as universidades públicas nos Estados Unidos são mais reais do que as pessoas imaginam e elas tomam posições de honra como instituições com educação de qualidade que sempre caem naquelas listas de melhores universidades do mundo.

Universidades públicas nos Estados Unidos, apesar de não serem gratuitas, estão sim, abertas ao público estrangeiro em geral, e são sempre referências para os estudantes americanos muito mais do que nós imaginamos. Por isso, aqui, traremos algumas características particulares destas Universidades e uma lista com as 3 mais bem conceituadas para quem deseja fazer um intercâmbio para os Estados Unidos.

As três melhores Universidades públicas nos Estados Unidos

Com menções honrosas a muitas outras, as três melhores Universidades públicas dos Estados Unidos são:

  1. University of Michigan-Ann Arbor (UM)
  2. University of California, Berkeley (UC Berkeley)
  3. University of California, Los Angeles (UCLA)

University of Michigan-Ann Arbor (UM)

A University of Michigan-Ann Arbor se encontra em 20º lugar no ranking das 1000 melhores faculdades do mundo segundo o ranking da QS World Rankings de 2019.
A Universidade foi fundada em 1817 e contava com um número reduzido de 7 alunos e apenas 2 professores. 50 anos depois, o número já aumentou para mais de 1000 estudantes, e tal número veio crescendo de ano em ano até então.

A Universidade também foi a primeira a utilizar os tão famosos seminários que apresentamos hoje em dia. Além disso, a escola possui imensas bibliotecas, como a Harlan Hatcher Graduate Library e a Shapiro Undergraduate Library.


Fale com nossos especialistas via Whatsapp

University of California, Berkeley (UC Berkeley)

A University of California de Berkeley se encontra em 27º lugar no ranking das 1000 melhores universidades do mundo e é uma das 10 universidades filiadas a um sistema próprio da University of California.

A biblioteca de Berkeley foi classificada como a maior no ramo de pesquisa do país inteiro. E além disso, centenas de professores e pesquisadores já foram premiados com prêmios importantes como o Prêmio Nobel e o Oscar, assim como diversos medalhistas olímpicos que já foram alunos da instituição.

University of California, Los Angeles (UCLA)

Já a University of California em Los Angeles está em 32º lugar no ranking das 1000 melhores do mundo e também integra o coletivo da University of California, que possui várias instituições espalhadas pelo estado inteiro.

A Universidade oferece muitas vagas de programa de major (em média 150) e de minor (em média 100) para alunos de graduação. Já na pós-graduação, são mais de 150 programas de ingresso disponíveis, o que aumenta as oportunidades.

Os principais cursos oferecidos se baseiam nos grupos das ciências sociais (ciência política, estatística, história, etc…), no grupo das humanidades (linguística, artes, filosofia, etc), no grupo das ciências físicas (física, química, astronomia, etc), no grupo das ciências da vida (psicologia, genética, neurociência, etc), entre outras.
Além disso, a Universidade também carrega ex-alunos e professores que ganharam prêmios Nobel, Oscar e medalhas olímpicas.

Um intercâmbio para Estados Unidos é uma oportunidade de focar em uma educação de qualidade, se for em uma Universidade Pública dos Estados Unidos, é melhor ainda. Com a IE, a facilidade nos seus processos está garantida! Que tal consultar um de nossos especialistas? Entre em contato e aproveite as nossas oportunidades!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário