Universidades mais antigas do mundo: conheça as 5 mais antigas

Compartilhe:

Você conhece as universidades mais antigas do mundo? Existem universidades espalhadas pelo mundo com mais de mil anos de idade, dá para acreditar? 

As universidades mais antigas do mundo começaram a nascer com associações de estudantes e professores agrupados.

Neste artigo, vamos te mostrar tudo sobre o que você precisa saber das universidades mais antigas do mundo. Vamos lá? 

As Universidades mais antigas do mundo 

As instituições mais antigas do mundo, ainda em atividade, são muito importantes para a história do mundo.

Além de seus legados históricos, elas também possuem a capacidade de provar que conseguem se adaptar a contextos modernos e continuarem relevantes em um mundo globalizado e agora tecnológico. 

A maioria dessas universidades está localizada na Europa. Essa região concentra um número impressionante de universidades de longa data que ainda se encontram ativas. 

Afinal, qual a universidade mais antiga do mundo? 

Esse tema ainda gera uma certa controvérsia entre todos os estudiosos do tema. Pensando na concepção do mundo moderno, a universidade mais antiga do mundo surgiu na Idade Média na Europa. 

Essa é a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088. Todavia, ao ampliarmos nossa visão e considerando tanto a cultura ocidental quanto a oriental, a universidade mais antiga do mundo, criada em 859, ganha o título. 

Essa universidade ganha o nome de Universidade de Karaouine, mas também é conhecida como Universidade Al Quaraouiyine, e está localizada em Fes, no Marrocos. 

Lista de Universidades 

A seguir, separamos a lista das cinco primeiras universidades a existirem no mundo. Dentre elas estão: 

  1. Universidade Al Quaraouiyine;
  2. Universidade de Bolonha;
  3. Universidade de Oxford;
  4. Universidade de Salamanca;
  5. Universidade de Cambridge. 

Universidade Al Quaraouiyine

Nomeada pelo Guinness Book of World Records como a “instituição educacional mais antiga existente e em contínua operação no mundo” a Universidade, que foi fundada em 859 e funciona como uma mesquita comunitária com uma escola associada.

Atualmente, a universidade, que fica no Marrocos, oferece cursos de estudos islâmicos, ciências jurídicas e jurisprudência comparativa. 

Universidade de Bolonha

Entrando como a segunda da lista, a Universidade de Bolonha, localizada na Itália, foi fundada em 1088. Ela foi o primeiro lugar de estudo a usar o termo ‘universitas’ e continua a ser uma das principais instituições acadêmicas europeias até hoje. 

A instituição muitas vezes é vista como a primeira universidade no sentido de ser um instituto de ensino superior e de licenciamento, pois foi a primeira para a qual foram concedidos alguns dos direitos e privilégios que as universidades mantêm até hoje. 

Universidade de Oxford

Considerada uma das melhores universidades do mundo, Oxford é a universidade de língua inglesa mais antiga do mundo, fundada em 1096. 

Influenciada por Henry II que proibia os estudantes ingleses de frequentar a Universidade de Paris, o número de estudantes teve um aumento significativo em 1167.

Universidade de Salamanca 

Esta foi a primeira instituição europeia a receber o título de “Universidade”, tanto pelo Rei de Castela e Leão, quanto por Alfonso X e o Papa, em 1254.

Sendo a mais antiga universidade em operação na Espanha, a universidade foi fundada em 1134, segundo a Cronologia do Povo de James Trager. 

Universidade de Cambridge 

Sendo considerada também como uma das melhores faculdades do mundo, em 1209, dois estudiosos da Universidade de Oxford foram executados.

Isso fez com que um grupo de alunos saíssem e fundassem sua própria universidade: a Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos da América.

Conheça as Universidades mais antigas do mundo com a IE

Agora que você já sabe mais sobre as universidades mais antigas do mundo, que tal conhecê-las de pertinho? Entre em contato com a gente e planeje hoje mesmo sua viagem para conhecer alguma dessas universidades!

Receba nossas novidades