IE Intercâmbio e Viagem

5 dicas para você planejar seu intercâmbio

Inúmeras dúvidas surgem durante o processo de fechamento de um intercâmbio, por isso a IE trouxe 5 dicas que devem ser levados em consideração para a sua tomada de decisão. 

Antes de tudo, lembre-se que assim como qualquer objetivo que você tenha a médio e longo prazo, é importante que haja planejamento. Não espere por um momento ideal para fazer isso, comece a traçar suas metas com antecedência e atenção, estipulando prazos e os cumprindo da forma ideal para você.

Confira abaixo algumas dicas listadas para te auxiliar no seu planejamento:

#Dica 1: Match com Destino

A escolha do destino depende muito do estilo de cada um e daquilo que você busca ter como experiência durante seu período de intercâmbio, seja para aprender um idioma, ter uma experiência de estudo e trabalho ou até mesmo ter um plano de morar no exterior. Porém, aproveite para levar em consideração alguns fatores que exercem influência nesse processo de escolha, tais como clima, moeda/câmbio, cultura, hábitos, entre outros.

#Dica 2: Duração

A duração do intercâmbio vai variar de acordo com a sua disponibilidade de tempo e financeira. É recomendado que você faça uma avaliação prévia sobre os seus gastos fixos e variáveis, além das suas reservas, para que o seu aproveitamento financeiro seja equivalente a sua disponibilidade de tempo.

#Dica 3: Procedimento de visto

Cada destino possui seu procedimento para emissão de visto. Para cursos de curta duração, alguns países não exigem visto, mas há alguns destinos que solicitam o mesmo para qualquer viagem. Caso você opte por um intercâmbio de estudo e trabalho, alguns países aceitam o visto de estudante com permissão de trabalho. 

#Dica 4: Nível de Idioma

Saiba que não é necessário saber falar o idioma do destino para realizar o intercâmbio. Há programas disponíveis que englobam todos os níveis, desde o sem conhecimento da língua até o nível avançado. 

#Dica 5: Atribuições da Agência

Durante todo o processo do seu programa você pode contar com o suporte e a orientação dos consultores da IE. Desde visto, solicitação de documentos, emissão de passagens, reservas de acomodação, seguro viagem e cotações. Isso vai economizar seu tempo de preparo para o intercâmbio e te ajudará a se planejar melhor com datas e entregas.

BRUNA GRIEBLER – IE PORTO ALEGRE – Rockies Mountains

Os especialistas em educação internacional e carreira da IE Intercâmbio são altamente treinados para dar suporte à você antes, durante e após a sua viagem. Conte conosco para planejar seu intercâmbio, queremos te proporcionar experiências inesquecíveis. Tudo fica mais fácil se a viagem é parte de um sonho ou tem como foco um objetivo que fará a diferença na sua vida pessoal e profissional.

Sair da versão mobile