Escrito por: Marcelo Melo

Como é comemorado o Carnaval pelo mundo?

No Brasil, é uma das festas mais tradicionais, mas e o carnaval pelo mundo? Será que também é comemorado como …

Início » Blog IE Intercâmbio » Como é comemorado o Carnaval pelo mundo?

No Brasil, é uma das festas mais tradicionais, mas e o carnaval pelo mundo? Será que também é comemorado como aqui?

Antes de mais nada, se você tem o desejo de morar fora do país e é um carnavalesco assíduo, com certeza, já se fez essa pergunta. 

Inclusive, o Carnaval pelo mundo é uma data internacional sim! Não é só o Brasil que cai na folia durante este período. Por isso, separamos 6 lugares que também comemoram a festa. De um jeito, diferente, claro, mas comemoram!

Por isso, se você pretende morar fora para estudar ou trabalhar e não quer perder essa festa, antes de mais nada, já adiantamos que o Canadá está na nossa lista de lugares que curtem a festividade. Confira abaixo como é o Carnaval em outros países.

  • México
  • Aruba
  • Veneza
  • Suíça
  • Colômbia
  • Canadá


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Confira como é o Carnaval pelo mundo

 

México

Atualmente, a comemoração da cidade de Mazatlan parece um pouco com a do Brasil. Porém, a única coisa que muda é a música. Ao invés do nosso tradicional samba, os mexicanos escutam as músicas do próprio país.

Mas eles também usam fantasias variadas, os homens também se vestem de mulher e vice-versa e também fazem a festa!

Ah, outra tradição do carnaval do México é a paródia. Os foliões fazem paródias com músicas famosas.

 

Aruba

Agora, em Aruba a caracterização com as fantasias também não é diferente. As pessoas também se fantasiam e vão para o desfile.

Nesse sentio, lá também têm blocos, bandas, desfiles e ocorrem em fevereiro. Durante o mês todo tem festa. São 30 dias de pura folia.

Porém, a diferença é que os desfiles e blocos não acontecem na avenida, como aqui no Brasil, e sim, na praia, de frente para o mar. Delícia, né?

O que também se destaca no carnaval da região, é o Aruba’s Grand Lighting Parade. Trata-se de um desfile noturno onde as pessoas se vestem com roupas brilhantes. 

 

Veneza

Quem disse que Veneza é apenas um destino romântico? Para quem não sabe, a tradição do Rei Momo é de Veneza. Sim, não é do Brasil!

As comemorações da data já acontecem há muitos e muitos anos. E também são parecidas com as do nosso país: máscaras, fantasias e tudo mais. Curioso, né?

 

Suíça

A comemoração na cidade de Basileia já é um pouco diferente do resto do Carnaval pelo mundo e é considerada a festa mais protestante que existe.

Acontece às 4h da manhã na segunda-feira que antecede a quarta-feira de cinzas. A cidade fica toda escura e todos acendem lanternas e caminham usando máscaras pela rua. 

O que é interessante também no carnaval da Suíça, é que os turistas não podem participar do ritual. É apenas para moradores. Mas se quiser prestigiar o evento, pode assistir!

 

Colômbia

A Colômbia também é um dos países que tem carnaval. E é em Barranlquilla que o fervo acontece! A festa, que acontece há mais de 200 anos, é tão tradicional que foi considerada como obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, pela Uensco. 

Lá também tem carros alegóricos, fantasias e muita dança. Viu como o carnaval da Colômbia também é importante?

 

Canadá

Aqui no Brasil a gente associa carnaval a verão e calor. Mas no Canadá é diferente! A festa é abaixo de 0. Sim, em Quebec os foliões se esquentam com shows, desfiles, competições de esportes e fogos. 

Uma das brincadeiras tradicionais da festa é o mergulho na neve com roupa de banho. E aí, vai encarar o carnaval no Canadá?

 

Agora que você já conhece um pouco do Carnaval pelo mundo, já pode escolher o seu destino e falar com um de nossos especialistas para programar sua viagem.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário