Dicas para lidar com o choque cultural e se adaptar rápido no intercâmbio

Compartilhe:

O choque cultural é muito comum principalmente para pessoas que vão estudar em outro país. E se você está pensando em fazer intercâmbio, esse artigo é para você. 

Ao chegar em um outro país, esse choque cultural pode ser impactante no início, mas trouxemos dicas aqui para que você se adapte fácil a essas diferenças na cultura. 

O que é o choque cultural? 

Bom, em resumo, o choque cultural acontece principalmente em viagens, quando você se depara com uma cultura completamente diferente da sua, causando um certo desconforto. 

Porém, isso não é ruim, é completamente normal se sentir um pouco fora do lugar quando você chega em um novo país com muitas diferenças culturais.

Na verdade, o objetivo do intercâmbio é que, durante o programa, você se conecte com outras culturas e conheça pessoas de diferentes países

Seja para aprender um novo idioma, estudar em uma universidade ou trabalhar no exterior, a troca de experiências culturais faz parte do intercâmbio. 

Como lidar com o choque cultural?

Existem várias formas de lidar com as diferenças culturais e choque elas podem causar:

  1. Pesquise sobre a cultura do seu destino;
  2. Mantenha a mente aberta;
  3. Não tenha medo de cometer erros;
  4. Conecte-se com outros intercambistas;
  5. Dê tempo ao tempo.

Pesquise sobre a cultura do seu destino

A partir do momento no qual você escolher seu destino de intercâmbio, pesquise sobre a cultura local, a gastronomia local e tudo que envolva os costumes do país

Estando mais por dentro dos costumes do seu país de destino, será mais fácil lidar com tantas novas informações e com a diversidade cultural.

Além disso, aprender algumas expressões do idioma local pode tornar sua comunicação mais fácil ao chegar no país.

Mantenha a mente aberta

Lembre-se de que você está indo para um lugar completamente novo, com pessoas e costumes diferentes dos que você está acostumado. 

Por isso, mantenha uma mente aberta e esteja disposto a aprender e se adaptar. Este é o momento perfeito para expandir seus horizontes e experimentar coisas novas.

Sendo assim, explore a diversidade cultural e use isso ao seu favor.

Não tenha medo de cometer erros

É completamente normal cometer erros quando você está aprendendo sobre uma nova cultura, sendo assim, não se martirize por isso. 

Em vez disso, aprenda com seus erros e use-os como oportunidades de crescimento pessoal. 

Conecte-se com outros intercambistas

Uma das melhores maneiras de superar o choque cultural é se conectar com outros intercambistas que estão passando pela mesma experiência que você. 

No curso de idiomas ou ambiente estudantil de forma geral é o melhor local para se conectar com pessoas passando pelas mesmas experiências.

Sendo assim, esse é o momento de criar amizades e networking já que vocês terão coisas em comum.

Além disso, vocês podem compartilhar dicas para se adaptar à vida no exterior.

Dê tempo ao tempo

Lembre-se de que se adaptar a uma nova cultura leva tempo. Não se sinta pressionado a se sentir confortável e integrado imediatamente.

Tenha paciência consigo mesmo e dê tempo ao tempo. Aos poucos, você vai se sentir mais confiante e confortável em seu novo ambiente.

Intercâmbio no exterior

O intercâmbio no exterior é uma excelente oportunidade para crescer de forma pessoal e profissional, seja qual for o país que você escolher como destino. 

E o choque cultural é só um sinal de que você está no caminho certo para o seu crescimento. Quer saber mais sobre o intercâmbio? Fale com a gente!

Receba nossas novidades