Saiba com quantos anos pode fazer intercâmbio e confira algumas opções

Saiba com quantos anos pode fazer intercâmbio e confira algumas opções

A princípio, muitos têm dúvidas acerca desse tema e adia a oportunidade de fazer um programa educacional para o exterior porque não sabe com quantos anos pode fazer intercâmbio. Às vezes se considera muito jovem ou mesmo muito velho para isso.

Porém, a verdade é que isso vai variar bastante de acordo com os programas de intercâmbio. Alguns são voltados para um público mais específico, outros nem tanto. Por isso, saber com quantos anos pode fazer intercâmbio é um tanto relativo.

Hoje, nós falaremos um pouco sobre algumas opções de programa que estão disponíveis na IE para você, seus respectivos destinos e a idade mínima para embarcar nessa jornada. 

Mas antes, saiba que entender com quantos anos pode fazer intercâmbio é compreender também quais são as suas necessidades primordiais de aprendizado.

Sendo assim, fique ciente que não existe um limite de idade geral para quem deseja passar uma temporada no exterior. Você vai precisar pontuar o que é mais relevante para você enquanto participante, se é um programa de curso de idiomas, universidade, estudo e trabalho, entre outros.

Além disso ter que estar alinhado com as suas perspectivas, objetivos e metas, deve condizer com a faixa etária que você se encontra ou mesmo com que você pretende viajar. 

Antes de mais nada, a IE prioriza a democratização em seus programas de intercâmbio e, por isso, conta com opções para todas as idades, todos os gostos e principalmente para todas as necessidades de quem busca passar uma temporada no exterior.

Muitos questionam qual idade pode fazer intercâmbio e o mínimo para embarcar em uma jornada como essa é de 10 anos. Com o acompanhamento de perto, essa experiência sem dúvida traz muitos benefícios para os pequenos, além do desenvolvimento de responsabilidade.

 

Confira abaixo algumas opções de programas disponíveis para você e saiba com quantos anos pode fazer intercâmbio em cada um deles:

 

Curso de Idioma

O programa de curso de idiomas é uma modalidade de intercâmbio que tem como foco o aprendizado e o desenvolvimento de um idioma. Os participantes viajam para viver a experiência de uma nova cultura com pessoas do mundo todo.

Você pode ter nível básico, intermediário e/ou avançado, pois no momento em que chegar na aula, você será direcionado a um teste de nivelamento para identificar em qual turma você ficará.

Esse tipo de programa pode variar bastante de duração e a idade mínima do participante deve ser de 15 anos (para viajar sozinho), 14 anos (para viajar em grupo) e em 5 anos (com os responsáveis).

 

Estudar e Trabalhar

Do mesmo modo, estudar e trabalhar no exterior foca no desenvolvimento de um idioma e, também, na experiência de trabalho internacional. Nesse tipo de programa você viaja com um visto que te dá permissão para trabalhar no país pelo período que você estiver fora.

Ou seja, você combina curso de idioma com a possibilidade de ser empregado no exterior. Além da oportunidade de vivenciar o mercado internacional, é a chance que você tem de recuperar parte do seu investimento no intercâmbio.

Por isso, se você dispõe de um período acima de 4 meses para residir no exterior e possui  18 anos, essa modalidade de programa é recomendada para você.

 

Férias Teen

O intercâmbio que une estudo e muita diversão, acontece em cidades do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, é realizado nos meses de janeiro ou julho com um grupo de alunos com faixa etária entre 14 e 17 anos.

O programa de Férias Teen combina aulas de inglês, atividades, contato com outras culturas e gera uma contribuição para a evolução pessoal e educacional do jovem aluno. Tendo duração de 2 a 4 semanas, é uma oportunidade ideal para curtir as férias no exterior e colocar o inglês em dia.

 

High School

O queridinhos de muitos jovens que desejam estudar o ensino médio no exterior, incentiva a criação de novas amizades, o desenvolvimento acadêmico e pessoal do aluno, o aprimoramento do idioma, o estilo de vida diferenciado e a imersão cultural que só uma viagem como essa pode gerar.

O programa de High School pode ter duração anual (10 meses) ou semestral (5 meses), tem como foco alunos com uma faixa etária entre 15 e 18 anos, não podendo o aluno completar 19 anos durante o período do seu intercâmbio.

 

Universidade

Estudar em uma universidade no exterior atrai, sem dúvida alguma, inúmeras possibilidades de aprendizado e de desenvolvimento profissional. Você pode optar por fazer cursos de Graduação, MBA, Pós-Graduação ou mesmo Cursos de Extensão.

Além de fazer um ensino superior no exterior, você pode trabalhar ou fazer um estágio durante esse tempo fora. Porém, é necessário ter o nível do idioma avançado, além de ter no mínimo 18 anos.

 

Work Experience

O intercâmbio de trabalho nos EUA que anualmente possibilita a tantos jovens a chance de somar no currículo uma vivência de trabalho em um país estrangeiro. O Work Experience IE acontece nos EUA e é um programa de trabalho remunerado durante as férias dos universitários.

Dessa forma, é necessário que você tenha entre 18 e 29 anos, esteja matriculado em uma universidade no Brasil, possua inglês intermediário ou avançado e tenha férias no final do ano de 2 a 4 meses.

 

Au Pair

Um programa voltado apenas para candidatas do sexo feminino, o Au Pair pede de você um investimento mais reduzido, tem duração mínima de 12 meses, podendo ser estendido para até 24 meses.

A participante é uma espécie de irmã mais velha e, por isso, vai participar de todas as atividades e funções referente às crianças. É uma modalidade que conta com alguns pré-requisitos mais pontuais, porém a faixa etária varia entre 18 e 26 anos.

 

Trip Experience

Já o intercâmbio de Trip Experience é uma espécie de tour por alguns países que contam com destinos pra lá de especiais. Um programa bem característico de turismo oferecido pela IE para quem deseja viajar de forma independente.

Aqui você não se preocupa com acomodação, transporte nem roteiro. A duração média desse estilo de viagem é de 5 a 30 dias. Há diversos roteiro para você conhecer países como:

  • Grécia
  • Itália
  • Espanha
  • Holanda
  • Noruega
  • Alemanha

 

Assim como, entre outros tantos destinos, o Trip Experience te fornece a possibilidade de praticar e aperfeiçoar um idioma além de conhecer tantos outros novos se conectando com pessoas do mundo todo. Demais né?

Definitivamente, você agora tem uma noção melhor de com quantos anos pode fazer intercâmbio e quais os programas disponíveis na IE. Realize o sonho de embarcar para outro país e experienciar sua cultura e tudo que ele tem a te ofertar. Enfim, não existe melhor idade para fazer intercâmbio, os seus objetivos te guiarão para realizar no momento certo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *