Colleges no Canadá: tipos, o que é, como funciona e como ingressar!

Colleges no Canadá: tipos, o que é, como funciona e como ingressar!

A boa notícia é: está cheio de oportunidades para brasileiros no Canadá! Há muitas formas de viver esta experiência, seja através de um curso de idiomas, curso vocacional ou estudando em um College no Canadá!

Agora, se você está pensando em uma experiência a longo prazo (e até mesmo migração), você deve se informar mais a respeito das diferenças entre Universidade e College no Canadá

Vale destacar que, independente do programa escolhido, a formação pública no Canadá também é paga. Diferente do Brasil, não é mesmo? Então, vamos entender melhor, a seguir, como funciona o College no Canadá?

 

Diferença entre University e College no Canadá

O College no Canadá, equivale a nossa faculdade no Brasil. Já a universidade, como o próprio nome sugere, é a universidade! Embora no Brasil pouco se discute entre as diferenças entre faculdade ou universidade, no Canadá, isso é bem relevante!

Os Colleges têm uma formação voltada para o mercado de trabalho. É um ensino mais profissionalizante, e capacita os alunos para uma vida profissional.

Estes são alguns tipos de cursos oferecidos pelos Colleges no Canadá:

 

  • Certificates
  • Diplomas
  • Advanced Diplomas
  • Bachelor Degrees
  • Post-Grad

 

Já na universidade (University) o ensino é mais teórico e acadêmico. O enfoque é no ensino, na pesquisa e extensão, privilegiando uma carreira acadêmica com a exigência de uma produção intelectual relevante. 

As turmas na universidade também são bem maiores, geralmente em auditórios. Enquanto no Colleges são bem menores e com frequência os alunos se reúnem em laboratórios para atividades práticas.

Sendo assim, a escolha por cursar um College ou uma University no Canadá não diz respeito somente ao seu plano de morar no Canadá, como também com o seu objetivo de atuação profissional.

Diferença entre College Público e College Privado

Nesse sentido, o brasileiro pode escolher entre o College público e o College privado. Ao contrário do que você possa pensar, os dois são pagos.

Apesar do nome ser College Público não quer dizer que ele é gratuito, quer dizer que a instituição recebe dinheiro do governo. Apesar disso, cidadãos e residentes canadenses têm uma tarifa mais atrativa, quando comparada a tarifa dos estudantes internacionais. 

Já o College Privado geralmente são instituições menores e oferecem uma quantidade mais limitada de cursos. Eles costumam ser mais baratos do que o College Público e por isso tem uma maior quantidade de estudantes internacionais. 

O que pode definir a escolha é se há alguma intenção de imigração. Caso sim, a escolha mais segura é o College público, já que ao finalizar o curso, os estudantes têm a opção de aplicar para um visto de trabalho, chamado de Post Graduate Work Permit (PGWP). 

O PGWP permite que o estudante permaneça no Canadá e trabalhe em tempo integral por até três anos após a conclusão do curso. De modo geral, estudantes do College Privado não têm direito ao PGWP, segundo informações do governo canadense.



Como é estudar em um College no Canadá?

Geralmente a graduação em um College no Canadá tem duração entre dois e quatro anos. Diferente do Brasil, o ano universitário compreende de setembro a maio e não existe vestibular. 

Para se matricular em uma Instituição de Ensino Canadense você deve possuir os requisitos necessários que a Universidade ou College no Canadá solicita e normalmente a admissão é decidida de acordo com as qualificações de cada estudante e as exigências de cada um dos Colleges no Canadá.

 

Posso trabalhar enquanto estudo?

Para curso de 6 meses ou mais de estudo, você pode trabalhar até 20 horas por semana. Os trabalhos são geralmente na área de serviços (restaurantes, lojas, cafeterias…) com salário mínimo de CAD$11.06 por hora (pode variar de acordo com a província). 

Lembre-se que fazer um curso de graduação no exterior é puxado, e exige foco e dedicação do aluno. A possibilidade de poder trabalhar não significa que o aluno irá de fato trabalhar. Você irá gastar muito tempo estudando e fazendo trabalhos em grupo, o que diminuirá seu tempo livre para trabalhar.

 

Quanto custa estudar um College no Canadá:

A anuidade para alunos internacionais de graduação variam significativamente. Eles podem variar de CAD $6.000 a CAD $40.000 por ano, dependendo do que você deseja estudar e da instituição selecionada. 

Ainda assim, a média geral para estudantes internacionais é significativamente menor do que as universidades nos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

 

Como me matricular?

Como mencionado anteriormente, não existe vestibular no Canadá. Em geral, para se matricular em um college no Canadá, é necessário apresentar os seguintes documentos:

 

  • Application form
  • Histórico escolar do ensino médio
  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • Teste de proficiência. O mais popular é o IELTS acadêmico.

 

Além de seu desempenho acadêmico, os colleges canadenses às vezes consideram informações complementares, como um perfil pessoal por escrito, um vídeo ou um portfólio. Recomendações ou cartas de referência geralmente não são necessárias.

 

Quanto tempo de antecedência eu devo me programar?

As inscrições geralmente abrem 11 meses antes do início do programa. Por isso, se você está pensando em estudar no Canadá no ano que vem, nossa recomendação é que você nos procure agora mesmo!

O prazo pode variar de acordo com a instituição. Se o seu processo já está mais avançado, com toda a documentação pronta (incluindo o comprovante do teste de proficiência IELTS), 6 meses pode ser um bom prazo. 

 

Estudar no Canadá com a IE Intercâmbio

E então, já se decidiu que caminho seguir? Seja em uma universidade, College público ou privado, a IE Intercâmbio tem a opção certa para você! 

Nossos pacotes de intercâmbio são completos e incluem: acomodação, seguro saúde, aplicação de visto e passagens aéreas. 

Por isso, não perca tempo! Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento para estudar em um College no Canadá!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email