TOEFL - saiba mais sobre o exame de proficiência em inglês

TOEFL – saiba mais sobre o exame de proficiência em inglês

Ter uma boa nota no exame de proficiência em inglês sem dúvida tem relevância quando o assunto é fazer intercâmbio no exterior. Hoje decidimos falar um pouco sobre o TOEFL, um desses tantos testes que comprovam conhecimento de um idioma.

Dentro de uma perspectiva da língua inglesa, existem diversos tipos de testes de proficiência que medem o nível de entendimento e de habilidade de um estudante mediante o idioma, no caso do TOEFL, o inglês.

Para não restar dúvidas sobre esse assunto, continua aqui com a gente e saiba mais sobre esse teste. Vamos falar também sobre as outras opções que existem, certo? De todo modo, o TOEFL é uma espécie de exame que avalia a capacidade do aluno de usar e compreender o inglês no universitário.

Logo, as quatro habilidades são avaliadas: leitura, audição, escrita e conversação. Ele é aplicado online em locais certificados. Alguns programas de intercâmbio, como o Curso de Idiomas, por exemplo, não precisam de comprovação de idioma.

O TOEFL é aceito em muitas instituições do mundo. Inclusive, empresas que oferecem experiências de trabalho para estrangeiros também reconhecem esse exame em seu processo de seleção. Cargos variados em diferentes empresas avaliam a nota de um possível contratado, por exemplo.

Como já dito anteriormente, existem outras opções de exames de proficiência em inglês, o que vai definir qual o ideal para você são os seus objetivos com o intercâmbio. Em alguns casos, por exemplo, a instituição ou mesmo o governo recomendará a você um tipo de provação específica.

Saiba mais sobre um dos exames de proficiência em inglês: o TOEFL:

 

Primeiramente, mais solicitado em instituições de ensino americanas e canadenses, o teste é mais requisitado no meio acadêmico. Assim, escolas de nível superior normalmente solicitam esse tipo de comprovação idiomática. 

Do mesmo modo, anualmente, o exame acontece mais de 50 vezes, o que te dá tempo hábil para estudar e se preparar. Sem preocupações com apenas um acontecimento anual, certo? Você pode estudar tranquilamente e realizar a prova quando desejar.

Claro que é importante ter atenção aos prazos caso você precise disso para um intercâmbio universitário, por exemplo. Atente-se aos governos locais também, eles podem fazer uma solicitação específica em detrimento de um visto para entrada no país.

Além disso, você pode realizar o teste através da internet, em centros de testes autorizados, o que torna ainda mais prático e rápido. Porém, tome cuidado para não aplicá-lo mais de uma vez dentro de um período de 15 dias, certo? 

Mas também há centros em algumas capitais (nas principais) do Brasil. Algumas cidades do interior também contam com testes autorizados. É preciso ter antecedência para pesquisar quais locais realizam o exame e, principalmente, têm habilitação para isso.

 

Saiba quem deve realizar o teste de proficiência TOEFL:

 

  • Participantes que tenham o intuito de estudar em uma Universidade nos Estados Unidos ou mesmo no Canadá;
  • Jovens que queiram se candidatar a bolsas de estudo em instituições do exterior;
  • Alunos que têm conhecimento no idioma inglês além do básico e por algum motivo encontram necessidade de saberem qual o seu nível de entendimento;
  • Estudantes que desejam cursar mestrado ou doutorado em algumas universidades públicas e privadas no Brasil;

 

Em conclusão, esperamos que você tenha entendido um pouco sobre a importância dos exames de proficiência, nesse caso, mais especificamente do TOEFL. Já falamos sobre outros testes aqui inclusive. 

Inclusive, caso queira saber mais sobre as possibilidades dentro da modalidade de universidade, consulte um de nossos especialistas IE para juntos encontrarem o intercâmbio ideal para você. Ah, caso você não tenha habilidades necessárias para um intercâmbio que exija esse nível de idioma, não se preocupe.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *