Como estudar no exterior em 6 passos bem organizados

Como estudar no exterior em 6 passos bem organizados

Você sonha em fazer um curso fora do país mas não tem ideia de como estudar no exterior? Acredita que é um sonho inalcançável? Calma! Se você se organizar direitinho, consegue realizá-lo.

 

Existem uma série de processos que você precisa passar para ir para outro país. Afinal, você tem que pesquisar e avaliar escolas, cidades e países, organizar documentação, fazer exames e se preparar para partir. 

 

Mas, se você quer poupar esse trabalho, contar com uma agência de intercâmbio é sempre bom. E, hoje, vamos te dar um passo a passo de como estudar no exterior.

 

Como estudar no exterior é o que você precisa saber para se aventurar nesse mundão? Confira abaixo o que você precisa fazer!

 

  • Defina o seu objetivo 
  • Estenda o seu perfil acadêmico 
  • Escolha o destino
  • Selecione as escolas
  • Comece sua candidatura 
  • Prepare a documentação para estudar no exterior 

 

Como estudar no exterior: passo a passo

 

Defina o seu objetivo

 

Primeiramente, você precisa definir o que deseja estudar ou vivenciar fora do Brasil. Existem diversas possibilidades. Entender o que você quer fazer é fundamental para dar sequência aos seus objetivos. Veja alguns exemplos de cursos e programas que você pode fazer no exterior:

 

  • Intercâmbio universitário de seis meses ou de um ano
  • Cursos de idiomas 
  • High School 
  • Especialização
  • Pós-graduação: MBA, mestrado, ou doutorado
  • Curso de curta duração.
  • Turismo educacional / Mochilão

Entenda o seu perfil acadêmico

Essa parte pode evitar querer algo que não está ao seu alcance ou pode te impulsionar a ir atrás do que não achava ser possível. Entendendo seu perfil acadêmico, ajuda a dar sequência no processo de planejamento.

Faça uma auto-análise, avalie seu histórico e desempenho como aluno. Isso é muito importante na inscrição em uma universidade, por exemplo. As faculdades no exterior levam muito em consideração o desempenho acadêmico do aluno para aprovar a matrícula.

 

Escolha o destino

Escolha lugares em que realmente gostaria de viver. Quando estiver pesquisando, procure conhecer bem o local onde fica a instituição de ensino, como é a vida por lá, custo de vida, clima, que atividades você poderá fazer depois da aula, etc. 

Se você vai fazer uma pós-graduação, por exemplo, a escolha da cidade já não é prioridade. Isso é porque o corpo docente da universidade vai ser um fator chave para você definir as suas escolhas ao estudar no exterior.

 

Selecione as escolas

As suas escolhas estão relacionadas com a sua área de interesse profissional. Você deve pesquisar quais são as escolas que atendam suas necessidades acadêmicas e investigar os programas nos sites para definir em quais realizará o application, sua candidatura. 

 

Comece sua candidatura

Depois de definir todos os itens acima, você poderá dar início ao seu processo de candidatura. Você vai precisar organizar e mandar traduzir a sua documentação (histórico escolar, diplomas e outros), fazer os exames solicitados, obter cartas de recomendação, preencher os formulários necessários e aguardar aprovação.

 

Prepare a documentação para estudar no exterior

Sendo aprovado pela instituição de ensino, você terá que cuidar do seu passaporte, visto de estudante, passagem aérea e hospedagem. 

Se você fizer o seu curso com uma agência de intercâmbio, fique tranquilo, pois a empresa vai te ajudar com todo esse processo.

Para finalizar, confira se o seu passaporte estará válido pelo tempo em que estudar no exterior. Com a carta de aceitação da universidade, procure o consulado do país que vai emitir seu visto de estudante para dar entrada nos papéis.

Agora que você já sabe como estudar no exterior, que tal começar a organizar o seu intercâmbio? Fale agora com um de nossos especialistas e saiba como.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email