Escrito por: Marcelo Melo

Aprender um novo idioma: Tudo o que você precisa saber!

Veja porque é importante aprender um novo idioma. Descubra qual é a principal língua estrangeira dentre os idiomas mais falados no mundo.

Início » Blog IE Intercâmbio » Aprender um novo idioma: Tudo o que você precisa saber!

Todo mundo sabe que hoje em dia é muito importante aprender um novo idioma. Mas nem sempre esta importante qualificação recebe a devida atenção das pessoas.

Por exemplo, nas escolas é muito difícil aprender um novo idioma porque, como há muitas disciplinas a cursar, a carga horária das aulas de línguas geralmente não é grande e a conversação praticamente não existe fora da classe.

Assim, com poucas aulas por semana e falando português a maior parte do tempo, aprender um novo idioma é um grande desafio para a maioria dos estudantes.

Como aprender um novo idioma no Brasil?

Nesse sentido, é necessário buscar formas complementares para aprender um novo idioma, como ter aulas particulares ou estudar por conta própria (que exige muita disciplina e determinação).

Entretanto, uma das formas mais eficientes para aprender um novo idioma, sem sombra de dúvida, é frequentar um curso de idiomas, onde o foco é 100% no ensino da língua estrangeira.

Logo, durante todo o tempo que o aluno está no curso de inglês, que é um dos idiomas mais falados no mundo, todos se comunicam em inglês e o professor evita que os estudantes usem o português.

Isto é para forçar os alunos a pensar em inglês o tempo todo e adquirir a fluência no novo idioma, com o passar do tempo. Mas é claro que não é assim tão fácil e leva tempo.

Inclusive, o maior obstáculo para aprender um novo idioma no Brasil, mesmo em um curso de idiomas específico, é a falta de prática na língua estrangeira. 

Isto porque, ao sair do curso e voltar para casa, o aluno vai se comunicar em português com todos ao seu redor, pensando em português e “apagando” o aprendizado da língua estrangeira.

Dessa forma, a falta da utilização regular do novo idioma dificulta muito a assimilação dos conteúdos e a memorização das palavras, além de prolongar muito o aprendizado.

Bem, é claro que há pessoas autodidatas que conseguem aprender um novo idioma até mesmo sozinhas, sem frequentar curso algum nem ter aulas particulares. 

Ler livros e revistas, assistir vídeos, séries, filmes e programas de televisão, escutar frases enquanto dorme, utilizar aplicativos pelo celular, são algumas maneiras de estudar por conta própria para aprender um novo idioma.

Mas a gente sabe que este não é o padrão e que, quase sempre as pessoas precisam de ajuda, não é mesmo?! Então, qual é a solução?

Qual a melhor maneira de aprender um novo idioma?

Felizmente, existem os programas de intercâmbio com curso de idiomas no exterior, onde, além de estudar a nova língua, o aluno vivencia a cultura do local e participa do cotidiano do destino.

Assim, o intercambista precisa se comunicar utilizando a nova língua, potencializando o aprendizado e a perda da vergonha em falar com as pessoas, que é um dos principais entraves durante o processo para aprender um novo idioma.

Então, continue aqui com a gente e conheça mais sobre os idiomas mais falados, os destinos mais procurados e os diversos tipos de intercâmbio, especialmente elaborados para você realmente aprender um novo idioma.

Qual idioma estrangeiro escolher?

É claro que você pode optar por uma enorme variedade de novos idiomas para aprender, mas, antes de mais nada, deve priorizar os idiomas mais falados no mundo, que vão abrir as portas para o mercado de trabalho.

Sendo assim, sugerimos que você comece com um curso de inglês, que é a língua mais falada no mundo no contexto de negócios, da internet e do show business internacional.

Praticamente todos os países utilizam o inglês como primeira ou segunda língua. 

Depois, se quiser continuar estudando para aprender um novo idioma, você pode escolher entre o mandarim, o espanhol, o francês, o alemão e assim por diante. 

Na verdade, dizem que quanto mais línguas estrangeiras você estudar, mais fácil vai ficar para aprender um novo idioma. Bora aprender!

Onde fazer um intercâmbio em inglês

Atualmente, existem muitas opções de destinos que oferecem diversos programas de intercâmbio em inglês

Inclusive, como veremos em seguida, os programas contemplam férias, estudo e até trabalho no exterior!

Veja quais são os destinos mais procurados para um curso de inglês no exterior:

  • Austrália
  • África do Sul
  • Canadá
  • Nos Estados Unidos
  • Emirados Árabes (Dubai)
  • Irlanda
  • Malta
  • Nova Zelândia
  • Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte)

Cada um dos destinos tem as suas regras com relação aos tipos de intercâmbio em inglês, com relação à necessidade do visto, à duração mínima e máxima, possibilidade de trabalhar legalmente, dentre outros benefícios e requisitos.

Tipos de intercâmbio em inglês oferecidos pela IE

Com mais de 26 anos de experiência, a IE Intercâmbio pode oferecer para você programas de intercâmbio para aprender um novo idioma em diversas partes do mundo.

São viagens totalmente planejadas e elaboradas de acordo com o seu objetivo e perfil de estudante, para você aprender um novo idioma da forma mais eficaz que existe: praticando!

Confira abaixo as modalidades de intercâmbio em inglês mais procuradas:

  • Intercâmbio com curso de idiomas
  • Intercâmbio com estudo e trabalho
  • Programa Férias Teen
  • Intercâmbio universitário
  • High School

Cada um deles tem suas características e procuram satisfazer aos mais variados perfis de intercambistas. 

Entretanto, sem dúvida, o programa mais famoso é o intercâmbio em inglês com curso de idiomas.

Detalhes do intercâmbio em inglês com curso de idiomas

Nele, os jovens a partir de 16 anos de idade vivem um período no exterior e frequentam aulas de inglês em uma escola de idiomas especializada, onde somente o idioma inglês é permitido.

Geralmente, o curso de inglês tem de 1 mês a 3 meses de duração e a carga horária de aulas é de 15 horas a 40 horas semanais, dependendo do objetivo do aluno.

Os cursos podem ter conteúdos diferenciados também:

  • Cursos regulares – níveis básico, intermediário e avançado
  • Cursos profissionalizantes – para o aluno que quer ganhar mais experiência em sua área de atuação e elevar seu conhecimento técnico
  • Cursos executivos –  personalizado de acordo com a área de interesse do aluno​

A acomodação pode ser realizada de acordo com o perfil e a expectativa do aluno. As opções mais procuradas são as casas de famílias estrangeiras e as residências estudantis.

A primeira opção é obrigatória para menores de 18 anos de idade e contemplam a estadia do estudante em uma casa de família, vivenciando o cotidiano e interagindo constantemente com a população nativa.

Alunos maiores de idade e com perfil mais independente, geralmente optam pela residência estudantil, onde compartilham com outros estudantes estrangeiros as responsabilidades e os benefícios de manter uma casa.

Intercâmbio em inglês com estudo e trabalho

Alguns países possuem maior flexibilidade na política de visto e autorização para trabalho. 

Com isso, é possível trabalhar legalmente durante o período do curso, o que maximiza as possibilidades de aprender um novo idioma.

Austrália, Nova Zelândia, Dubai, Irlanda e Malta são destinos que oferecem esta facilidade e, por esta razão, são as opções mais solicitadas para quem quer aprender um novo idioma e ganhar experiência profissional internacional.

Veja os detalhes do programa de intercâmbio com curso de idiomas para estudar e trabalhar na Irlanda, um dos queridinhos dos estudantes brasileiros.

Programa para estudar e trabalhar na Irlanda

  • Duração mínima do curso de idiomas: 25 semanas​
  • Carga horária mínima de aulas: 15 horas por semana​
  • Período autorizado para trabalho: durante as aulas ​
  • Quantidade de horas de trabalho permitidas durante as aulas: até 20 horas semanais
  • Número de horas de trabalho permitidas durante as férias: até 40 horas por semana
  • Remuneração média salarial: EUR 8.65 por hora​
  • O visto é emitido na Irlanda após a chegada do estudante no país​
  • Documentação: passaporte válido, visto e exame médico

Como as regras dos países podem mudar, é importante que o candidato confirme a documentação necessária com nosso especialista em intercâmbio.

Os meses de verão (alta temporada) são os melhores para fazer o intercâmbio, pois há mais possibilidades de oferta de empregos temporários para os estudantes.

Confira agora 7 vantagens do intercâmbio em inglês para estudar e trabalhar

  1. Enriquece o currículo acadêmico e profissional
  2. Promove a aceitação da diversidade cultural
  3. Viabiliza uma experiência internacional diferenciada
  4. A vivência prática mostra as diversas situações como as palavras são utilizadas
  5. Dá para conhecer outro país e uma nova cultura
  6. Contribui para criar uma rede de relacionamentos internacionais (networking)
  7. Gera maior maturidade, autoconfiança e autonomia

Comece a aprender um novo idioma hoje mesmo com a IE Intercâmbio

Em suma, aprender um novo idioma é uma condição indispensável para abrir as portas do mercado e ampliar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim, num mundo cada vez mais globalizado e digitalizado, é fundamental saber se comunicar em outra língua, como o inglês, que é um dos idiomas mais falados em todo mundo.

Por isso, você deve estudar para aprender inglês, o mais rápido possível, porque você não tem tempo a perder, tem? 

Finalmente, agora que você já entendeu mais sobre a importância de aprender um novo idioma, pode entrar de cabeça nesta aventura do conhecimento! Conte com a gente e viaje com toda segurança e tranquilidade. Boa viagem!

Referências

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada.html

https://www.gov.uk/travel-grants-students-england