O que é Host Family e quais as vantagens para o seu intercâmbio

O que é Host Family e quais as vantagens para o seu intercâmbio

Uma das preocupações de quem vai fazer intercâmbio no exterior é onde se hospedar. Opções comuns para modalidades contemplam residências estudantis e host family. Por isso, hoje nós vamos falar um pouco sobre esse último tipo de acomodação no exterior.

Do mesmo modo que existe uma preocupação sobre investimento com intercâmbio, programas de estudo e/ou trabalho, duração, entre outros, existe com a hospedagem. Cada programa contempla possibilidades diferentes. A opção de Host Family é o que vamos falar hoje.

Muitos questionam o que poderia ser melhor para sua experiência fora, porém isso vai variar bastante de intercambista para intercambista. Isso porque é extremamente necessário que isso também esteja alinhado com as perspectivas dele em relação a essa vivência.

Por isso, optar pelo Host Family é escolher uma modalidade de serviço de hospedagem que contempla estar inserido dentro da rotina de uma família estrangeira. Existe um anfitrião que disponibiliza um cômodo para o participante.

Sendo assim, a Host Family abriga estudantes estrangeiros no país de destino. Isso pode te trazer tantos benefícios durante uma temporada no exterior, sabia? Quando se trata de uma viagem de longa duração, muitos se questionam sobre uma possível solidão e a verdade é que você pode sim encontrar na sua Host Family uma segunda família.

Obviamente que isso é muito relativo. Muitos podem encontrar refúgio nesse tipo de acomodação, enquanto outros não. Então, apesar de ser importante ter conhecimento das experiências de outros intercambistas, o ideal é não se cobrar nem se comparar.

Confira os programas que oferecem casa de família no exterior como um tipo de hospedagem:

 

  • Curso de Idioma;
  • Estudo e Trabalho;
  • Au Pair (obrigatoriamente);
  • High School;
  • Férias Teen;

 

Outros tipos de acomodação você pode encontrar nessas modalidades de intercâmbio caso a sua intenção não seja se acomodar em uma casa de família.

Descubra algumas vantagens para o seu intercâmbio no exterior em uma Host Family:

 

Habilidades com o idiomas

Aprender com quem tem domínio sobre o assunto é sempre mais prazeroso. Aqui não poderia ser diferente. Viver com uma família tipicamente nativa praticamente te obriga a desenvolver novas habilidades com o idioma.

O contato direto e frequente com os nativos, sem dúvida alguma, vai potencializar o seu aprendizado e sua perspectiva em relação ao cenário. Além do sotaque é óbvio, que ouvido constantemente será um outro fator de colaboração. 

Mesmo que a sua intenção não seja sair do destino fluente, isso vai impactar positivamente nos seus conhecimentos em relação à língua.

 

Conheça a cultura

Cultura é um negócio precioso viu? Já imaginou conhecer os principais pontos turísticos, histórias, marcos, gastronomia de um lugar através dos olhos e sabedoria de quem tem os pés fincados no país? 

A gente parte do pressuposto que nenhuma viagem, seja ela de turismo ou de intercâmbio, te inibe de presenciar e aprender um pouco mais das tantas caracterizações que aquele lugar possui. É como mergulhar em um universo misterioso e cheio de aprendizados.

 

Se alimente como um nativo

Gastronomia também é cultural vai. Quem não curte conhecer uma culinária nova e experimentar um prato típico de uma região? Não é por nada não, mas tem cada gostosura escondida por aí. Além, é claro, da comida caseira ter sempre o seu valor.

Morar com uma Host Family te permite ter alguns benefícios como esse também. Por isso, se você é fã e dá valor a uma culinária representativa, independente do destino, morar em uma casa de família pode oferecer a você muitos paladares novos.

 

Segurança

Tem gente que se sente inseguro dividindo apartamento com alguém ou mesmo morando sozinho, seja pela falta de experiência no assunto ou por medo. Além disso, outro ponto positivo da moradia em casa de família é a sensação maior de segurança que isso pode gerar ao participante.

De todo modo, também é um povo que sabe sobre a segurança e a população do território. Além, é óbvio, de saber sobre os direitos e os deveres da sociedade. Isso pode gerar mais conforto a quem viaja sozinho, por exemplo. 

 

Por fim, esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre uma Host Family e que, se você estiver planejando um intercâmbio, leve em consideração esse tipo de hospedagem. Dessa forma, o ideal, que sempre recomendamos, é que você entenda de fato quais suas preferências com um intercâmbio, além dos objetivos a serem cumpridos. 

Logo, caso você tenha interesse em um outro tipo de intercâmbio que não consta na lista acima, entre em contato com um de nossos especialistas em intercâmbio e tire suas dúvidas. Assim, você terá mais facilidade de encontrar a modalidade ideal para você.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *