Escrito por: Marcelo Melo

Host family: A acomodação ideal para o seu intercâmbio!

Entenda porque a host family é a opção de acomodação no exterior mais popular para intercâmbio e conheça também outros tipos de hospedagem.

Início » Blog IE Intercâmbio » Host family: A acomodação ideal para o seu intercâmbio!

Se você está pensando em fazer um intercâmbio para estudar fora, vai precisar definir alguns itens fundamentais como, destino, duração, valores, tipo de intercâmbio e acomodação no exterior, que pode ser em uma host family, dentre outros tipos de hospedagem.

Sem dúvida, o planejamento é fundamental para o sucesso do seu intercâmbio e por isso, você precisa saber onde se hospedar e conhecer as características dos diversos tipos de hospedagem: host family, residência estudantil e alojamento escolar.

O que é host family?

Nesse sentido, a host family é a acomodação disponibilizada em uma casa de família local, onde o estudante vai conviver em um ambiente familiar e interagir com nativos da nova cultura.

É uma opção de onde se hospedar que é muito conveniente e eficiente, principalmente para alunos de intercâmbio de idiomas, onde o contato com nativos no idioma local é um potencializador do aprendizado.

Por isso, optar pela Host Family é escolher uma modalidade de serviço de hospedagem que contempla estar inserido dentro da rotina de uma família estrangeira, que recebe um valor para hospedar o estudante estrangeiro.

A família anfitriã disponibiliza alimentação (geralmente café e jantar) e um cômodo para o participante dormir, banheiro, além dos serviços básicos de uma residência, como:

  • Energia
  • Limpeza das áreas comuns
  • Aquecimento
  • Refrigeração
  • Roupas de cama
  • Acesso a internet

Nesse sentido, a host family pode significar muita economia para o intercambista em alimentação e acesso à internet, por exemplo. 

E, como já comentado acima, isso pode te trazer tantos outros benefícios durante uma temporada no exterior, sabia? 

Psicologicamente, quando se trata de uma viagem de longa duração, muitos intercambistas se questionam sobre uma possível sensação de abandono e solidão.

E a verdade é que você pode sim encontrar na sua host family uma segunda casa de família. Obviamente que isso é muito relativo e vai depender do perfil de cada estudante. 

Muitos podem encontrar refúgio ao ficar nesse modelo de hospedagem no exterior, enquanto outros não. 

Então, apesar de ser importante ter conhecimento das experiências de outros intercambistas, o ideal é não se cobrar muito e nem se comparar a outros estudantes.

Ela pode proporcionar para você uma experiência única e transformadora de desenvolvimento pessoal e imersão cultural durante o seu intercâmbio no exterior.

Quais as vantagens da acomodação no exterior do tipo host family?

  1. Melhora o aprendizado
  2. Ajuda a conhecer a cultura e a interagir com os habitantes locais
  3. Contribui para a experimentação da gastronomia local
  4. Oferece ambiente com maior segurança

1. Facilita o aprendizado do novo idioma

Aprender com quem tem domínio sobre o assunto é sempre mais prazeroso e eficiente. Aqui não poderia ser diferente. 

Viver com uma família tipicamente nativa te força a desenvolver novas habilidades de comunicação e expressão na nova língua.

Ademais, o contato direto e frequente com os nativos, sem dúvida alguma, vai potencializar o seu aprendizado e suas perspectivas em relação ao ambiente. 

Vai ficar mais fácil entender a forma e a situação em que as palavras são utilizadas. Além do sotaque é óbvio, que será ouvido constantemente e será um outro fator de colaboração para o aprendizado. 

2. Promove o conhecimento da nova cultura e a imersão cultural

Já imaginou conhecer os principais pontos turísticos, histórias, marcos, gastronomia de um lugar através dos olhos e sabedoria de quem tem a sua herança cultural profundamente enraizada na história do destino? 

E sempre guiado pelas pessoas que vivem aquela realidade como habitantes locais? Sem sombra de dúvidas, fica muito mais gostoso conhecer um lugar e se sentir como um morador local, não é mesmo?!

Também promove a interação do intercambista com outros membros da sociedade local, na medida em que os membros familiares podem apresentar o estudante para seus contatos e facilitar o relacionamento entre eles.

3. Possibilita que você experimente a gastronomia local

Definitivamente, uma das melhores formas de conhecer uma cultura e seu povo é através da mesa! 

Os alimentos consumidos nos destinos dizem muito sobre as características físicas dos lugares e do estilo de vida dos seus habitantes.

E quem não gosta de saber mais sobre a culinária nova e experimentar um prato típico de uma região? Principalmente quando é preparado de forma caseira, com aquele ingrediente secreto e toque especial de muito amor e esmero! 

Prepare-se para morar com uma host family e comprovar a representatividade da gastronomia local na cultura e na forma como as pessoas vivem. 

Em suma, independente do destino, morar em uma casa de família pode te oferecer a descoberta de muitos paladares novos.

4. Te dá maior segurança e tranquilidade

Outra vantagem de optar pela host family, para morar durante o seu intercâmbio, é que a vivência em uma casa de família pode gerar uma maior sensação de segurança ao participante do programa.

Isto porque os membros da família conhecem o destino melhor do que você e, dessa forma, podem te orientar sobre onde ir, quando e como frequentar certos lugares.

Além do mais, podem te orientar em relação às leis do país, ética, os direitos e os deveres daquela sociedade. Isso pode gerar mais conforto a quem viaja sozinho e evitar muitas gafes, por exemplo. 

Quais os outros tipos de hospedagem para intercâmbio?

A residência estudantil é outra forma de  acomodação no exterior, composta por uma casa ou apartamento alugado.

Este modelo possibilita que estudantes internacionais compartilhem o mesmo ambiente e dividam as despesas e responsabilidades.

É uma ótima opção para vivenciar uma experiência adulta no exterior, com maior autonomia e possibilidade de conhecer pessoas e culturas do mundo todo.

É indicado para estudantes maiores de 18 anos e com perfil mais independente. Promove o desenvolvimento da responsabilidade e da maturidade do aluno. 

Além disso, proporciona a ampliação do relacionamento internacional – networking, pessoal e profissional.

Por sua vez, o alojamento escolar é geralmente um dos tipos de hospedagem oferecido aos estudantes estrangeiros no ambiente da própria escola e fornecido pela mesma. 

Os chamados dormitórios estudantis são mais utilizados pelos alunos participantes dos programas de intercâmbio em colleges ou universidades no exterior, com idade superior a 18 anos.

A grande vantagem deste local onde se hospedar é a proximidade do ambiente onde as aulas são lecionadas e todos os seus serviços, como por exemplo restaurante universitário, biblioteca, copiadora, ginásio esportivo, laboratórios, dentre outras necessidades estudantis.

Contudo, muitos questionam o que poderia ser melhor para sua experiência fora do Brasil, porém isso vai variar bastante das características de intercambista para intercambista. 

Isso porque é extremamente necessário que isso também esteja alinhado com as perspectivas dele em relação a essa vivência internacional.

Então, seja qual for o tipo de acomodação, o mais importante é que ela seja adequada à modalidade de intercâmbio escolhida, às suas necessidades e expectativas acadêmicas e profissionais, além do seu perfil pessoal e de estudante.

Por isso, a IE Intercâmbio oferece toda a orientação e suporte necessário para que você faça a escolha do programa e da opção de acomodação mais parecida com seus gostos. Confira gratuitamente com nosso especialista!

Quais programas de intercâmbio oferecem a host family como opção de hospedagem?

Dentre as diversas modalidades de intercâmbio, algumas disponibilizam a host family como principal forma de acomodação. 

A acomodação na host family pode contribuir imensamente para dinamizar o aprendizado de uma nova língua durante um intercâmbio de idiomas ou para estudar e trabalhar.

Também oferece um ambiente controlado, com mais serviços, maior conforto e segurança  para estudantes menores de 18 anos, tranquilizando os pais que ficaram no Brasil.

Além disso, é a única opção para os programas de Au Pair, onde a estudante brasileira trabalha como babá de crianças em uma casa de família no destino.

Vale lembrar que, naqueles programas destinados a participantes menores de 18 anos, a opção de acomodação no exterior em host family é obrigatória.

Outros tipos de acomodação você pode encontrar nessas modalidades de intercâmbio caso a sua intenção não seja se acomodar em um ambiente familiar.

Por fim, esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a host family e que, se você estiver planejando um intercâmbio, leve em consideração esse tipo de hospedagem. 

Por isso, sempre recomendamos que, antes de mais nada, você entenda de fato quais suas preferências com um intercâmbio, além dos objetivos a serem cumpridos ao estudar fora do país. 

Enfim, caso você tenha interesse em um outro tipo de intercâmbio que não consta na lista acima, entre em contato conosco e confira todas opções de hospedagem disponíveis, que podem incluir a host family, a residência estudantil, o alojamento estudantil, dentre outras.

Referências

https://studyabroad.state.gov/

https://j1visa.state.gov/hosts-and-employers/host-families/