Quanto custa um intercâmbio? Saiba mais sobre esse investimento

Quanto custa um intercâmbio? Saiba mais sobre esse investimento

A dúvida que percorre muitas pessoas que desejam passar uma temporada no exterior é sobre quanto custa um intercâmbio. Seja por falta de planejamento financeiro ou mesmo por imaginar que não existirão facilidades, a desistência acontece.

Porém, dizer quanto custa um intercâmbio é bastante relativo, isso vai depender de alguns fatores, os quais discutiremos aqui logo abaixo. Mas antes disso, é super importante que você esteja ciente da necessidade de um planejamento a maior prazo.

Em outras palavras, quanto custa um intercâmbio é caracterizado pela duração do mesmo, além do destino escolhido, da instituição de ensino, entre outros gastos mais relativos como acomodação, transporte, alimentação.

Nesse sentido, é ideal que você, primeiramente, esteja atento a todas as suas preferências com relação a essa viagem para que tenha uma fiel noção de quanto custa fazer um intercâmbio que combine com você. 

Saiba identificar seus objetivos e metas durante o período fora e tenha firma as características do seu perfil de intercambista.

Você vai lidar com situações que exigirão gastos extras de você, provavelmente. Imprevistos sempre aparecem e é de sua responsabilidade estar atento e preparado para enfrentá-los. A vivência de um intercâmbio traz, sem dúvida, mais autonomia, maturidade e confiança em si mesmo.

Além disso, aprender e/ou aperfeiçoar um idioma no exterior tem seus benefícios. Você une estudo à trocas culturais, compartilhamento de vivências com pessoas do mundo todo, aprendizado em instituições renomadas com profissionais qualificados e, dependendo, oportunidades de trabalho.

Inclusive, um dos tantos lados positivos de programas que envolvem a permissão de trabalho no exterior é que você tem a chance de ter parte do seu investimento de volta e, com isso, pagar suas despesas com esse dinheiro.

 

Descubra o que vai exercer influência em relação a quanto custa um intercâmbio:

 

Duração

Um dos fatores que vão exercer influência em cima do valor que você vai investir no seu intercâmbio, sem dúvida, é a duração dele. Você encontra programas aqui na IE com durações variadas e, dependendo do seu propósito, se encaixa melhor em uma delas.

O que você precisa estar atento e ter muito bem claro é quais as suas condições para realizar um intercâmbio no exterior. Não esqueça que priorizamos a democracia e que, por isso, existem programas com a mínima de 12 meses, bem como programas com duração de no mínimo 1 semana.

 

Destino

Um outro ponto que vai ser decisivo é o destino. Isso talvez esteja mais ligado ainda a todas aquelas despesas que você vai ter com moradia, acomodação, transporte, saúde e afins. Porém, é evidente que alguns destinos possuem um custo inferior se comparado a outros, por exemplo.

Mas, acreditamos que a escolha do seu destino não deve estar pautada única e exclusivamente ao seu poder aquisitivo, correto? Isso sem dúvida é um dos fatores, mas imagine quais as suas prioridades e as combine com o destino ideal.

Confere abaixo uma relação de alguns destinos, por exemplo, para estudar no exterior durante as férias e faz uma comparação de investimento entre eles:

  • Canadá – $
  • Estados Unidos – $$
  • Reino Unido – $$
  • Malta – $
  • África do Sul – $

 

Programa

Na verdade, esse ponto também sofre bastante variações, certo? Um exemplo disso é que um Curso de Idiomas no exterior pode acabar sendo mais caro do que um Estudo e Trabalho dependendo da duração do seu intercâmbio.

Um High School pode vir a exigir de você um investimento superior ou inferior do que uma Universidade, novamente dependendo do período em que você opta por estar morando fora.

O programa em si sofrerá mais interferências externas de valor, como por conta do destino escolhido, da duração do programa, do tipo de contratações que você faz no fechamento do seu pacote. Um exemplo é a contratação de acomodação, o que deixará mais caro ou mais barato para você. 

 

Sendo assim, não existe um programa mais caro ou mais barato, certo? Esse valor de um intercâmbio vai variar mediante as suas escolhas perante as suas necessidades e prioridades durante esse período que irá morar fora.

Fora isso, inúmeros destinos estão disponíveis para você, cada um com suas características de custo bastante individuais. Logo, cada um conta com suas vantagens e desvantagens, seja do curto, médio ao longo período.

Em resumo, essas são algumas das variáveis que vão exercer influência no seu investimento. Saber quanto custa um intercâmbio é bastante relativo tendo em vista que são diversas opções de programas, além do curto, médio e longo prazo que ele pode ter.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *