Escrito por: Marcelo Melo

Residência estudantil: O que é e como funciona essa acomodação?

Residência estudantil ou homestay? Qual escolher? Conheça as principais diferenças entre as acomodações de intercâmbio para estudar no exterior.

Início » Blog IE Intercâmbio » Residência estudantil: O que é e como funciona essa acomodação?

Certamente você já ouviu falar em residência estudantil, não é mesmo? Mas você sabe o que esse termo significa? 

Residência estudantil, nada mais é do que um tipo de acomodação, normalmente utilizado por estudantes. Muitas vezes em programas de intercâmbio

Normalmente a residência estudantil se encontra em apartamentos localizados em regiões mais centrais, para estudantes de todos os lugares do mundo. Vamos ver mais abaixo as características de cada uma.

Residência estudantil ou homestay? 

A residência estudantil possui várias diferenças em relação ao homestay, a principal delas é que no homestay, o estudante fica alocado em uma casa de família, já a residência estudantil é voltada apenas para estudantes. 

Nesse artigo, iremos te explicar as características e diferenças da residência estudantil e do homestay. 

Quais as características da residência estudantil? 

Um fato interessante que esse tipo de acomodação oferece, mesmo que com regras a serem seguidas, é a maior liberdade do estudante.  

Porém, ao mesmo tempo, também há uma maior responsabilidade. Se você optar pela moradia compartilhada, certamente terá que cuidar da casa. 

Ao dividi-la com seus roommates, será fundamental dividir as tarefas domésticas e também combinar as regras que terão que ser seguidas por todos. 

Outro ponto a se falar é que provavelmente você irá dividir seu quarto e banheiro, além das áreas comuns e cozinha com outros estudantes. 

Um tópico relevante a ser apontado é a grande oportunidade de fazer amizades com as demais pessoas que irão morar com você. 

Por acomodar, normalmente, mais de seis pessoas que vieram de todos os cantos do mundo, você terá uma troca muito grande com diversas outras culturas.

A convivência com pessoas de idades semelhantes, também ajuda a aumentar o nível do seu inglês pelo fato de ser necessário a conversação na língua.

Além de todos esses pontos, é uma excelente possibilidade para aqueles que não querem seguir uma rotina e sim criar seus próprios hábitos e rotinas.

Quais as características do homestay? 

Esse tipo de acomodação trata-se de você se hospedar na casa de uma família que more na cidade onde você vai estudar. 

Para esse tipo de acomodação de intercâmbio, será necessário que você siga as regras já existentes na casa na qual você irá morar, seguindo a rotina deles. 

Você ainda terá responsabilidades, mas muitas vezes alguns pontos, como a comida, por exemplo, você não precisará preparar! Já imaginou comer a comida típica preparada por um nativo do país

Tudo é combinado com a host family e mesmo se tratando de uma relação comercial, muitas famílias acolhem o estudante que ficará hospedado com eles como parte da família. 

Qual das duas escolher? 

Essa já é uma pergunta muito pessoal. Tudo depende do que você está procurando e também do que acredita que irá se adaptar melhor.

Você mesmo deve decidir e analisar qual das opções se adapta mais a sua rotina e tipo de experiência que procura.

Tanto a moradia compartilhada quanto o homestay são ótimas opções para aqueles que desejam ter uma experiência única no exterior!

E aí, depois dessa explicação, você consegue decidir qual tipo de acomodação de intercâmbio você prefere? 

Se ainda está na dúvida, não tem problema! Fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre a residência estudantil para planejar seu intercâmbio!