Escrito por: Marcelo Melo

Cultura Portuguesa: 5 pontos marcantes na cultura de Portugal!

Conheça neste artigo a incrível cultura portuguesa! Conheça 5 pontos fortes na cultura de Portugal, se apaixone e saiba como é morar em Portugal!

Início » Blog IE Intercâmbio » Cultura Portuguesa: 5 pontos marcantes na cultura de Portugal!

A cultura portuguesa é muito rica e envolve a influência de outros países, seja na gastronomia, nas artes e outros aspectos.

Diversificada, intensa e muito apaixonante, a cultura portuguesa encanta em vários aspectos, afinal, quem nunca provou um prato português e ficou encantado, né?

Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre a cultura portuguesa e os 5 pontos mais marcantes! Vamos lá se apaixonar por cada um deles?

Afinal, como é a cultura portuguesa?

Em primeiro lugar, a cultura portuguesa possui base de outras culturas, como:

  • Celta;
  • Ibera;
  • Germânica;
  • Romana.

Sendo assim, o estilo de construções, a religião, gastronomia e o folclore, são algumas das principais coisas que chamam a atenção de quem decide morar em Portugal.

E os pontos mais marcantes da cultura de Portugal podem ser divididos em:

  1. Vinho;
  2. Literatura;
  3. Religião;
  4. Fado;
  5. Culinária.

Vinho

É impossível pensar na cultura portuguesa e não pensar nos maravilhosos vinhos, né?

E não é ao acaso, Portugal produz vinhos há mais de dois mil anos, desde a chegada do povo romano e as técnicas de cultivo e produção.

Sendo assim, em Portugal existe também a região demarcada mais antiga do planeta, localizada no Douro.

O local foi desenvolvido para que a excelência do vinho do Porto fosse garantida, e por consequência, se tornando mundialmente conhecida.

Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

Literatura

Internacionalmente falando, Portugal é considerado reduto de grandes poetas que marcaram a literatura mundial.

No começo, a poesia foi influenciada pela trovadoresca, evoluindo com a Pompeia na época do Renascimento, com publicações como dos Lusíadas, de Luís de Camões, por exemplo.

Dessa forma, o contexto universal apareceu na obra de Fernando Pessoa, poeta português mais traduzido da história.

Religião

Grande parte dos portugueses são católicos e possuem a religião como centro da vida, com hábito de comparecer à missa aos domingos, por exemplo.

Por mais que com a nova geração, esse tipo de hábito tenha perdido a força, ainda é muito comum a religião no dia a dia das cidades portuguesas.

Por isso, o santuário mais famoso de Portugal é o Santuário de Fátima, que todos os anos milhares de pessoas visitam para receberem as bênçãos e também agradecer.

Fado

Estilo musical que só existe em Portugal, principalmente em casas típicas e regiões mais antigas, o Fado é muito presente em cidades como Porto e Lisboa.

Sempre voltado para críticas sociais e políticas, o Fado também dá espaço para a saudade, problemas da rotina e desilusões amorosas, ou seja, é um estilo melódico e bonito!

Culinária

Sendo considerado um dos maiores símbolos da cultura de Portugal, a culinária do país é muito diversificada e rica, com receitas de vários países e de acordo com o clima local.

E a gastronomia portuguesa pode ser dividida entre Mediterrâneo e Atlântico, e normalmente é regado no:

  • Azeite de oliva;
  • Sardinhas;
  • Bacalhau;
  • Azeitonas.

Descubra mais sobre a cultura de Portugal com a IE

Morar em Portugal e ter a oportunidade de visitar e de experimentar tudo que o país é capaz de oferecer pode ser incrível, não é mesmo?

E com a IE, você pode conhecer a cultura Portuguesa de pertinho com o nosso programa para trabalhar em Portugal (Work Experience), ou nossa consultoria para morar no país, entre em contato para saber mais detalhes!