Escrito por: Marcelo Melo

Conheça 6 pratos típicos de Portugal que são relíquias no país!

Os pratos típicos de Portugal sempre foram famosos por serem ricos e cheios de sabor, tanto em receitas doces quanto …

Início » Blog IE Intercâmbio » Conheça 6 pratos típicos de Portugal que são relíquias no país!

Os pratos típicos de Portugal sempre foram famosos por serem ricos e cheios de sabor, tanto em receitas doces quanto nas salgadas.

Sendo assim, se você pretende conhecer Portugal, e principalmente se for sua primeira viagem internacional, experimentar os melhores pratos típicos de Portugal faz toda a diferença na sua experiência de viagem.

Por isso, criamos este artigo para você conhecer os principais pratos típicos de Portugal que não podem ficar de fora da sua viagem! Vamos lá?

Culinária Portuguesa: Quais são os principais pratos típicos de Portugal?

Em primeiro lugar, Portugal é um dos países que mais atraem brasileiros por vários fatores, e quando o assunto é gastronomia, ela realmente não decepciona.

A culinária portuguesa tem características muito marcantes, principalmente porque tem forte influência da comida mediterrânea.

Além disso, podemos dizer que a base da culinária do país é pão, vinho e azeite. Não é à toa que o azeite português tem boa fama e é considerado um dos melhores, não é?

Ademais, a culinária portuguesa não pára por aí. Ela também é muito rica em alimentos como:

  • Peixes;
  • Frutos do mar;
  • Carne de porco;
  • Legumes variados.

Sendo assim, vamos conhecer alguns pratos típicos de Portugal, e mais abaixo, vamos analisar cada um deles.

  1. Pastel de nata;
  2. Bolinho de bacalhau;
  3. Francesinha;
  4. Arroz de pato;
  5. Queijo Serra da Estrela;
  6. Arroz de marisco.

1- Pastel de nata

Vamos começar pelo famoso pastel de nata, ou como são mais conhecidos, pastel de belém.

Sendo assim, o pastelzinho é considerado uma das maiores especialidades da culinária de Portugal, e pode acreditar que os turistas fazem fila para experimentar o doce.

Além disso, embora ele seja vendido em vários cafés e lanchonetes, sua receita original é exclusiva da Fábrica dos Pastéis de Belém, que fica em Lisboa.

Por isso, a visita a Lisboa é parada obrigatória para quem está indo para Portugal.

2- Bolinho de bacalhau

Você provavelmente já comeu um bolinho de bacalhau no Brasil, mas você sabia que ele é uma relíquia da culinária portuguesa?

Ele é crocante por fora, macio por dentro e frito no azeite de oliva, e normalmente é servido como prato de entrada nos restaurantes.

Sendo assim, não deixe de experimentar o toque português no bolinho de bacalhau.

3- Francesinha

Apesar do nome francês, a francesinha é uma das comidas típicas de Portugal mais famosas no país, principalmente na região norte.

Desse modo, o prato consiste numa combinação bem saborosa de pão, bacon, carne, ovo, queijo, linguiça e presunto, acompanhado de um molho feito à base de vinho e tomate.

4- Arroz de pato

Esse prato é uma espécie de risoto que, como o próprio nome já diz, é acompanhado por carne de pato, o que não é comum no Brasil. E é exatamente por isso que vale a pena experimentar.

Além disso, ele é servido com chouriços, que também é uma das comidas típicas de Portugal.

5- Queijo Serra da Estrela

O queijo Serra da Estrela é um dos queijos mais antigos no país e também é um dos mais importantes pratos típicos de Portugal.

Sendo feito com leite de ovelha, ele tem uma casquinha por fora e é cremoso por dentro, e uma boa dica, é experimentar o queijo acompanhado de um bom vinho português.

6- Arroz de marisco

Prato super tradicional em Portugal, o arroz de marisco foi criado na praia de Vieira e é feito com alguns frutos do mar, como lagosta, mexilhão, camarão, berbigão e amêijoas.

A IE te leva para Portugal!

Já imaginou morar em Portugal e provar todas essas delícias?

Você vai se surpreender com as inúmeras possibilidades de residência em Portugal. Confira algumas:

  • Morar em Portugal como estudante,
  • Investidor,
  • Empreendedor,
  • Aposentado.

Portugal está de portas abertas!

E aí, vamos experimentar os pratos típicos de Portugal? Fale com um de nossos especialistas e confira nossas condições para conhecer Portugal e suas maravilhas!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio