Escrito por: Marcelo Melo

Primeira viagem internacional: Confira as 7 principais dicas

A primeira viagem internacional sempre vem carregada de muitas expectativas. Afinal, é um contato com culturas completamente diferentes da nossa, …

Início » Blog IE Intercâmbio » Primeira viagem internacional: Confira as 7 principais dicas

A primeira viagem internacional sempre vem carregada de muitas expectativas. Afinal, é um contato com culturas completamente diferentes da nossa, além de nos tirar totalmente da zona de conforto.

Assim como em qualquer viagem, a primeira viagem internacional deve ser bem organizada, você estará muito longe de casa e precisa estar preparado para qualquer eventualidade.

No decorrer deste artigo, vamos analisar os principais tópicos e algumas dicas para que tudo dê certo na sua primeira viagem internacional, e principalmente, para que ela supere suas expectativas. Vamos lá?

Defina o destino e o roteiro da sua primeira viagem internacional

Por mais que existam muitos lugares incríveis ao redor do mundo para explorar, sempre tem aquele o qual você tem uma vontade maior de conhecer.

Depois de escolher o seu destino, é muito importante pesquisar sobre os pontos turísticos e locais que você quer visitar, e dessa forma, criar um roteiro para que você aproveite bem o tempo em que você ficará no país.
Sendo assim, é importante pesquisar bastante sobre o horário de funcionamento dos locais que você quer conhecer.

O que levar na mala?

Bom, o que levar mala vai depender muito do seu destino, se você irá viajar para um local com praias, as roupas frescas e de banho não podem faltar, já para lugares frios, pesquise para saber se irá precisar de casacos mais grossos, por exemplo.

Além disso, é importante saber também o que levar na mala de mão, pois são itens que poderão ficar com você a todo o momento. Como por exemplo:

  1. Documentos;
  2. Carteira e dinheiro;
  3. Celular;
  4. Notebook;
  5. Carregadores.

Documentação e vacinas

Estar com as vacinas em dia é um dos itens mais importantes para a primeira viagem internacional.

Assim como estar com a documentação em dia, porém, muitos viajantes acabam deixando passar essa parte no check-list.

Em relação às vacinas, a da febre amarela e a de Covid-19 são as mais exigidas para as viagens internacionais, porém, é válido pesquisar no consulado do seu país de destino se há outras exigências de vacina.

Sem as vacinas corretas, você corre o risco de, até mesmo, ter que voltar para casa!

Já em relação à documentação, o passaporte e o visto são os principais. Na Europa, se você ficar no país por até 3 meses, o visto não é exigido.

Porém, em alguns países você não consegue entrar sem o visto e passaporte, como:

  • Austrália;
  • Estados Unidos;
  • Canadá.

Faça o check-in do voo com antecedência

Um dos principais erros dos viajantes em sua primeira viagem internacional é fazer o check-in do voo em cima da hora!

Ao fazer o check-in, você está confirmando que realmente irá viajar, e o quanto antes você fizer melhor.

Sendo assim, o ideal é fazer o check-in 2 dias ou assim que estiver disponível. Informe-se no site da sua companhia aérea.

Etiquetar a bagagem despachada

Uma dica muito importante para você que vai fazer sua primeira viagem de avião, é garantir que sua bagagem esteja corretamente etiquetada.

Sendo assim, identifique a bagagem com seu nome, seu telefone e endereço, além de sinalizar a mala amarrando lenços curtos ou fitas, afinal, muitas malas são parecidas e podem ser facilmente trocadas.

Câmbio


Se você vai fazer uma viagem internacional, já tenha em mente qual moeda é utilizada no seu país de destino, confira as taxas de câmbio e faça a troca de moeda.

É claro que, se você tiver um cartão de crédito internacional, você poderá utilizá-lo em alguns momentos, mas nem todos os lugares aceitam cartão.

Dessa forma, se previna e tenha certa quantia em espécie para não ser pego de surpresa.

Seguro saúde internacional

Seja uma viagem de intercâmbio ou apenas para lazer, é essencial ter um seguro de saúde internacional. Além disso, em muitos países, o viajante não consegue entrar sem o comprovante desse seguro.

Para a maioria dos países, os estrangeiros não têm acesso ao sistema de saúde do destino. Nesse sentido, é importante ter uma cobertura internacional para emergências e evitar ser pego de surpresa.

Sua primeira viagem internacional com IE

Realizar a primeira viagem internacional é o principal objetivo de quem busca explorar novos lugares, conhecer diferentes culturas e, principalmente, ter muita história para contar!

Dessa forma, o intercâmbio é uma ótima alternativa para atingir esse objetivo. Durante o processo, você tem todo o suporte necessário do consultor de intercâmbio para que nenhum item do checklist passe despercebido.

Entre em contato com um de nossos consultores e confira todas as possibilidades!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio