Documentos para emissão de passaporte: confira o que é necessário

Documentos para emissão de passaporte: confira o que é necessário

Antes de tudo, se você está pensando em viajar para o exterior pela primeira vez, o primeiro passo é organizar os documentos para a emissão de passaporte.

Agora, neste artigo você vai descobrir que tipos de documentos para emissão de passaporte você precisa para conseguir realizar o seu sonho.

Além disso, os documentos para emissão de passaporte são bem simples. Portanto, nada de desespero!

De antemão, fique sabendo que agora ficou mais fácil ainda o processo para tirar passaporte. Sobretudo porque grande parte do trâmite, atualmente, é feito online. O documento é emitido pela Polícia Federal, e, não precisa de entrevista para a emissão.

Sendo assim, qualquer pessoa pode solicitar o documento e você só vai precisar comparecer ao posto da Polícia Federal na retirada de passaporte.

Então, se você vai estudar, trabalhar ou “turistar” no exterior, confira abaixo quais os documentos necessários para emissão do seu passaporte:

  • Documento de identidade 
  • Certidão de nascimento
  • Título de eleitor e documento de quitação com o serviço militar
  • CPF
  • Passaporte Anterior (se for segunda via)
  • Comprovante de pagamento da GRU

 

IMPORTANTE: se você é menor de 18 anos, é necessário levar uma autorização dos seus pais e você precisa estar presente quando for solicitar. No site da polícia federal é possível encontrar um modelo de autorização.

E caso o menor tenha até 3 anos de idade, é necessário levar uma foto 5×7 da criança, colorida e com fundo branco + a certidão de nascimento e CPF do responsável legal.

Documentos para emissão de passaporte

 

Documento de identidade

Em suma, pode ser o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior ou identidades expedidas por comandos militares e órgãos públicos. Por isso, atenção: o documento deve ter menos de 10 anos de expedição e estar em bom estado.

 

Certidão de nascimento

Este documento é obrigatório apenas para quem teve o nome alterado ou para crianças com menos de 12 anos que ainda não tenham identidade.

 

Título de Eleitor e quitação de serviço militar

A consulta da situação eleitoral ou do serviço militar é feita online no momento do atendimento, portanto, não é necessário apresentar o documento. Só se você tiver alguma divergência.

 

CPF

Se você for maior de idade, pode ser o seu. Se for menor, precisa ser do responsável legal.

 

Passaporte Anterior

Este documento é necessário apenas para quem quer tirar segunda via do passaporte. Então, é importante destacar que, caso você não tenha o passaporte anterior para tirar a segunda via, será cobrado o dobro da taxa.

 

Comprovante de pagamento

Após reunir todos os documentos acima, você precisa preencher o formulário de solicitação no site da Polícia Federal. Posteriormente, se for confirmado os dados, será gerado um protocolo e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU).

Atualmente, a taxa é de R$ 257,25 e pode ser paga em qualquer banco, lotéricas ou na internet mesmo. 

Depois de efetuar o pagamento, é só agendar o atendimento no site da Polícia Federal e aguardar a data. Você consegue agendar a data de atendimento depois que o boleto é compensado (de 1 a 3 dias). 

No dia agendado, compareça ao Posto da Polícia Federal com todos os documentos listados acima originais. Recomenda-se chegar na PF com 15 minutos de antecedência. 

Para retirar o passaporte, compareça ao posto da PF com um documento de identidade original. Lembrando que, a entrega é feita apenas ao titular do documento!

E se for menor de idade, não esqueça de ir acompanhado dos seus pais ou responsável legal. 

 

IMPORTANTE: retire antes de 90 dias para que não seja cancelado. 

Prontinho! Agora que você já sabe quais os documentos para emissão de passaporte, só resta agendar sua viagem com um dos especialistas da IE!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta