Viajar para o exterior: 5 dicas para quem vai viajar pela primeira vez

Viajar para o exterior: 5 dicas para quem vai viajar pela primeira vez

A primeira viagem internacional às vezes vem acompanhada de algumas inseguranças, que devem sim ser trabalhadas para que o aproveitamento da viagem seja ainda melhor. Por isso, decidimos hoje dar algumas dicas sobre viajar para o exterior para os ansiosos de plantão.

Depois de muito planejamento, tanto de tempo como financeiro, todo mundo quer aproveitar, certo? Logo, viajar para o exterior pela primeira vez pode ser frustrante ou a realização de um sonho, muito feliz. Por isso, continua aqui com a gente e anota essas dicas, vai.

Nesse sentido, antes de mais nada, viajar para o exterior é uma oportunidade incrível de conhecer novos lugares, imergir em outras culturas, experienciar diferentes gastronomias, fazer novas amizades e muito mais.

Do mesmo modo, dá até pra sentir um gostinho de como seria fazer um intercâmbio no exterior, não é? Tem isso e muito mais, porque envolve aprendizado contínuo, quem sabe uma experiência de trabalho internacional e possibilidades de estudo nas mais diversas áreas.

Assim, essas dicas podem servir para você que terá a primeira oportunidade de conhecer o exterior ou mesmo para quem vai embarcar no primeiro intercâmbio. Todavia, é claro que cada vivência é bastante única, mas alguns clichês são tão reais que é difícil não passar por eles.

Porém, antes de te contar que dicas são essas, talvez você tenha ficado curioso para descobrir quais programas e destinos mais procurados, a gente te conta:

  • Curso de Idiomas: Canadá; Estados Unidos; Reino Unido; Malta e África do Sul;
  • Estudo e Trabalho: Austrália; Irlanda e Nova Zelândia;
  • High School: Austrália; Nova Zelândia e Europa;
  • Férias Teen: Estados Unidos; Reino Unido e Canadá;
  • Universidade: Estados Unidos; Canadá; Reino Unido; Irlanda; Nova Zelândia e Austrália;
  • Au Pair: Estados Unidos;
  • Work Experience: Estados Unidos;
  • Trip Experience: Estados Unidos; Canadá; Austrália; Nova Zelândia; Europa e Ásia;

Viajar para o exterior pode ficar mais fácil com as nossas dicas, confere aí:

 

Pesquise sobre o seu destino

Antecipadamente, tente buscar depoimentos de quem já foi, tire dúvidas, peça recomendações e pesquise tudo que puder. Por exemplo, saia do Brasil com uma lista de possíveis passeios que mais lhe agradam, lugares para conhecer ou pratos para experimentar.

Logo, se atente ao fuso horário do seu destino, consequentemente evitará problemas com voos e visitas a lugares com hora marcada. Da mesma forma, também se faz necessário que você pesquise as variações de clima no período da viagem, para não passar sufoco.

 

Leve apenas o necessário

Essa dica funciona principalmente para quem adora aproveitar uma viagem como essa para fazer compras (acho que todo mundo né?). Ou seja, leve o necessário para que você possa retornar ao Brasil evitando gastar com excesso de bagagem ou tendo que pagar outro despacho..

Na mala de mão leve o básico. Logo, documentos, celular, carteira, entradas de pontos turísticos e coisas de valor que podem ir dentro do compartimento do avião com você. Se achar que facilita, anote no bloco de notas onde está cada coisa para ter fácil acesso.

 

Informe-se sobre transporte

Andar de ônibus, alugar carro, pegar metrô ou qualquer outro meio de transporte precisa ter a sua atenção prévia. Confira a localização onde vai permanecer e pesquise com antecedência onde você pode comprar bilhetes de transporte público caso seja preciso.

Sabe aquelas pessoas que você pediu dicas? Cheque com elas qual o transporte mais rápido, eficaz e que pode te trazer maior custo-benefício se tratando das suas atividades no país. Faça contas para todo o período de viagem e escolha o que melhor te satisfará.

 

Se planeje financeiramente

É ruim viajar e querer comprar algo, visitar algum lugar e não conseguir por falta de planejamento financeiro, né? Alguns valores podem ser fixos para algumas atividades no país, então faça um compilado dos principais lugares e reserve um dinheiro para eles.

Além disso, tenha também uma reserva de emergência. Ao mesmo tempo, alguns imprevistos podem acontecer durante a viagem e você precisar desembolsar um dinheiro que não estava preparado. Quem sabe fazer um gasto base por dia seja uma solução para ter maior controle das finanças também.

 

Aproveite ao máximo

Por último, mas não menos importante, não esqueça de aproveitar a sua viagem e tudo que ela possa te oferecer. Uma viagem para o exterior não é todo dia que se pode fazer, por isso divirta-se e tire proveito de todo lugar que puder. Nada como uma experiência dessa para construir boas e inesquecíveis memórias.

 

Em suma, poderíamos dar mais várias dicas sobre como se preparar para viajar para o exterior pela primeira vez, mas listamos as que consideramos mais importantes que podem de fato ajudar você durante esse processo, tornando-o ainda mais feliz.

Porém, não podemos deixar de te contar que a IE oferece também um programa de turismo, que é o Trip Experience, o qual pode ser feito aliado a um intercâmbio de estudo ou não. Para saber mais sobre esse ou outras modalidades, contate um de nossos consultores para que juntos possam encontrar a viagem ideal para você.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *