Intercâmbio cultural: o que é e como realizar um

Intercâmbio cultural: o que é e como realizar um

Você já ouviu falar do termo intercâmbio cultural? Sabe o que é e como realizar um? Se você respondeu não para pelo menos uma dessas perguntas, continue aqui conosco que vamos solucionar suas dúvidas e quem sabe te instruir nesse processo.

O intercâmbio cultural possibilita imersão em novas culturas, novos idiomas, novos lugares e, além disso, muita aprendizagem. Não é à toa que, normalmente, a busca por essa realização vem acompanhada desses propósitos de vida.

Nesse sentido, a IE busca ofertar modalidades democráticas e que atendam às suas necessidades. Por isso, estudar na Irlanda, trabalhar nos Estados Unidos, fazer uma faculdade na Inglaterra, aperfeiçoar um idioma e viver uma experiência de trabalho em Malta, estão dentre todas as possibilidades.

Pode parecer um assunto muito simples, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona fazer um intercâmbio no exterior. Porém, antes de mais nada, o intercâmbio cultural é nada mais nada menos que uma viagem para o exterior com o intuito de estudar e/ou trabalhar e de quebra experienciar uma cultura e um estilo de vida estrangeiro.

São visões de mundo completamente diferentes e realidades que instigam o conhecimento e o aprendizado. Além disso, a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e compartilhar vivências com elas, é inspiradora.

De fato, uma viagem como a de intercâmbio cultural agrega autonomia, novas responsabilidades e uma maturidade necessária não somente no mercado de trabalho, mas na vida. 

Sendo assim, ao planejar uma viagem como essa, é necessário que você tenha em mente muita clareza dos seus objetivos e das suas preferências. Do mesmo modo, saiba que investir na sua educação é ter sabedoria e coragem de acreditar em um futuro próspero. 

Antes de saber mais sobre as opções, confira alguns destinos disponíveis:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Austrália
  • Alemanha
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Emirados Árabes

 

Opções de intercâmbio cultural disponíveis para você:

 

Curso de Idiomas

O Curso de Idiomas é um programa voltado para quem deseja aprender ou aperfeiçoar um novo idioma no exterior. Seja inglês, espanhol, coreano, italiano, francês, entre tantas outras línguas. São diversos destinos e você pode optar por um intercâmbio de curto, médio ou longo prazo.

Isso vai depender de qual seu objetivo com a modalidade. Seja atingir o nível intermediário, avançado ou fluente. O Estados Unidos é o país que conta com mais opções de destinos para quem deseja fazer esse programa. Além disso, o Curso de Idiomas é o mais democrático de todos.

 

Estudar e Trabalhar

Já a modalidade de Estudo e Trabalho contempla os jovens que desejam, além de estudar, trabalhar no exterior. Óbvio que nesse último caso é necessário que o mesmo tenha um nível pelo menos intermediário de conhecimento da língua. 

Um dos benefícios desse programa é que você consegue recuperar parte do valor que foi investido no intercâmbio, já que o trabalho é remunerado. Porém, a IE não se responsabiliza por ofertar essa vaga de emprego, você viaja com um visto que te dá a permissão de trabalho e chegando lá vai atrás de uma oportunidade.

 

Férias Teen 

Se você tem entre 14 e 17 anos, essa modalidade pode te abraçar. Já pensou em viajar durante suas férias escolares para aprender inglês e ainda se divertir no tempo livre? São quatro modalidades dentro desse tipo de programa e você pode escolher a que mais se encaixa com seu perfil de aluno.

 

High School

O famoso ensino médio no exterior é o queridinho de muitos jovens estudantes. Se você tem entre 15 e 18 anos, pode cursar um semestre ou ano acadêmico. Também há algumas opções dentro desta modalidade que vão variar em alguns aspectos, possibilitando que você opte pela que melhor se adequa à você. Além disso, o High School é uma oportunidade de você aperfeiçoar as habilidades com o idioma, fazer novas amizades e imergir em uma cultura estrangeira.

 

Universidade

Seja uma Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Cursos de Extensão ou MBA, você pode escolher um destino dos seus sonhos e cursar uma Universidade fora. Porém, é necessário ter conhecimento avançado do idioma, para que você consiga acompanhar as aulas da forma mais proveitosa possível.

Destinos como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Reino Unido, Irlanda, Portugal e Nova Zelândia são apenas algumas opções das tantas que a IE oferece.

 

Work Experience

Outro programa de trabalho nos Estados Unidos, o Work Experience oferece essa oportunidade aos universitários. Ou seja, é necessário que o aluno esteja matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil, não podendo estar com a matrícula trancada.

Desse modo, o trabalho acontece durante as férias e são nas mais diversas áreas possíveis. Os participantes são responsáveis pelos gastos com acomodação e transporte, mas alguns empregadores podem auxiliar com alguns auxílios.

 

Au Pair

O programa de Au Pair é uma oportunidade para candidatas do sexo feminino, que tenham entre 18 e 26 anos, desejam morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos e viver uma experiência de babá junto à uma família amercana.

Dessa forma, você ainda consegue um tempo para focar nos estudos e gerar um atrativo ainda maior para o seu currículo, tanto no quesito acadêmico como profissional. Porém, atente-se aos requisitos necessários, essa modalidade oferta um ótimo custo benefício, mas tem muitas premissas.

 

Trip Experience

O famoso Mochilão é aquele programa para quem deseja fazer uma viagem independente, sem se preocupar com transporte, roteiro e acomodação. Você conhece diversos destinos e os principais pontos turísticos de cada um deles. Além disso, tem a chance de aperfeiçoar o inglês que, apesar de não ser um pré-requisito, é o mais falado na viagem.

Outra vantagem é que, caso você esteja fazendo outra modalidade de intercâmbio no exterior e queira finalizar com esse, você pode.

 

Acima de tudo, você pôde compreender, além do que é intercâmbio cultural, quais as opções disponíveis aqui na IE para você. São muitos destinos, muitas opções de cursos, de programas de trabalho e inclusive modalidades de férias para os mais jovens. Sendo assim, a chance de fazer intercâmbio envolve todas as idades e preferências. 

Enfim, caso tenha restado alguma dúvida, os nossos consultores especialistas em intercâmbio estão 100% disponíveis para saná-las. Por fim, quem sabe o próximo intercambista a realizar o sonho de aprender um idioma no exterior, por exemplo, não pode ser você?

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *