Escrito por: Marcelo Melo

Viagem pelo mundo – 5 dicas para viver a melhor experiência

Já parou pra pensar que existem inúmeras pessoas por aí com o desejo de fazer uma viagem pelo mundo? Conhecer …

Início » Blog IE Intercâmbio » Viagem pelo mundo – 5 dicas para viver a melhor experiência

Já parou pra pensar que existem inúmeras pessoas por aí com o desejo de fazer uma viagem pelo mundo? Conhecer novos destinos, novas culturas, novas pessoas, novas culinárias, novos hábitos e muito mais. Não é à toa que o intercâmbio é muito procurado não só pelo intuito de estudar e/ou trabalhar fora.

Mais do que uma viagem para aprender um idioma, é um aprendizado de vida. Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas com você que deseja fazer uma viagem pelo mundo e colecionar muitas histórias para contar.

Nesse sentido, já parou pra pensar em como uma cultura é diferente da outra? Como a sua vivência e estilo de vida são únicos e representam a forma como você lida com a vida? Pois bem, é com esse pensamento que se é preciso enxergar outros mundos.

A personalidade de cada lugarzinho é o que encanta e atrai milhares de pessoas. São as experiências que proporciona, o clima, a gastronomia, os tipos de passeios, as pessoas e particularidades que combinam com a sua. Fazer uma viagem pelo mundo é se abrir para o novo e extrair as melhores versões. 

Por isso, seja em uma viagem de intercâmbio ou turismo, para o exterior ou dentro do Brasil, é preciso coragem! Além disso, é necessário planejamento, seguido de preferências e objetivos com a viagem. 

Afinal, viajar pelo mundo não é algo que se faz todo dia, né?

Ah, lembrando que aqui na IE você tem a opção de realizar um Mochilão, de forma independente e, conhecer diversos destinos de uma vez só. Sendo assim, listamos para você alguns dos nossos destinos mais especiais para quem sabe você se inspirar e viajar pelo exterior, confere só:

  • Dublin
  • Nova York
  • Miami
  • Barcelona
  • Vancouver
  • Sydney
  • Cidade do Cabo
  • Paris


5 dicas para aproveitar sua viagem pelo mundo da melhor forma:

Viaje sozinho uma vez na vida

Viajar para o exterior sozinho pode assustar muitas pessoas, mas a gente recomenda! É como uma oportunidade para descobrir mais de si, desenvolver mais maturidade, autonomia e responsabilidade. É uma experiência que pode mudar sua forma de ver o mundo, de se comunicar.

Além disso, o contato com outro idioma, pessoas completamente diferentes, culturas diversificadas e estilos de vida próprios é uma possibilidade de crescimento e um exercício de autoconfiança. Por isso, tente, pelo menos uma vez na vida, viajar completamente sozinho e descubra do que você é capaz sozinho.

Pesquise e planeje

Não ache que sabe de tudo, ok? Viagem, seja ela para onde for, requer pesquisa e planejamento. Até a bagagem fica mais fácil de ser montada, porque você já sabe exatamente tudo o que precisa para aquela temporada no exterior.

Esse, inclusive, é o momento que você pensa também nos possíveis imprevistos. Afinal, nem tudo são flores às vezes e é preciso estar preparado para enfrentar qualquer adversidade. Ah, uma coisa importante, não confie em qualquer site por aí. Anote realmente o que for confiável. 

Se não tiver um, crie um roteiro

Se você não viajar com uma agência, que tenha um roteiro de passeios pré-estabelecido, faça o seu. É muito mais fácil planejar a viagem, saber o que vestir, para onde ir e em que momento fazer isso. Além disso, você não esquece de conhecer nenhum daqueles lugares que sempre foram seu sonho conhecer.

Isso te dá mais flexibilidade, tempo e independência. Você faz o que quiser na hora que quer, sem perder tempo e ainda desfruta de tudo aquilo que sempre sonhou. Óbvio que é super normal isso sair do controle, mas tente segui-lo o mais fielmente possível, tá?

Atente-se ao que for gratuito

Sabe aquela pesquisa que você fez antes de viajar? Então, nem sempre tudo você vai encontrar na internet, né? Por isso, é momento de descobrir o que de gratuito cada lugar oferece, desde eventos, passeios, atividades. Claro que tudo com muito cuidado, mas vale a tentativa.

Afinal, tem muito lugar por aí que recebe visitantes de graça e, além de poupar uma grana, você desfruta de uma experiência de muito valor. 

Se comunique com os nativos

A melhor forma de aprender e aperfeiçoar um idioma ou mesmo de conhecer de verdade um lugar, suas histórias, crenças e costumes, é falando com quem sabe. E, quem melhor que os nativos para isso né? 

Às vezes, quando você viaja para o exterior e se depara com um brasileiro, é normal existir apego. Afinal, há reconhecimento, troca e segurança. Porém, ninguém tem mais propriedade do que um nativo para falar sobre sua terra. Por isso, se comunique, pergunte e demonstre interesse em saber sempre mais, além de pedir umas diquinhas, né?

Por fim, esse é o seu momento! Hora de começar a planejar uma viagem pelo mundo sozinho, com a família ou mesmo com os amigos. Não perde tempo, se você for daquelas pessoas que sonham em fazer intercâmbio mas não sabe qual destino escolher, uma viagem como essa te dá o gostinho de quero mais do match perfeito.

Ou seja, é hora de conversar com um consultor IE, tirar todas as suas dúvidas e escolher a viagem ideal para o seu perfil, respeitando seus desejos e motivações. Quem sabe isso não é o que falta na sua vida, ein?

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário