Intercâmbio educacional: a importância de uma experiência no exterior

Intercâmbio educacional: a importância de uma experiência no exterior

Estudar no exterior, trabalhar em outro país e conquistar uma bagagem internacional é o desejo de muitos jovens e adultos. Fazer um intercâmbio educacional possibilita que o seu entendimento cultural, profissional e pessoal sejam expandidos.

Por isso, além de inúmeros outros motivos, anualmente, diversos países recebem brasileiros que desejam viver a experiência do intercâmbio educacional. Cada estudante busca uma vivência partindo de suas preferência e objetivos com essa viagem.

Nesse sentido, fazer um intercâmbio educacional é optar por vivenciar além de uma nova cultura, um estilo de vida no exterior, exercitando o idioma local e, dependendo, praticando suas habilidades e desenvolvendo novas em um emprego no exterior.

Não se preocupe se você acha que não tem idade para viver essa experiência, pois os programas de intercâmbio tendem a beneficiar pessoas de todas as idades. Por serem bastante democráticos, estabelecem seu foco em diferentes programações para sua viagem.

Motivo é o que não falta para você fazer intercâmbio para o exterior e, por isso, hoje nós vamos falar um pouco sobre a importância que viver uma experiência no exterior tem. Mas, antes disso, confira alguns destinos disponíveis:

  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Reino Unido
  • Malta
  • Irlanda

 

Descubra porque é importante viver a experiência de um intercâmbio educacional no exterior:

 

Desenvolvimento de habilidades

O aperfeiçoamento de um idioma com toda certeza é um dos principais objetivos dos brasileiros que optam por estudar e/ou trabalhar no exterior. Além do desenvolvimento da habilidade com o novo idioma, o aluno tem a possibilidade de se conectar com outras pessoas e adquirir novas experiências.

Ter o conhecimento de uma outra cultura e o convívio com costumes, hábitos e valores diferentes dá sentido a uma nova perspectiva de mundo e preferências.

Por isso, independente do foco do seu intercâmbio e do tipo de programa que você optar por fazer, é necessário que seu perfil esteja alinhado com todas as suas necessidades durante esse período morando fora.

 

Adquirir mais autonomia

Sem dúvida alguma, viajar sozinho já é uma experiência muito valiosa, mas morar por um período sozinho e distante de casa é ainda mais. Cheia de desafios, recompensas, altos e baixos e dúvidas, a oportunidade de viver esse processo é um fator de amadurecimento.

Às vezes, a comodidade de estar em casa pode gerar essa falta de autoridade, o que será preciso você construir diariamente, com tempo. Sem dúvida, o intercâmbio te possibilita o exercício da responsabilidade, do cuidado e, principalmente, da maturidade.

 

Oportunidade profissional

Diante de tantas mudanças com essa vivência, está a profissional. Mesmo que você não queira optar por um programa de estudo e trabalho ou apenas de trabalho, o intercâmbio de estudo já lhe trará benefícios na carreira.

Atualmente inúmeras empresas têm como requisito um segundo idioma, geralmente inglês ou espanhol, o que difere você e põe você em uma posição mais qualificada para uma vaga como essa. 

Além disso, optar por um trabalho temporário no exterior e acumular uma experiência desta no currículo, juntamente com a fluência no idioma, te fará se sentir mais preparado para algumas demandas do mercado de trabalho.

 

Em suma, esses são alguns dos tantos benefícios do intercâmbio educacional para a sua carreira e vida pessoal. Inúmeros tipos de programa de intercâmbio estão disponíveis para você viver o sonho de morar uma temporada no exterior e desfrutar do que essa experiência tem a oferecer. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *